Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarPele preta: desafios e cuidados diferenciados

Pele preta: desafios e cuidados diferenciados

  • Written by:

Oleosidade, acne, mancha e envelhecimento precoce são alguns dos incômodos mais comuns às pessoas negras

Apesar de não haver diferença entre as estruturas dos tons de pele, a preta tem algumas características particulares e requer cuidados específicos. De acordo com a classificação de fototipos de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele preta é completamente pigmentada, contendo uma grande concentração de melanina. Por esse motivo, qualquer inflamação – como espinhas ou picadas de insetos – pode deixar marcas. Além disso, é um tipo de pele mais propenso à oleosidade e acne. Por isso a importância em desenvolver cosméticos próprios e tratamentos específicos.

Um estudo realizado pelo Google detectou que a busca por cosméticos para pele preta aumentou mais do que a média geral. No primeiro semestre de 2020, a procura por maquiagem e skincare para esse tipo de pele teve um crescimento de 60%. E quando o assunto é cuidados para a pele preta, os termos mais procurados são “tratar oleosidade” (20%), “limpar a pele” (19%), “tratar olheiras/sinais de idade” (18%), “manter a pele sem manchas” (15%) e “manter a pele hidratada” (12%).

Desafios

Apesar dos consumidores já terem acesso a algumas linhas de cosméticos para a pele preta, alguns fatores podem ser impeditivos na hora de escolher o produto ideal. Ainda de acordo com o estudo, estão entre os maiores desafios para os consumidores negros: o preço (38%), a falta de compreensão sobre os produtos (17%), não ter fácil acesso a dermatologistas (16%) e a ausência de representatividade de modelos com seu tom de pele nas propagandas do setor (12%).

Proteção solar

Ainda que seja naturalmente mais resistente por ter maior concentração de melanina, a pele preta também precisa de proteção contra a luz solar e a luz azul. Atualmente, já é possível encontrar no mercado filtros solares com propriedades que ajudam no combate à oleosidade, queimaduras, melasma e descamação. Esses protetores diferenciados costumam ter pigmento azulado, avermelhado ou rosado, que, ao contrário do tradicional líquido branco, não deixam as peles escuras acinzentadas.

Vitamina C

Esse é outro produto muito recomendado por especialistas para esse tipo de pele. Os cosméticos com vitamina C contêm antioxidantes que são excelentes aliados na prevenção e redução de manchas, além de evitar os sinais de envelhecimento precoce.

Maquiagens

A demanda por maquiagens que favoreçam as peles escuras é cada vez maior. Segundo a pesquisa do Google, a base para a pele preta é o item de maquiagem mais buscado e difícil de encontrar no tom ideal. Em seguida, vem a sombra, o corretivo, o lápis e o rímel.

Com a obrigatoriedade de máscaras faciais, houve um aumento exponencial na procura por itens que valorizam a região dos olhos. Delineador, lápis e rímel para a pele preta foram os mais buscados na pandemia em relação a 2019, com o primeiro chegando a 130% e os outros dois a 63%.

Além da formulação

A lista de cosméticos próprios para esse público tem crescido. Porém, não basta criar os produtos com a composição ideal para pessoas negras. É necessário que as empresas disponibilizem informações em relação aos itens ideais para cada necessidade e a correta utilização de seus produtos, além de ampliar a utilização de modelos negros para maior representatividade no mercado.

 

 

 

Fonte: Talk Science 07.04.2022

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Web Development Company