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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisPotência máxima: conceito booster cresce nos rótulos e nos laboratórios

Potência máxima: conceito booster cresce nos rótulos e nos laboratórios

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Fabricantes e fornecedores buscam obsessivamente ingredientes e tecnologias para potencializar fórmulas cosméticas

Por Estela Mendonça 

Traduzindo literalmente do inglês, booster significa intensificador. No universo dos cosméticos, o termo vem até nomeando produtos para indicar que suas formulações, geralmente concentradas e multifuncionais, contam com ingredientes para potencializar sua eficácia na pele e nos cabelos.

Já nas bancadas dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de cosméticos para a pele, os pesquisadores testam muitos ingredientes que podem atribuir o efeito booster de hidratação, nutrição, FPS, aumento de proteção na barreira cutânea, estímulo à produção de colágeno, ação antioxidante, preservação microbiana, sensorialidade, antienvelhecimento e também para combater problemas como sensibilidade e acne.

Nos cuidados com os cabelos, os boosters são propostos para promover hidratação intensa, fortalecimento dos fios e a reconstrução capilar, além de melhorar o condicionamento, a penteabilidade, o aspecto saudável e o brilho. Também visam facilitar a modelagem dos fios e torná-la duradoura.

Melhorador de difusão

“Para atender à demanda por cosméticos de alta eficácia, é crucial o uso de boosters nas formulações”, afirma Luciana Ferra, gerente técnica Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé, fabricante francesa de matérias-primas cosméticas e farmacêuticas, que possui em seu portfólio o Transcutol® CG, poderoso solubilizante e booster de eficácia que tem sido usado nas indústrias cosmética e farmacêutica há décadas.

Luciana Ferra, gerente técnica Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé

Luciana explica que Transcutol® CG apresenta ótimo perfil de segurança e versatilidade de utilização. Isso porque suas características lipofílicas e hidrofílicas permitem a solubilização de ativos de distintas polaridades. Além disso, é apresentado na forma líquida, apresenta odor neutro, não possui coloração e tem altíssima pureza (> 99,5%). “Sua ação booster advém de sua dupla ação: potente solubilizante (efeito push) e melhorador de difusão, devido à afinidade com os lipídios da camada córnea e proteínas capilares (efeito pull)”.

A recomendação de uso do Transcutol® CG é de 2% a 30% em uma ampla gama de aplicações, que abrange formulações de skincare, produtos de higiene pessoal, autobronzeadores e hair care, especialmente tinturas. É aprovado mundialmente e prontamente biodegradável.

“Nos testes realizados em autobronzeadores, ao utilizar Transcutol® CG, em uma formulação com 5% de DHA, obtivemos um bronzeamento mais rápido, mais intenso e duradouro”, garante Luciana. Para obter mais informações, consulte o site da Gattefossé.

Benefício extra

“Em produtos de cuidados pessoais, um booster pode ser um ingrediente ativo ou inativo, concentrado e que aborda preocupações específicas da pele. Essas preocupações podem variar da desidratação ao tom da pele irregular, rugas e vermelhidão”, observa Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem, que destaca que os silicones oferecem vários benefícios e são comprovadamente eficazes mesmo quando utilizados em baixas concentrações. “Os boosters em formulações permitem um tratamento direcionado e que podem ser combinados dentro de uma fórmula existente para um benefício extra de hidratação, suavidade ou algum tratamento específico”, explica.

Luziano Fróes, suporte técnico em Home e Personal Care Latam da Elkem

Como indicação de silicones que podem ser considerados reforços, Fróes cita o MIRASIL™ ADMH-E 125 da Elkem, que fornece excelente condicionamento capilar e características sensoriais tipicamente vistas nas classes dos silicones aminofuncionais, além do benefício antioxidante adicional, devido ao impedimento estérico ao grupamento amínico contra o ataque oxidativo presente nessa molécula, que irá melhorar a saúde da pele no couro cabeludo.

