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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisProteção solar se apossa dos claims de skin care

Proteção solar se apossa dos claims de skin care

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Lançamentos incorporam ativos sofisticados para o cuidado da pele

Por Estela Mendonça

Já faz alguns anos que a proteção contra os raios UV deixou de ser benefício único dos protetores solares, mas os recentes lançamentos mostram que eles estão evoluindo para assumir o protagonismo na rotina de skin care. O oposto também acontece com a incorporação de filtros com alto FPS em cremes, loções e itens de maquiagem, como base, pó e até sombras.

O mercado global de proteção solar atingiu vendas de US$ 11,7 bilhões em 2019, uma elevação de 21% em relação a 2014, segundo a Euromonitor International, que prevê um crescimento nem tão expressivo para os próximos cinco anos. Até 2024, esses produtos terão elevação de 6,5% na receita, o que corresponderá a cerca de US$ 12,5 bilhões.

Os Estados Unidos lideram o ranking do mercado global de proteção solar, com US$ 2,8 bilhões em vendas. O Brasil, que ocupava o segundo lugar até 2017, foi superado pela China no ano seguinte, aponta a Euromonitor. Como o mercado é calculado em dólar, com a desvalorização do real, o distanciamento do Brasil em relação aos líderes vem se ampliando.

Se depender dos resultados de uma nova pesquisa da Academia Americana de Dermatologia (AAD) divulgada em junho, o consumo de protetores solares nos Estados Unidos crescerá acima da média dos últimos anos. Por lá, 74% dos pais hoje dizem que se preocupam mais com a proteção do sol do que seus pais, e 90% dos pais acreditam que é importante ensinar hábitos saudáveis ​​a seus filhos agora que eles os manterão quando forem adultos.

“É uma ótima notícia que hoje mais pais estão cientes dos riscos associados à exposição ao sol e reconhecem a importância de proteger seus filhos do sol”, disse o dermatologista Ali Hendi, médico professor de dermatologia no Centro Médico da Universidade de Georgetown, em Washington, e membro da AAD.

Embora a maioria dos pais priorize proteção solar para seus filhos, de acordo com a pesquisa, 40% dos entrevistados relataram que aplicaram protetor solar em seus filhos, mas não em si mesmos. “É necessária apenas uma queimadura solar durante a infância ou adolescência para quase dobrar o risco de uma pessoa desenvolver melanoma, a forma mais mortal de câncer de pele, mais tarde na vida”, alertou o dermatologista. Segundo a AAD, Segundo a entidade, cerca de 20 americanos morrem de melanoma todos os dias.

No Brasil, o melanoma representa apenas 1% dos casos de câncer de pele, mas é a causa da maioria das mortes pela doença.  O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, entre 2020 e 2022, serão diagnosticados no Brasil 8.450 novos casos de câncer de pele tipo melanoma por ano.

Quanto às vendas, segundo a Euromonitor, o mercado brasileiro de proteção Brasil faturou em 2019 R$ 3,774 bilhões, uma elevação de apenas 0,1% em relação a 2014. Para os próximos anos, a previsão é de retração de 3,6% no período de 2019 a 2022 e R$ 3,640 bilhões em vendas. Por aqui, a liderança de mercado é da Johnson & Johnson, com mais de um quarto das vendas.

Cuidado descomplicado

Mesmo com a pandemia os lançamentos continuaram. A marca Neutrogena, da Johnson & Johnson, ilustra bem a tendência de apropriação dos claims de skin care. Com a proposta de descomplicar o cuidado com a pele, a marca  lançou a linha Sun Fresh Derm Care, que une proteção solar, controle de oleosidade, clareamento de manchas,  uniformização, ação antioxidante e prevenção do envelhecimento da pele. Com FPS 30 e 70, os produtos contam com a tecnologia Helioplex XP, que protege da luz visível, dos raios UVA e UVB e tem ação oxidante, além da ação clareadora da Niacinamida, e o ativo Ferverfew que, segundo a marca, tem poder antioxidante cinco vezes maior que a vitamina C.

