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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Tecnologia Verde & SustentabilidadeO que grandes marcas estão fazendo para se tornarem mais sustentáveis

O que grandes marcas estão fazendo para se tornarem mais sustentáveis

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Uma pesquisa de tendências de mercado de 2019 apontou que 54% da geração Z está disposta a desembolsar a partir de 10% a mais em produtos com atributos como cruelty free (não testados em animais), veganos, orgânicos e eco-friendly

Prova de que a sustentabilidade já está nos carrinhos virtuais dos e-commerces e nos nécessaires. Agora, as grandes labels de cosméticos de luxo correm – cada uma na sua velocidade – para se adequar.

A Dior Beauté reduziu o tamanho e o volume de suas embalagens. Os frascos da linha Capture Totale C.E.L.L. agora são feitos com vidro reciclável e os elementos podem ser separados (dá para desparafusar a válvula pump) para facilitar a reciclagem. Os produtos da linha ainda são livres de substâncias controversas como silicone volátil, óleos minerais e BHT. “Essas mudanças já nos ajudaram a economizar 50 toneladas de papelão.

A Dior está comprometida em limitar ao máximo possível a sua pegada de carbono”, disse Edouard Mauvais Jarvis, diretor de comunicação ambiental e científica da marca à Vogue francesa.

A Lancôme, do grupo L’ Oréal, tem, desde 2007, uma política de embalagem responsável, com meta de usar somente materiais de florestas com gestão sustentável e onde a biodiversidade seja protegida. “Recentemente, criamos o projeto L’Oréal para o Futuro, que destinará € 150 milhões para a regeneração de ecossistemas naturais danificados e esforços no combate às mudanças climáticas”, explica Maya Colombani – diretora de Sustentabilidade da L´Oréal Brasil.

A francesa Caudalie foi além: seus produtos não contêm ingredientes de origem animal, óleos minerais e agentes poluentes como o sulfato de sódio. A marca também faz parte, desde 2012, do movimento 1% For The Planet, revertendo 1% do seu faturamento mundial anual para associações de proteção ao meio ambiente.

A história mostra que mudanças significativas de paradigmas dificilmente vêm de grandes marcas. No mercado cosmético, se por um lado a maioria não está disposta a virar seus processos do avesso pelo bem imediato do planeta, algumas estão dando passos na direção de uma produção mais sustentável. E pequenos passos dados por gigantes podem significar muito.

Natureza selvagem

Você e a terra vivem em comunhão. Essa é uma das crenças máximas da antroposofia – ciência que estuda as relações entre o ser humano e o meio ambiente – e raiz da Weleda, marca suíça de cosméticos e medicamentos fundada em 1921 por Rudolf Steiner, criador da doutrina. E como transportar para 2020 uma filosofia de quase cem anos? É mais lógico que parece: “É da natureza que vem todos os insumos para os nossos produtos, por isso a preservação dela é um compromisso inerente à marca desde sua origem”, explica Maria Claudia Pontes, CEO da Weleda América Latina.

A Weleda tem oito jardins próprios e mais de 50 fornecedores certificados ao redor do mundo onde são plantadas as matérias-primas. “Totalmente sustentável, esse tipo de agricultura acredita na totalidade do meio ambiente e entende que cada ser tem sua função. Por isso, em um único cultivo, há várias espécies de plantas e animais. Livre de agrotóxicos, o adubo é natural, e as plantas se misturam e garantem a vitalidade que o ambiente precisa”, completa Maria Cláudia. O que a Weleda também construiu ao longo desse século de existência foi um portfólio digno de qualquer grande marca de beleza – de cremes redutores de sinais, passando por pós-barba, óleos corporais e uma linha de cuidados com o bebê – sem abrir mão dos três pilares de sustentabilidade de seu DNA: social, econômico e ambiental.

Grenn is the new black

Se você já se rendeu aos produtos veganos, orgânicos, cruelty free e totalmente cool da Simple Organic, sabe que, apesar de se tratar de uma marca jovem e nacional, ela não deixa nada a desejar às grandes. A label, que já contempla linha de maquiagem completa, skincare e produtos kids se prepara para lançar um lubrificante íntimo sustentável. “É natural que aqueles que se preocupam com uma alimentação mais ‘limpa’ queiram fazer o mesmo como que usam na pele”, diz a fundadora Patrícia Lima.

Em meio à pandemia, ela viu crescer sua base de clientes, o que deu ânimo extra para o plano de expansão internacional. “Ganhamos clientes preocupados com os rumos do planeta e que incluíram as compras online em seus hábitos. Agora, vamos entrar no mercado americano, onde já fomos premiados, e fortalecer nosso digital.”

 

 

 

 

 

Fonte: Vogue 08.08.2020

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