Fróes acrescenta que ingredientes como o MIRASIL™ ADMH-E 125 desempenham um papel significativo na melhoria das rotinas de cuidados com o cabelo devido às suas propriedades únicas para melhorar o condicionamento e textura da fibra capilar, com desempenho aprimorado e versátil.

De acordo com o especialista da Elkem, os silicones em geral são ingredientes boosters, que contribuem para a melhoria do perfil sensorial de formulações em todas as categorias de cuidados pessoais: melhora da espalhabilidade e fixação nas maquiagens; controle do frizz e promoção de brilho dos cabelos nos produtos capilares, e efeito blur, toque seco e suavidade para os cosméticos para o cuidado da pele. “Além disso, também desempenham funcionalidade como, por exemplo, melhorar a estabilidade em alguns casos”, ressalta.

Preservação multifuncional

Alessandra Antonio, gerente de marketing de microbial protection LATAM da Ashland

No que se refere à preservação microbiana, na avaliação de Alessandra Antonio, gerente de marketing de microbial protection LATAM da Ashland, o conceito de booster não é novo, mas está evoluindo: “Inicialmente, o booster tinha o único objetivo de potencializar a ação dos preservantes. Recentemente, entretanto, a multifuncionalidade e a crescente preocupação dos consumidores em relação à segurança e suavidade para pele, ampliaram a abordagem e a visão que se tem de tais ingredientes”.

Alessandra explica que a Ashland tem se aprofundado nessa nova visão para seus lançamentos de antimicrobianos, que são comprovadamente boosters multifuncionais para as formulações, além do entendimento dos benefícios para pele, como o phyteqTM raspberry i multifunctional (Raspberry Ketone), que é um antimicrobiano de amplo espectro que agrega excelentes propriedades para a pele. “Sua ação potencializadora sobre preservantes, mesmo quando usado em baixas dosagens, demonstrou reduzir consideravelmente, por exemplo, o uso de fenoxietanol, conferindo robusta ação fungicida à combinação”.

Também se verificou, segundo a executiva da Ashland, a possibilidade do uso de  phyteqTM raspberry i multifunctional_ como antimicrobiano único em alguns perfis de formulação. “Ao explorarmos as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e de inibição enzimática, vimos benefícios de proteção da barreira lipídica da pele, de prevenção do envelhecimento prematuro por inibição da colagenase e da elastase e de prevenção da formação de radicais livres (espécies reativas de oxigênio), além de ter sido testado em peles sensíveis confirmando sua suavidade”, diz, ressaltando que sua compatibilidade com vários ingredientes cosméticos permite seu uso em fórmulas de diversos claims, incluindo o conceito “envelhecer bem”.

Segurança com sustentabilidade

Para Raquel Silva, gerente de negócios Personal Care da Dinaco, com a crescente conscientização dos consumidores sobre os ingredientes utilizados nos produtos de cuidados pessoais, os formuladores enfrentam a necessidade de desenvolver produtos que não apenas ofereçam eficácia, mas também estejam alinhados com as tendências de sustentabilidade e segurança.

Raquel Silva, gerente de negócios Personal Care da Dinaco

Desenvolvido pela Arxada e distribuído pela Dinaco, Geogard® Boost PGC (Propileno Glicol Caprilato) é um ingrediente versátil e eco-friendly que, segundo Raquel, potencializa o desempenho antimicrobiano de uma ampla gama de ingredientes de preservação, além de conferir benefícios extras tanto para o formulador quanto para o consumidor.

A executiva da Dinaco explica que o Geogard® Boost PGC se destaca por sua multifuncionalidade: favorece a suavidade para todos os tipos de pele, aumenta a hidratação, melhora a sensação geral da pele e ainda promove um equilíbrio saudável do microbioma cutâneo. Adicionalmente, pode auxiliar na estabilidade de certos tipos de emulsões, atuando como um coemulsionante.