 

Karina Ribeiro, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Johnson & Johnson Consumer Health

“Nossa área de Pesquisa & Desenvolvimento, em São José dos Campos, tem bastante pioneirismo globalmente em proteção solar. Todo o processo de desenvolvimento desse produto foi conduzido por nosso time local e realizamos diversos testes com voluntários brasileiros para comprovar sua eficácia”, explica Karina Ribeiro, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Johnson & Johnson Consumer Health.

Renovação da pele

A La Roche-Posay, marca da L’Oréal,  acaba de lançar o Anthelios AE Pigmentation, gama de protetores solares que une tecnologias de proteção aos raios UVA e UVB com ativos do skin care. Com Água Termal de La Roche-Posay e Ácido Hialurônico Fragmentado, promove hidratação e ação antienvelhecimento. Além disso, possui ainda o complexo com o PhE-Resorcinol, com eficácia para igualar os tons da pele; LHA, ativo que proporciona a renovação celular, e niacinamida que, além de ter ação antioxidante, favorece a uniformização da tonalidade da pele.

Maira da Matta, diretora da L’Oréal

“Procuramos aliar as mais altas tecnologias de beleza para atender às demandas da consumidora brasileira, trazendo ao mercado um produto realmente inovador, capaz de fazer a diferença em seu dia a dia. Anthelios AE Pigmentation vem para revolucionar mais uma vez o mercado e expandir o benefício anti-idade dentro da categoria de proteção solar”, conta Maira da Matta, diretora da marca.

A L’Oréal Paris também lançou um protetor solar com ácido hialurônico: UV Defender FPS 60, que previne linhas de expressão, rugas e manchas solares. O produto está disponível em cinco versões, para atender a todos os tipos de pele Todos os produtos da linha oferecem muito alta proteção aos raios UVA e UVB.

Pioneira em microencapsulados

A Kao Corporation, uma das principais fabricantes de produtos de higiene e cosméticos do Japão, que há dois anos desembarcou no Brasil com os protetores solares da Bioré no Brasil. A fórmula do protetor solar Bioré UV Aqua Rich Watery Essence FPS 50 possui a tecnologia UV Micro Defense, que foi a primeira no mundo a utilizar filtros UV micro encapsulados para criar uma camada ainda mais fina e uniforme na pele. O produto também tem ácido hialurônico e extrato de geleia real.  Ácido Hialurônico e Extrato de Geléia Real que atuam como agentes hidratantes.

FPS 30 para o couro cabeludo

A Banana Boat lançou nos EUA o spray de proteção solar para o cabelo e couro cabeludo Banana Boat Hair & Scalp Defense FPS 30. A fórmula e leve e pode ser aplicado no couro cabeludo e nos cabelos molhados ou secos. É produzido sem oxibenzona ou octinoxato e é resistente à água por até 80 minutos.

Proteção ao DNA

Ensolei Extreme 90+ Color, novidade de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios traz extrema proteção UVA e UVB e é um filtro solar de uso diário para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. A formulação possui a  molécula Solexyl®, que proporciona a proteção ao DNA. Além disso, auxilia na uniformização da pele, proprociona toque seco e efeito matificante. Para completar, a alta proteção FPS 97 e FPUVA 35 vem em textura gel creme, com vitamina E e ação antioxidante e hidratante.

Cinco colágenos protegidos

Com a promessa de proteger mais de 155% contra a luz azul e visível, a Adatina Italy lançou o Protetor Solar Vegano Biosole BB FPS 60, com cor e ação antioxidante. “O protetor solar conta com o patenteado e exclusivo Difendiox, poderoso antioxidante que combina sinergicamente 14 polifenois da oliva. Estudado na Universitá di Pisa na Itália, o Difendiox protege o colágeno e o DNA da pele contra os malefícios dos raios UVA, UVB, Luz Azul e Luz Visível. Além disso, o produto também confere máxima proteção à pele, pois combate e neutraliza a ação dos radicais livres, um dos principais causadores de rugas, manchas e flacidez. Com ação anti-idade, o protetor solar Biosole BB FPS 60 protege cinco tipos de colágeno, além de conferir 12 horas de Proteção Solar”, destaca Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca.

