O Boticário recolherá embalagens usadas de cosméticos em mais de 4 mil pontos de venda
Iniciativa marca os 46 anos da empresa, e será capitaneada por meio do programa de logística reversa BotiRecicla. Devoluções podem gerar descontos para compra de novos itens.
A rede de franquias O Boticário já decidiu como vai comemorar seus 46 anos de história: incentivando os consumidores a reciclarem as embalagens dos itens comprados nas lojas e de outros cosméticos. A iniciativa será liderada pelo BotiRecicla, programa de logística reversa idealizado há 17 anos, que está presente em mais de 4 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros. As revendedoras da venda direta também coletarão embalagens vazias de produtos de qualquer marca do segmento CFT (sigla em inglês para Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal).
A entrega de embalagens de cosméticos vazias (de qualquer marca) para o BotiRecicla gera desconto na loja: levando três ou mais, os clientes cadastrados no Clube Viva, programa de fidelidade da empresa, recebem R$ 15 reais de desconto nas compras acima de R$ 150 reais.
A empresa usa como mote para a iniciativa um estudo da Kantar divulgado em 2021, ‘Who Cares, Who Does?’ (“Quem se importa, quem faz?”, em tradução livre). De acordo com o levantamento, 55,8% dos latino-americanos não sabiam onde entregar itens para reciclagem, enquanto 56,6% tinham dúvidas sobre o que acontece com os materiais entregues.
“Temos o histórico de abordar temas latentes socialmente nos aniversários da marca, como no ano passado, quando falamos sobre o etarismo para celebração dos nossos 45 anos. Desta vez não seria diferente, queremos reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade, mostrando como o consumidor pode — e precisa — ser protagonista na cadeia de reciclagem. Acreditamos que juntos conseguimos construir um futuro mais propositivo para todos”, afirma Marcela De Masi, diretora-executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário.
Material reciclado dá vida a novas embalagens e até a lojas completas
Atualmente, mais de 200 produtos de O Boticário oferecem opção de refil. É possível encontrá-los em perfumaria, cuidados pessoais, cabelos, maquiagem, grooming e facial. Partindo de uma perspectiva macro, o Grupo Boticário diz já utilizar materiais reciclados em 77% das embalagens utilizadas.
“Como solução de ecodesign, no momento de desenvolvimento das embalagens buscamos a redução mássica para garantir menor impacto. Ou seja, utilizamos materiais de origem reciclável e incorporamos alternativas de maior reciclabilidade”, afirma Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário.
A empresa afirma que alguns materiais coletados pelo BotiRecicla já foram utilizados como insumo para construção de itens de escolas e lojas sustentáveis, bem como equipamentos escolares. Considerando toda a rede de franqueados e colaboradores do Grupo Boticário, há milhares de envolvidos no programa, além de transportadoras parceiras e 14 cooperativas homologadas.
A loja sustentável de O Boticário foi um projeto-piloto iniciado em 2020, e atualmente tem 37 unidades — cada uma leva cerca de um tonelada de plástico reciclável para ser construída.
Franquias engajadas
Fundado em 1977 pelo farmacêutico Miguel Krigsner, O Boticário começou como uma portinha, numa rua secundária de Curitiba (PR), e se tornou uma das maiores redes de franquias do país. Hoje são mais de 3,6 mil lojas instaladas em 1.650 cidades brasileiras, além de mais 14 países.
Em uma dessas lojas, comandada por um grupo de franquias de Colatina (ES), está um dos cases de engajamento da marca na ação de reciclagem. A estoquista Ariane Reis, que trabalha há sete anos na empresa, é conhecida na região por incentivar que os clientes reciclem suas embalagens — a mãe da profissional é vice-diretora em uma associação de reciclagem local.
“Ter a dimensão do impacto positivo que o descarte correto dessas embalagens pode ter, não apenas para o meio ambiente, mas para famílias que têm como renda a reciclagem, faz toda a diferença”, conta Reis.
Sustentabilidade é desafio da indústria
De acordo com Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário, repensar produtos, embalagens e matérias-primas é um desafio que a indústria da beleza vem enfrentando há algum tempo.
No Grupo Boticário, ele afirma que a mentalidade sustentável tem sido levada para as mais diversas áreas, como P&D, canais e vendas. “Essa é também uma forma de respeito ao consumidor, dando visibilidade aos nossos esforços sustentáveis em cada elo dessa cadeia”, diz.
Fonte: revistapegn.globo 27.03.2023