“Em um cenário no qual a inovação e a responsabilidade ambiental caminham juntas, Geogard® Boost PGC se destaca como um aliado essencial na jornada rumo a um futuro mais verde e mais seguro para todos”, completa Raquel.

Marcas embarcam

Em produtos finais, são muitos os exemplos da aplicação do conceito booster. A linha hidratante Hydro Boost Neutrogena, lançada em 2020, que potencializa a hidratação da pele, com textura ultraleve, não apenas virou sucesso de vendas, como também motivou o novo posicionamento da marca.

Sabrina Tichauer, diretora de Skin Health da Kenvue, empresa responsável pela Neutrogena

O conceito “Potencializa a vitalidade da sua pele”, lançado globalmente pela tem como missão democratizar o acesso ao conhecimento sobre cuidados e melhorar os sinais vitais para todos os tipos de pele.

De acordo com Sabrina Tichauer, diretora de Skin Health da Kenvue, empresa responsável pela Neutrogena, além de potencializar o cuidado com a barreira cutânea, responsável por proteger a pele, até a estimulação da regeneração celular, Neutrogena tem o compromisso de oferecer produtos e experiências que garantam a saúde e o bem-estar da pele.

“Entendemos que a saúde da pele é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Com este novo posicionamento, reafirmamos nosso compromisso de fornecer soluções cientificamente comprovadas, apoiadas por dermatologistas, para proteger e promover a vitalidade da pele de todos os nossos consumidores”, destaca Sabrina.

Tecnologia biomodeladora

Amanda Banhara, diretora de marketing da OficialFarma

A Oficialfarma Derma, novo nome da Árago Dermocosméticos, em sua linha  HyaluOficial, lançou o Stick de Ácido Hialurônico, que conta com a tecnologia Aqua Refresh e Niacinamida, sinergia que promove 12 vezes ação  biomoduladora das tramas de sustentação, estimulando a síntese de colágeno e a regeneração cutânea.

O bastão, também combate os efeitos da luz azul.

“A linha HyaluOficial é o resultado de pesquisas abrangentes, alinhadas a tendências e tecnologias avançadas que oferecem resultados visíveis através de produtos que foram desenvolvidos especialmente para a saúde e beleza da pele brasileira”, explica Amanda Banhara, diretora de marketing da OficialFarma.

Séruns potencializadores

A Dermage também apostou no conceito com o lançamento da Linha Booster, com três versões de séruns potencializadores de resultados: Booster Lift, formulado em Pullulan 5%, ativo de origem natural com função tensora, que auxilia na redução instantânea de rugas e linhas de expressão, redefinição dos poros e maciez da pele, deixando-a mais jovem e firme; Booster Pic, antioxidante ultra concentrado com Picnogenol 5%, ativo natural para promover hidratação e elasticidade, além de contribuir para a manutenção de colágeno e ácido hialurônico, principais responsáveis pelo rejuvenescimento e luminosidade da pele, e Booster Nia, que traz na fórmula Niacinamida 10% e Zinco 1%, ativos que juntos são capazes de reforçar a função barreira da pele atuando no controle da oleosidade e redução de poros dilatados, com efeito calmante e uniformizador da tonalidade e textura da pele.

Pele iluminada

Tecnologia que permite 24 horas de liberação contínua de vitamina C pura nas camadas mais profundas da pele, proporcionando uma pele mais iluminada e uniforme desde a 1ª aplicação, é a promessa da linha Vitamin Activ Cg, da Avène, marca de dermocosméticos dos Laboratórios Pierre Fabre.

A apresentação em sérum é composta por um complexo antioxidante com Vitamina Cg, Niacinamida e Bakuchiol. Já a apresentação em creme possui a Vitamina Cg e Niacinamida ultraconcentrada, formando uma dupla de produtos poderosos com ação antioxidante, iluminadora, uniformizante e antirrugas.

De acordo com a marca, Vitamin Activ Cg tem eficácia equivalente a 20% de vitamina C, e é respaldado por estudos clínicos que comprovam uma pele mais iluminada e uniforme desde a primeira aplicação, além de 88% de redução de rugas e linhas finas e de 90% de mais firmeza e elasticidade.

