Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarPor que alguns cosméticos parecem perder efeito depois de um tempo de uso?

Por que alguns cosméticos parecem perder efeito depois de um tempo de uso?

  • Written by:

É muito provável que você já tenha encontrado um creme que, depois de algum tempo de uso, tenha parado de fazer o efeito inicial.

Mais comuns em produtos que tenham um efeito potente, para além da hidratação, essa situação pode ser chamada de “efeito platô cosmético”, já que faz com que os resultados do corpo “estacionem”, mesmo que ele esteja recebendo estímulos.

Geralmente, os produtos mais potentes para o skincare têm três estágios de funcionamento.  “A fase inicial é de adaptação da pele, que pode durar algumas semanas. A segunda etapa é de efeito terapêutico, que pode durar semanas ou meses. A terceira fase é de tolerância, quando o ativo pode parar de trazer benefícios com uso contínuo”, diz Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética

A explicação para essa situação é científica. “A taquifilaxia é um termo farmacológico usado para  indicar quando a pele atinge sua tolerância com um produto e você precisa cada vez mais de um determinado ingrediente ativo para obter os mesmos resultados”, explica Roberta. E isso não quer dizer que a ação do cosmético é ineficaz, mas que a pele está se adaptando ao produto. “Passamos meses construindo nossa tolerância ao retinol e, uma vez que a vermelhidão se acalma e a descamação diminui, comemoramos por ter uma nova pele tolerante a retinóides, mas ficamos desapontados quando não conseguimos aumentar a porcentagem. Isso não é um sinal de que o retinol é ineficiente, mas sim de que a pele se fortaleceu e agora está trabalhando com mais eficiência”, informa.

Ou seja, embora os produtos melhorem a pele, esse efeito é atingido em um nível natural. O papel deles passa a ser o de manutenção para que o tratamento continue a ser eficaz. “Sua pele não vai agradecer por cortar e mudar o tempo todo, ela gosta de consistência e rotina. Mas os efeitos mais poderosos devem vir junto com os tratamentos médicos”, analisa Roberta.

Mas não é necessário mudar os produtos de cuidado com a pele a cada mês. Embora a fidelidade ao produto possa estar diminuindo, coisas boas acontecem para aqueles que esperam. “Em média, um ciclo cutâneo dura de cinco a seis semanas. Qualquer coisa antes disso significa que as novas células ainda não tiveram a chance de amadurecer, subir à superfície e cair. Portanto, sempre sugiro esperar pelo menos seis semanas antes de trocar os produtos – até que um ciclo de pele seja concluído, você não verá os efeitos”, finaliza a médica.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Marie Claire 05.08.2021

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company