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Piauiense cria marca de cosméticos orgânicos

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Utilizando ingredientes 100% naturais, extraídos do cerrado e da caatinga, os produtos se destacam principalmente por serem sustentáveis e por dispensar testes em animais

Os benefícios que cada folha, fruta ou raiz que a natureza reserva são incontáveis e surpreendentes. Estes fatores, ligados às novas demandas do consumidor, estão fazendo o mercado de cosméticos naturais ganhar força no Brasil. Os produtos se destacam principalmente pelos valores éticos que abraçam porque são sustentáveis, dispensam os testes em animais e usam ingredientes que podem ser encontrados em um simples passeio pela mata.

Eles são planejados considerando todo um ciclo da cadeia, diferente dos cosméticos tradicionais que, por conterem substâncias sintéticas, poluem o meio ambiente após serem eliminados pela água durante o banho ou, até mesmo, espalhados pelo ar no momento da aplicação.

Formada em Arquitetura pela Universidade de Brasília (UnB), a piauiense Iasmim Dias, que reside em Brasília, se identificou com este nicho de mercado a partir de uma mudança de consciência a respeito do consumo sustentável. Assim, nasceu a Mooi. Uma marca de maquiagem multifuncional, com ingredientes 100% naturais, orgânicos e que se preocupa tanto com os animais quanto com o meio ambiente.

O nome é de origem holandesa, significa linda e combinou com o desejo de Iasmin de construir uma marca que enaltecesse a beleza das mulheres.

“A vontade de criar uma marca com visão sustentável veio a partir de uma mudança na minha própria consciência. Costumo sempre falar que consciência é um caminho sem volta e quando compreendemos sobre a importância das nossas escolhas, os seus impactos no planeta e, consequentemente, na vida das outras pessoas, a vida ganha um novo propósito. Se informar é a melhor maneira de mudarmos”, afirma a empreendedora.

Matéria-prima extraída do cerrado e da caatinga

Ingredientes como cera de carnaúba, esqualeno, aloe vera, manteiga de manga, óleos de argan, buriti, açaí, jojoba, pistache e pracaxi compõem a fórmula, mas a naturalidade da Mooi vai além dos componentes. A marca também aposta em um efeito natural na pele.

Os produtos não são testados em animais e também não contêm substâncias de origem animal, são livres de corante, fragrâncias sintéticas, derivados do petróleo e outros poluentes. A matéria-prima da marca é 100% natural, geralmente encontradas em locais com características próprias como do Piauí e também não contém nenhum ingrediente que tenha estudos e indícios que os relacionem com problemas de saúde e ecotoxidades.

“Entre as matérias primas que utilizamos tem o óleo de buriti, manteiga de cupuaçu, cera de carnaúba, esqualano extraído da cana-de-açúcar, manteiga de manga, farinha de linhaça, óleo de girassol, óleo de argan, óleo de semente de uva e muitos outros. A maior parte é extraída do cerrado e da caatinga”, acrescenta Iasmim Dias.

Inicialmente, estão sendo apresentados três produtos no formato de stick (bastão). Três tonalidades de iluminadores, dois tons de bronzers e quatro cores do multi-stick – que pode ser utilizado como batom, blush e sombra. Práticos, todos os itens podem ser aplicados tanto com o pincel ou com os dedos. (W.B.)

Selo certifica que marca não realiza testes em animais

Com um desejo de empreender, Iasmim conheceu o conceito de clean beauty (beleza limpa), ela decidiu então apostar em maquiagens multifuncionais, com ação de skincare (cuidados com a pele), feitos com ingredientes naturais, veganos, sem componentes tóxicos e que se preocupassem com os animais e o meio ambiente. A Mooi chega ao mercado ostentando o selo PETA Vegan e cruelty-free e o Eu Reciclo.

“O conceito da Mooi se deu no início de 2019 e o lançamento aconteceu no dia 20 de março, junto com a quarentena. Tem sido um super desafio. Os produtos são fabricados em parceira com um laboratório italiano com sede no Brasil especializado em maquiagens naturais. Possuímos o selo do PETA (People for the Ethical Treatment of Animal)  “vegan approved vegan” e “Cruelty Free”, que é uma das organizações ambientais internacionais mais respeitadas do mundo”, destacou a fundadora da marca.

O selo garante aos consumidores que a marca não realiza testes e não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. Por se tratarem de ingredientes naturais são feitos testes em derme humana. As embalagens da Mooi são outro ponto importante do conceito da marca, além do design minimalista, elas são feitas de alumínio e a escolha não foi ao acaso: esse é o material mais reciclável no Brasil.

“Além da nossa preocupação com os animais, nos preocupamos também com o meio ambiente e temos o selo “Eu Reciclo” que é um selo de compensação ambiental onde pagamos uma quantia para as recicladoras retirarem  2,3 toneladas de embalagens do meio ambiente por ano, que é um número muito superior à quantidade de material que utilizamos em toda a nossa logística”, enfatiza. (W.B.)

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: meionorte 20.06.2020

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