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Natura lança seu programa de recuperação de embalagens em lojas no México

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Com o objetivo de contribuir para a redução do impacto ambiental gerado pelo manuseio inadequado de resíduos, a empresa brasileira de beleza, Natura, lançou no México seu programa “Logística reversa de embalagens pós-consumo”, com o qual convida os consumidores e toda sua rede de consultores para ingressar na economia circular, levando embalagens Natura vazias, limpas e secas para qualquer uma de suas lojas físicas

Quem participar da iniciativa receberá 25% de desconto em refis a cada 5 embalagens entregues.

De acordo com a empresa de cosméticos e beleza, o programa já está ativo nas lojas físicas localizadas no Paseo Interlomas, Premium Outlets Punta Norte e Plaza Satélite e, a partir de setembro, nas lojas do Shopping Santa Fé, Perisur e Galerias Queretaro.

“Com esta proposta queremos convidar as pessoas a fazerem parte do movimento, promovendo a circularidade das embalagens pós-consumo, em sintonia com o nosso compromisso de sermos um agente de mudança que agrega valor à sociedade e gera impactos positivos, alcançando um mundo com mais beleza e menos desperdício”, afirma Griscelda Ramos, Diretora de Sustentabilidade da Natura México, que acrescenta que a meta da empresa é recuperar meia tonelada de resíduos em uma primeira etapa.

Vale lembrar que em junho de 2020 o grupo Natura & Co, que reúne Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, apresentou seu plano “Compromisso com a vida”, para enfrentar os problemas globais mais urgentes. Entre os compromissos destacados no documento, destaca-se o de “abraçar a economia circular e a regeneração”, para alcançar maior circularidade nas embalagens, entre outros objetivos.

Um exemplo disso é o que acontece com os plásticos PET das linhas Natura Ekos e Tododia, que, segundo a empresa brasileira, são feitos a partir desse material proveniente de garrafas, estendendo a vida útil e contribuindo para a circularidade.

“O objetivo desse programa é promover a economia circular, incluindo embalagens, em uma logística reversa para evitar que acabem em um aterro sanitário, onde levam décadas para se degradar e causam danos irreversíveis ao meio ambiente. A partir dessa iniciativa, as embalagens serão recuperadas e convertidas em novos produtos”, diz a Natura.

Por sua vez, Carolina Gómez, Diretora de Varejo da Natura México, destaca que a implantação do programa nas lojas locais recém inauguradas permite que a Natura atenda ao pedido que os consumidores e consultoras já faziam. “Estamos confiantes no sucesso desse movimento para gerar uma mudança”, afirma.

Como parte do programa de “Logística Reversa”, a Natura já possui refis em diversas categorias, como produtos para cabelo e corpo, desodorantes, maquiagem, óleos, sabonete líquido, rosto e perfumaria, o que implica na redução de até 80% de material de embalagens, evitando anualmente mais de 3.000 toneladas de resíduos, bem como a emissão de 8.000 toneladas de gases de efeito estufa, segundo dados da empresa.

Somente em 2020 a Natura conseguiu recuperar 667 toneladas de resíduos. A meta total para 2021 é recuperar 841 toneladas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fashion Network 24.08.2021

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