Proteção em pó

A Colorescience anunciou recentemente uma inovação com o lançamento do Total Protection  Sheer Matte FPS 30 Sunscreen Brush, um protetor solar em pó com pincel, especificamente indicado para pessoas com pele oleosa, acne ou com tendência a manchas. O produto oferece proteção totalmente mineral de agressores ambientais, como UVA/UVB, poluição, luz azul e radiação infravermelha, absorvendo o excesso de sebo para combater o brilho.

Protetor bifásico

A Bioderma apresentou seu novo protetor solar Photoderm Nude Touch FPS 50+ com textura otimizada e nova embalagem com bico dosador para aplicação mais precisa, fácil e econômica. Desenvolvido para reequilibrar a biologia de peles mistas, oleosas e acneicas, o dermocosmético é o primeiro protetor solar bifásico com alta fotoproteção, a partir de filtros e pigmentos 100% físicos e minerais.  Disponível em três tons de cobertura leve e natural, Photoderm Nude Touch adapta-se e para peles muito claras, claras e morenas.

12 horas de hidratação

O protetor solar Mantecorp Skincare Episol Intense com ação antioxidante chega para integrar a tradicional linha de fotoproteção da marca, indicado para corpo e rosto e disponível em FPS 30 e 60. A formulação oferece alta proteção contra os raios UVA, UVB e Infravermelho A, além de uma textura leve que é absorvida rapidamente sem deixar resíduos. É resistente à agua, ao cloro e ao suor e promete ação hidratante por 12 horas.

Protegendo os corais

Há 30 anos no mercado de protetores solares, a Australian Gold, que desde 2017 é licenciada para o Grupo Boticário para produção e distribuição no Brasil, lançou uma nova linha de protetores solares corporais e faciais. Segundo a marca, agora se tornou a primeira linha brasileira de protetores solares que não agridem corais marinhos.

Cristiane Irigon, diretora de marketing da Multi B, unidade de varejo multimarcas do Grupo Boticário

“Esta é a primeira vez que uma marca nacional lança uma linha com selo Seguro para Corais. Além da linha Gel Creme, a Australian Gold Brasil já conta com portfólio 100% livre de oxibenzona e octinoxato em suas composições. Esses componentes estão ligados diretamente ao embranquecimento dos corais, e são apontados como a principal causa da morte dos corais pelo mundo”, explica Cristiane Irigon, diretora de marketing da Multi B, unidade de varejo multimarcas do Grupo Boticário.

Clean beauty

“Uma das maiores tendências da indústria cosmética hoje é a clean beauty  ou beleza limpa. Para a Kobo, isso significa produtos desenvolvidos sem materiais e ingredientes tóxicos comprovados ou suspeitos, que são reconhecidos como seguros para a pele e o meio ambiente, com de origem ética”, enfatiza Gabriela Mastelaro, coordenadora de vendas da Kobo.

Gabriela Mastelaro, coordenadora de vendas da Kobo

Gabriela analisa que, ao se pensar em ativos de proteção solar limpos, o dióxido de titânio e o óxido de zinco são ótimas opções, pois são equivalentes aos minerais naturais e os únicos dois ativos considerados Categoria I / GRASE (Comumente Reconhecido como Seguro e Eficaz) pelo FDA nos Estados Unidos, em sua proposta de monografia de protetor solar de 2019.

