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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.InternacionalO custo real do resíduo da cadeia de fornecimento de beleza

O custo real do resíduo da cadeia de fornecimento de beleza

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Os debates em torno da logística da beleza sem desperdício estão em andamento. Enquanto algumas marcas alcançaram esse status, outras ainda estão trabalhando para atingir suas metas de desperdício zero ou encontrando maneiras diferentes de investir em sustentabilidade por meio de suas marcas.

De acordo com The Missing Billions: The Real Cost of Supply Chain Waste, um relatório da Avery Dennison, mais de 10% dos produtos de beleza e cuidados pessoais vão para o lixo. Desses 10%, 4% se devem a produtos danificados ou impróprios para venda e 6,2% por excesso de produção. Esse total representa 2,8% dos lucros anuais perdidos, estimados em US$ 4,8 bilhões no total. O estudo analisou 61 empresas globais de beleza e cuidados pessoais nos EUA, Reino Unido, França e China, incluindo fabricantes, atacadistas, empresas de distribuição e varejistas. Aqui estão as principais conclusões do relatório:

Áreas de Melhoria da Cadeia de Suprimentos

• A indústria de beleza teve a maior perda total de estoque em 6,2%, em comparação com outras indústrias como vestuário (3,9%), farmacêutica (3%), alimentícia (2,9%) e automotiva (1,1%).

• 93% das empresas de beleza entrevistadas disseram sentir pressão para se tornarem mais sustentáveis.

• 23% afirmaram que seu impacto total na sustentabilidade vem de suas atividades na cadeia de suprimentos, mas, apesar de estarem cientes desse problema, não estão investindo os recursos necessários para resolvê-lo.

• 3,6% dos orçamentos de tecnologia das marcas são especificamente dedicados à melhoria da sustentabilidade da cadeia de suprimentos.

• 18% das marcas de beleza lutam devido à falta de visibilidade dos parceiros comerciais.

• 52,5% rastreiam itens exclusivos em sua cadeia de suprimentos, enquanto 38% planejam fazer isso no futuro.

Avanços tecnológicos

• 33% acreditam que a identificação por radiofrequência (RFID) é a maneira mais estratégica de lidar com o desperdício da cadeia de suprimentos nos próximos 24 meses, em comparação com 23% que citam veículos autônomos de entrega e 16% citam robôs como soluções alternativas.

• Atualmente, a RFID é usada por 26% das empresas de beleza, devendo aumentar para 80% até 2025.

• 6,6% das empresas usam blockchain para ajudar no rastreamento da cadeia de suprimentos; espera-se que isso aumente 15 vezes para 98% nos próximos três anos.

• O uso de robôs nas cadeias de suprimentos deve aumentar de 3,35% para 93,5% até 2025.

• A adoção de veículos autônomos de entrega deve aumentar de 9,8% para 90% nos próximos três anos.

Eduardo Kawano, Gerente Sênior de Transformação Digital e Cadeia de Suprimentos do Grupo Boticário, que foi entrevistado como parte do relatório, comenta: “Um dos principais desafios para o setor é o vencimento do produto na prateleira, levando ao desperdício de estoque. Resolvemos isso adotando RFID e um modelo ‘primeiro a vencer, primeiro a sair’ que garante que os produtos com menor prazo de validade sejam posicionados na frente da loja e vendidos primeiro. Isso é crucial para nos ajudar a reduzir o desperdício e ajudar nossos objetivos de sustentabilidade.”

Francisco Melo, vice-presidente sênior e gerente geral da Avery Dennison, acrescenta: “A atual interrupção da cadeia de suprimentos está levando a uma crise de desperdício na indústria da beleza e em outros lugares. Ter visibilidade é fundamental para otimizar as cadeias de suprimentos para eficiência e sustentabilidade, bem como ajudando a construir confiança e transparência com os consumidores. As soluções de identificação digital desempenham um papel vital na estratégia de planejamento da cadeia de suprimentos, e é encorajador ver que as empresas estão comprometidas em impulsionar ainda mais essa mudança por meio do aumento do uso da tecnologia RFID nos próximos anos.”

O relatório também coletou dados de 7.500 compradores em todo o mundo para entender as mudanças nos gastos dos consumidores. Dada a atual turbulência econômica, a compra de produtos econômicos e confiáveis ​​tornou-se mais importante, mas o impacto econômico dessas compras ainda continua sendo um fator substancial.

Prioridades do consumidor

• 22% apontaram custo e qualidade como suas principais preocupações ao comprar um novo produto.

• Os consumidores britânicos são os mais preocupados com os custos, com 28% citando o preço como sua principal prioridade.

• Japão e França ficaram em segundo lugar, ambos com 25%.

• A China é um valor discrepante significativo, com apenas 6% dos entrevistados nomeando custos ​​como prioridade.

• 16% dos consumidores universais citam a sustentabilidade em seus três principais fatores de prioridade ao comprar.

• 12% priorizam o fornecimento ético de seus produtos.

• 43% disseram que a transparência da origem e jornada de um produto é importante para eles.

• 36% disseram que a transparência das marcas sobre os ingredientes as encoraja a fazer compras mais sustentáveis.

Com a indústria da beleza sendo a maior contribuinte para o desperdício de produtos, fica claro que mudanças precisam ser feitas tanto pelas marcas quanto pelos consumidores. Embora o dedo seja geralmente apontado para os resíduos de embalagens, o relatório mostra que há mais problemas, e as cadeias de suprimentos têm grande peso quando se trata de questões de sustentabilidade. Para os clientes, garantir a produção ética de suas compras, mesmo quando conscientes dos custos, incentivará mais marcas a se aprofundarem em seu processo de abastecimento e produção para manter as necessidades de seus consumidores atendidas.

Pode-se concluir que a melhor maneira de lidar com essas questões no futuro é ser mais transparente com os consumidores e investir mais tempo, dinheiro e esforço em tecnologias avançadas, como RFID, para maximizar os benefícios da sustentabilidade da cadeia de suprimentos. Há fortes evidências de que as marcas pretendem reprimir seus problemas de desperdício, usando diferentes métodos de rastreamento e entrega para combater os problemas atuais, o que acabará resultando em ser mais honesto com os consumidores sobre as jornadas do produto.

 

 

 

 

Fonte: Beauty Matter 22.11.2022

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