As pequenas e médias empresas (PMEs) do comércio eletrônico alcançaram um faturamento de R$ 257,5 milhões com a venda de produtos do setor de Saúde & Beleza em 2024, registrando um crescimento de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados foram divulgados pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce, e específicos ao período de janeiro a agosto.
“Produtos de beleza e bem-estar estão entre os mais procurados nas compras online. Apresentamos um aumento expressivo no consumo de itens de cuidado pessoal pela internet, o que impacta diretamente o faturamento dos varejistas, incluindo os pequenos e médios negócios”, comenta Luiz Natal, gerente de desenvolvimento da plataforma da Nuvemshop. Ele acrescenta que os empreendedores que investem em estratégias online e utilizam múltiplos canais para divulgar suas marcas têm grande potencial de expansão no segundo semestre de 2024.
O levantamento também revelou um total de mais de um milhão de pedidos realizados no segmento, um crescimento de 36% em comparação a 2023, com um ticket médio de R$ 224,30. Mais de três milhões de itens foram vendidos no período, destacando-se entre os produtos mais comercializados perfumes, cosméticos e maquiagens.
Compras pelo celular dominam o e-commerce
A pesquisa também mostrou que 80% dos pedidos no comércio eletrônico foram realizados via dispositivos móveis. Além disso, 21% das vendas nas lojas virtuais tiveram origem nas redes sociais, sendo que 83% desses pedidos vieram do Instagram. No ranking dos estados com maiores faturamentos em Saúde & Beleza, São Paulo aparece em primeiro lugar, com R$ 152 milhões, seguido por Goiás (R$ 40 milhões) e Paraná (R$ 20 milhões).