Entretanto, formular com TiO2 e ZnO pode ser um desafio devido ao receio do possível efeito branco na pele. A Kobo oferece esses ativos em diferentes tamanhos de partículas, tratamentos de superfície e veículos que ajudam a desenvolver filtros solares otimizados e mais transparentes.

“A tecnologia de tratamento de superfície da Kobo permite que os filtros solares inorgânicos sejam química e fisicamente estáveis e muito mais fáceis de dispersar em uma formulação. Também são oferecidas dispersões pré-fabricadas que não apenas evitam que os formuladores percam tempo otimizando o cisalhamento e dispersão dos pós, mas fornecem a distribuição de tamanho de partícula mais consistente e uniforme, oferecendo maior proteção UV”, informa, destacando que a empresa disponibiliza opções nano e não-nano de dióxido de titânio e óxido de zinco dispersos, incluindo materiais de origem totalmente natural com aprovação COSMOS.

“Os pesquisadores de P&D e laboratório de aplicação da Kobo são especialistas em combinar diferentes tamanhos de partículas de TiO2 e ZnO para desenvolver filtros solares FPS 50+ com mínimo efeito branco e em muitas texturas diferentes e podem ajudar os formuladores a escolher as dispersões ou os pós certos para sua fórmulas”, completa Gabriela.

Kobo oferece dispersões pré-fabricadas mais consistentes e uniformes

Combinação de filtros

“Quando desenvolvemos um protetor solar, é muito importante combinarmos filtros de fase oleosa com filtros de fase aquosa. Nossa pele tem tanto sítios hidrofóbicos quanto hidrofílicos e, quando combinamos filtros UV hidrofóbicos com filtros UV hidrofílicos, garantimos uma melhor proteção da pele como um todo, o que levará a um maior FPS”, aconselha Juliana Flor, gerente técnica de personal care para a América Latina da DSM.

Juliana Flor, gerente técnica de personal care para a América Latina da DSM

A indicação de Juliana é o PARSOL® HS, um filtro hidrofílico que proporciona uma alta proteção UVB com um toque seco. Além de aumentar muito o FPS, sem trazer oleosidade adicional à fórmula, o ingrediente pode ser facilmente combinado com uma ampla gama de filtros solares, como, por exemplo, PARSOL® SLX, para aumentar ainda mais o desempenho de proteção.

Juliana explica que o PARSOL® HS deixa um toque seco agradável na pele, permite formular protetores solares transparentes à base de água e leves e é considerado não perigoso para o meio ambiente.

Já Parsol SLX é um filtro de fase oleosa que proporciona um toque sensorial sedoso.  Este filtro tem uma estrutura química diferenciada, pois a molécula orgânica com os grupos cromóforos está ligada a uma cadeia de silicone, influenciando positivamente o sensorial do produto, com toque sedoso. “Sua estrutura polimérica garante uma excelente compatibilidade com a pele, criando uma película flexível, o que é muito interessante já que a superfície da pele não é totalmente lisa”.

A mistura dos filtros UV Parsol HS e Parsol SLX proporciona um efeito booster de FPS, ou seja, um FPS maior que o esperado, com um sensorial muito mais leve e sedoso. O efeito booster dessa combinação foi comprovado por meio de testes in vivo, que mostraram que uma formulação contendo 3% de PARSOL® 1789 e 3% de PARSOL® SLX tem um FPS de 8. Se os 3% de PARSOL® SLX for substituído por 3% de PARSOL® HS, o FPS passa a ser de 10, mas se for adicionado 1,5% de PARSOL® SLX e 1,5% de PARSOL® HS, o FPS sobe para 16. “Com a mesma quantidade de filtro e com a mistura de PARSOL® SLX e Parsol HS conseguimos dobrar o valor do FPS, mostrando que esta mistura é extremamente interessante”.

Com a mistura de PARSOL® SLX e PARSOL® HS é possível dobrar o valor do FPS

Cuidado revigorante

Elaine Scarelli, líder regional de Home & Personal Care na DuPont Nutrition & Biosciences, lembra que, com  a maior exposição ao sol no verão, é preciso aumentar a atenção para seus efeitos na pele, como ressecamento e perda de elasticidade, relacionados ao envelhecimento.