Força original

Edine Ahbich, diretor científico global de Kérastase

A marca de cuidados capilares de luxo Kérastase acabou de lançar a linha Première.  Com dupla ação de reparação, descalcifica e repara os cabelos, devolvendo 99% da sua força original, além de proporcionar 73% mais brilho, 95% menos quebra, 92% menos pontas duplas e 72h de efeito antifrizz.

“Encontramos a combinação perfeita entre ácido cítrico  para remover o cálcio  e glicina para reparar o dano, que dão a Première todo o seu poder. O ácido cítrico, com concentração de 3%, tem uma forma molecular com três ramificações capazes de se ligar ao cálcio, prendê-lo e eliminá-lo. Enquanto a glicina, em uma concentração de 5%, é pequena o suficiente para penetrar nas mais profundas camadas da fibra para recriar a força do cabelo. Et voilà! O cabelo retorna à sua força original” explica Edine Ahbich, diretor científico global de Kérastase.

Kérastase Première conta com seis produtos para o protocolo em casa, incluindo o Tratamento Concentré Décalcificant Ultra-Réparateur, com a maior concentração de ácidos da coleção e ultra imersão de ativos, podendo ser utilizado em sobreposição ao Bain Décalcificant Réparateur, para resultados ainda mais potentes.

Além disso, Foudant Fluidité Réparateur, Masque Filler Réparateur e os finalizadores Sérum Filler Fondamental e Huile Gloss Réparatrice.

Nutrição e reconstrução

Ariela Bonemer, diretora da categoria de cabelos do Grupo Boticário

“Foram quatro anos de pesquisa para apresentar ao consumidor final uma gama de produtos que atendem às necessidades de curvaturas de 2A a 4C”, afirma Ariela Bonemer, diretora da categoria de cabelos do Grupo Boticário, que lançou a linha Match Ciência das Curvas, para cabelos ondulados, cacheados e crespos.

As fórmulas, que entregam eficiência e resultados comprovados cientificamente, possuem um complexo de óleos exclusivo de baobá, moringa, nigela, tamanu, opuntia e coco, além de um blend hidratante molecular com babosa (Aloe vera), ácido hialurônico e karité.

Entre os destaques do lançamento, estão o  Booster Nutrição,  que nutre todas as camadas da fibra garantindo 50% mais brilho, e o Booster Reconstrução, que possui ação antiquebra deixando os fios 2 vezes mais resistentes e reconstruindo todas as camadas do fio.

Brasil é Top 4 em mercados testes mais promissores

A sensação de que o Brasil é terra fértil para inovar em cosméticos, na verdade, é constatação. O Passport Innovation da Euromonitor International, que monitora lançamentos de novos produtos online nas 50 categorias FMCG mais dinâmicas, revela que 59% dos lançamentos globais ocorrem no segmento de saúde e beleza. Além disso, coloca Brasil em quarto lugar no ranking de mercados testes mais promissores, atrás somente dos Estados Unidos, Índia e Alemanha.

No artigo Winners of innovation: key markets, categories and retailers for NPD, publicado no mês passado no site da empresa global de pesquisas, as analistas Egle Tekutyte e Frida Polyakavaliam explicam que os mercados promissores para lançamentos e testes de novos produtos são aqueles com uma população considerável e uma classe média sólida, indicando a capacidade e a vontade de gastar dos consumidores, um ambiente de varejo receptivo e uma cultura para experimentar novas alternativas.

Quanto à liderança dos lançamentos em saúde e beleza, elas destacam que vários fatores, incluindo a crescente consciencialização dos consumidores em relação à saúde e bem-estar e o aumento da procura por produtos naturais. “A densidade da concorrência também serve como catalisador para a inovação, uma vez que as empresas são mais incentivadas a inovar numa tentativa de conquistar quota e manter-se à frente da curva”, analisam.

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