Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosNatura: conheça a trajetória do fundador Antônio Luiz Seabra

Natura: conheça a trajetória do fundador Antônio Luiz Seabra

  • Written by:

A maior dos brasileiros já viu, comprou, usou ou pelo menos ouviu falar dos produtos da Natura, empresa de cosméticos que hoje em dia está no patamar de um das maiores do mundo. Com a compra da rede australiana Aesop e da tradicional marca Avon, a Natura alcançou em 2019 o posto de 4ª maior empresa do setor no mundo, com presença global. Todo esse sucesso se deve à visão empreendedora do fundador da Natura, Antônio Luiz da Cunha Seabra.

Hoje, aos 77 anos, Antônio Luiz Seabra ocupa o cargo de Co-Presidente do Conselho de Administração da Natura, acompanhando de perto os rumos da gigante brasileira no mercado de cosméticos, que ele fundou em 1969. Com uma fortuna estimada em US$ 1,3 bilhão, o empresário faz parte da lista de Bilionários 2019 da renomada revista Forbes. Saiba um pouco sobre a trajetória de sucesso desse empreendedor e empresário corajoso e visionário.

O início da trajetória

Luiz Antônio Seabra começou a trabalhar ainda adolescente como calculista de na gráfica em que seu pai trabalhava. Depois se tornou trainee do departamento de pessoal da Remington, aos 19 anos e, aos 21, já era superintendente. Luiz cursou Economia, mas foi trabalhando anos depois como gerente de em um laboratório de cosméticos que ele passou a se interessar pelo setor.

Criação da Natura

Aos 27 anos, em agosto de 1969, Luiz Antônio Seabra entrou em uma sociedade com Jean Pierre Berjeaut num laboratório de cosméticos para criar uma empresa com intenção de se tornar não só produtora, mas também varejista. Meses depois, a empresa recebeu o nome de Natura – graças a intenção de usar basicamente só ativos vegetais em seus produtos. As atividades da Natura começaram com uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, onde Seabra prestava consultoria de beleza aos consumidores.

Líder visionário

A ideia do empreendedor era criar novos produtos com uma cara artesanal e entender o que os clientes esperava dos produtos, conversando com as pessoas e criando um tipo de atendimento personalizado (que virou marca da empresa, que aposta em revendedoras). Na inauguração da loja, por exemplo, Luiz captava clientes nas ruas. E foi a partir do atendimento direto ao cliente que ele constatou o potencial transformador dos cosméticos, que é sinônimo para muita gente de autocuidado, satisfação pessoal e bem-estar.

O negócio deu tão certo que, com o passar dos anos, a Natura estabeleceu revendedores em todo o país. Com humanismo, criatividade e equilíbrio criou maior empresa cosmética do Brasil, com mais de sete mil e mais de um milhão e meio de consultores independentes só no Brasil, sendo que até o final do processo de incorporação da Avon, em 2020, esse número deverá aumentar muito. Afinal, a hoje holding Natura & Co passará a ser líder global em vendas diretas, com cerca de 6,3 milhões de consultores – e avaliada em R$ 40 bilhões .

Sustentabilidade

Com seu forte discurso de preservação ambiental e respeito à natureza, a Natura desde o seu início prioriza matérias-primas naturais e trabalho de cooperativas de comunidades da Amazônia, que extraem os recursos da natureza sem agredir as florestas. A postura de preservação e consciência ambiental, fez da Natura pioneira no mundo em diversas ocasiões, como no lançamento de refis para suas embalagens, eliminando a produção de novos recipientes e estimulando o uso consciente e sustentável.

A empresa também foi pioneira em optar por produtos de carbono neutro – reduzindo e compensando a emissão de gases causadores do efeito estufa. Em 2015, a Natura ganhou o prêmio Champions of the Earth, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), na categoria Visão Empreendedora, em reconhecimento aos seus esforços para destacar a sustentabilidade na condução dos negócios.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Yahoo Finanças 09.12.19

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros