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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Inteligência de Mercado MintelO futuro do comportamento do consumidor na era da geração z

O futuro do comportamento do consumidor na era da geração z

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A Geração Z está revolucionando o cenário do consumidor. Sua marca está pronta para atender às expectativas em evolução?

À medida que a mais nova geração de adultos entra no mercado, torna-se cada vez mais importante para as marcas entender as necessidades e comportamentos exclusivos da Geração Z. Chegando com perspectivas, preferências e expectativas distintas das gerações anteriores, a Geração Z está redefinindo o cenário do consumidor com sua tecnologia -características inteligentes, pragmáticas e sócio-políticas.

Apesar de seu poder de compra limitado atualmente, agora é a hora de as marcas se envolverem e entenderem esse grupo demográfico crítico para garantir o sucesso de seus negócios no futuro. Descrevemos as principais tendências emergentes com esse grupo demográfico chave em viagens, beleza, alimentação e bebidas alcoólicas, para ajudar as marcas a se envolverem com esse grupo de consumidores que em breve será poderoso.

Quem é a Geração Z?

Nascido entre 1996 e 2010, a Geração Z é a primeira geração a nunca ter conhecido um mundo sem internet e smartphones, tornando-se verdadeiros nativos digitais. A partir de 2023, a Geração Z representa 15% da população do Reino Unido. Seja entrando na universidade, iniciando seu primeiro emprego ou comprando sua primeira casa, a metade mais velha desta geração está em transição para a idade adulta e, consequentemente, seu poder de compra e renda disponível estão prestes a aumentar.

Quais são as principais características do consumidor da Geração Z?

Para entender completamente a Geração Z, é vital considerar os eventos globais que moldaram sua visão de mundo. Já tendo passado por inúmeras crises econômicas, ascensão da internet, mudanças climáticas e a pandemia do COVID-19, a Geração Z chega ao cenário do consumidor com características e expectativas únicas das marcas.

1. Pragmatismo
As consequências da COVID-19 e o subseqüente aumento do custo de vida terão um impacto variado na Geração Z. Alguns estão parcialmente isolados dos impactos mais drásticos da alta inflação, pois ainda dependem de seus pais. No entanto, a crise econômica incutiu uma mentalidade de gastos pragmática e mais defensiva entre os consumidores da Geração Z, com 43% esperando cortar gastos não essenciais e 51% optando por priorizar suas finanças como resultado do aumento dos preços. Isso tem um efeito direto em suas decisões de compra.

2. Nômades digitais
Como a primeira geração a crescer em um mundo totalmente conectado online, as influências do mundo digital e da mídia social no estilo de vida e comportamentos da Geração Z não podem ser exageradas. Impressionantes 98% da Geração Z usam mídias sociais , e muitos recorrem ao TikTok para pesquisar produtos online antes de comprá-los. Além disso, esse grupo demográfico tem duas vezes mais chances de usar carteiras online e móveis do que o consumidor médio. Esses nômades digitais são capazes de tomar decisões mais rápidas e informadas sobre suas compras, gerando um nível mais alto de envolvimento com as marcas do que nunca.

3. Compromisso com a diversidade e a escolha
Tendo crescido cercada por mais diversidade, a Geração Z está desafiando as estruturas sociais tradicionais, com dois terços concordando que os papéis tradicionais de gênero estão ultrapassados. Eles estão comprometidos com a diversidade e inclusão, mesmo que isso não os afete diretamente. A Geração Z está abraçando ativamente diversas expressões de identidade e busca marcas que sejam inclusivas e diversificadas em sua representação e marketing.

4. Demanda por Mudança Ambiental..?
Apesar da suposição de que a Geração Z está mais envolvida em questões climáticas do que as gerações mais velhas, a pesquisa da Mintel descobriu que relativamente poucos veem isso como uma característica definidora. No entanto, a pesquisa da Mintel destacou que a Geração Z adotou seu próprio conjunto de comportamentos ecológicos mais modernos. A Geração Z também responsabiliza as marcas por melhorar suas credenciais ecológicas, com 34% concordando que as marcas devem ser boicotadas se não agirem em questões sociais e ambientais.

Viajantes financeiramente independentes

Mais da metade da Geração Z do Reino Unido está pagando por suas próprias férias. Ao assumir mais responsabilidade financeira por suas férias, eles também estão se tornando grandes tomadores de decisão sobre seus destinos e itinerários de férias. Isso representa uma oportunidade significativa para os operadores de viagens e férias fornecerem o que esse grupo de viajantes está procurando.

Embora a alta inflação não esteja necessariamente impedindo a Geração Z de sair de férias, está forçando-os a ter mais cuidado com o custo de suas viagens e 76% dos que planejam uma viagem dizem que o aumento do custo de vida está influenciando seus planos de férias , como como escolher acomodação de baixo custo.

Para atrair viajantes jovens, as operadoras devem oferecer opções de pagamento flexíveis. A Contiki respondeu a esta tendência e agora oferece um plano de pagamento que permite aos clientes pagar um depósito inicial de £ 60 e, em seguida, o saldo restante até 60 dias antes da partida. Para reduzir ainda mais o custo das viagens, as operadoras poderiam explorar a oferta de opções de BNPL, como Klarna ou Clearpay, com 23% da Geração Z já usando esses serviços. No entanto, é importante que os riscos associados a esses serviços sejam claramente explicados.

Tendências de beleza da Geração Z

Transparência e beleza sustentável

Os consumidores da Geração Z estão cada vez mais tomando decisões de compra com base em seus valores e crenças ideológicas. O relatório US Gen Z Beauty Consumer da Mintel descobriu que mais de um terço dos adultos da geração Z e 13% dos adolescentes da geração Z não usam marcas que agem de forma antiética , indicando que esta geração está optando por apoiar marcas que se alinham com seus valores éticos. Enquanto mais marcas alavancam sua posição eco-ética, há um risco de “lavagem verde”, algo com o qual a Geração Z está sintonizada com 58% concordando que não acreditam em marcas tradicionais que dizem que são sustentáveis. Para evitar tais acusações, as marcas devem evitar linguagem vaga e oferecer evidências de seus esforços sustentáveis.

Esse desejo de autenticidade e moralidade também pode ser visto em outras áreas. Os consumidores da Geração Z estão lutando contra padrões de beleza irrealistas, eles exigem uma representação mais realista e atingível das marcas e esperam cada vez mais que as marcas tirem o estigma das falhas. Além disso, a popularidade do aplicativo de mídia social BeReal é uma prova do desejo da Geração Z por conteúdo autêntico, pois permite que os usuários compartilhem fotos não filtradas em uma janela de dois minutos.

O poder das experiências virtuais para a geração nativa digital

Embora a Geração Z tenha maior probabilidade de comprar produtos BPC na loja do que por meio de canais online, a mídia social, em particular o TikTok, remodelou a maneira como a Geração Z pesquisa, compra e usa produtos em todo o mundo indústria de beleza e cuidados pessoais: 69% recorrem ao TikTok para aprender sobre beleza, e isso influencia suas decisões de compra.

Por exemplo, um único vídeo viral no TikTok levou a uma venda completa do rímel Lash Sensational Sky High da Maybelline durante a noite. As marcas podem aproveitar o aumento do tráfego no TikTok para compras de beleza, fazendo parceria com influenciadores de maquiagem e maquiadores na plataforma para compartilhar avaliações honestas, já que 54% dos adultos da Geração Z confiam em influenciadores de beleza e maquiadores online.

Para aumentar ainda mais o envolvimento com o público da Geração Z, as marcas devem considerar oferecer experiências virtuais de beleza. 48% dos adultos da Geração Z e 53% dos adolescentes da Geração Z estão pelo menos um pouco interessados ​​em interagir virtualmente com produtos de beleza . Existe um potencial de mercado significativo para as marcas criarem maneiras inovadoras e divertidas para os consumidores interagirem com seus produtos, como reformas virtuais ou permitir que os clientes experimentem virtualmente looks de maquiagem antes de comprá-los, ajudando a impulsionar as vendas e incentivar a fidelidade.

Como sua marca pode responder às demandas exclusivas do consumidor da Geração Z?

É imperativo que as marcas reconheçam a importância da Geração Z como um grupo demográfico crítico com o qual se engajar, especialmente à medida que seu poder de compra e renda disponível aumentam. No futuro, os consumidores da geração Z esperam cada vez mais que as marcas atuem com autenticidade, se comprometam com a diversidade, melhorem suas credenciais ecológicas e os encantem com conteúdo divertido e experiências digitais únicas.

 

 

 

 

Fonte: Mintel 13.06.2023

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