Elaine Scarelli, líder regional de HPC da DuPont

“A natureza projetou nossa pele para se ajustar a fatores externos de estresse, graças aos osmólitos. Osmólitos representam diferentes classes químicas, que ocorrem naturalmente em todos os organismos vivos”, explica Elaine, citando como exemplo o mio-inositol, um osmólito naturalmente presente na pele e que desempenha um papel essencial na proteção das células epiteliais do estresse osmótico. “Sob estresse (UV ou hiperosmótico), as células da pele sintetizam transportadores de osmólitos específicos para aumentar a captação de osmólitos e permitir a reidratação celular”, completa.

A DuPont Nutrition & Biosciences trouxe recentemente para o Brasil mais um osmólito natural da família GENENCARE® OSMS, adequado para muitas aplicações de cuidados com a pele. “GENENCARE® OSMS MI, um mio-inositol, está envolvido na regulação de três elementos essenciais da pele: energia, oxigênio e água. O mio-inositol ajuda a combater os efeitos negativos do estresse e do envelhecimento, estimulando o metabolismo das células da pele e melhorando a oxigenação e a elasticidade da mesma”, conta Elaine.

De acordo com a executiva, para avaliar a melhora das propriedades biomecânicas gerais da pele facial, foi realizado um teste clínico com 40 voluntários, com aplicação no rosto de um creme contendo 3% de GENENCARE® OSMS MI, duas vezes ao dia, durante cinco semanas.  Os resultados mostraram que GENENCARE® OSMS MI contribuiu significativamente para melhorar a elasticidade da pele e, como consequência, para atenuar os sinais de envelhecimento. 

Sustentabilidade e segurança

Guilherme Jerônimo, cientista de aplicação da INOLEX, adverte que a responsabilidade social em torno do destino e impacto ambiental dos filtros solares está sendo um dos principais desafios para formuladores que procuram adotar alternativas naturais para reivindicar apelo de sustentabilidade e segurança. “Se por um lado os filtros solares são em maioria macromoléculas de origem sintética, há por outro lado, uma janela de componentes que podem ser biodegradáveis”, avalia.

Guilherme Jerônimo, cientista de aplicação da INOLEX

A INOLEX tem se destacado em soluções inovadoras baseadas na química verde e alta tecnologia para obtenção de poliésteres, que possibilitam a síntese de novos formadores de filme, que proporcionam resistência à água, permitem aquecimento e promovem o booster da fotoproteção. Entre eles, Jerônimo cita LexFilm™ Sun, LexFilm™ Spray, WetFilm™ MB e o ecocertificado LexFilm™ Sun Natural MB

Segundo Guilherme, os poliésteres se destacam por possuírem alta polaridade, que melhora a solubilização e auxilia a dispersão de filtros UV inorgânicos, refletindo diretamente em um aumento de eficácia da formulação. Esses produtos são aprovados para veganos, possuem declaração Halal e não são geneticamente modificados. Além disso, possuem alta biodegrabilidade quando comparado aos formadores de filme tradicionais, e algumas opções que apresentam certificação Cosmos e USDA.

O LexFilm™ Sun Natural atinge mais de 80% de biodegradação em 15 dias

“Além das questões ambientais, os poliésteres, quando combinados com ésteres emolientes biodegradáveis, proporcionam uma estética sensorial excepcional aos protetores solares, eliminando a necessidade de adição de silicones ambientalmente persistentes que são frequentemente usados para alcançar o sensorial desejável”, diz, destacando a  linha LexFeel™, que contém ésteres naturais e/ou sintéticos, que possibilitam o desenvolvimento de formulações sensorialmente inovadoras e sustentáveis, com apelo “silicone free”, que contribuem diretamente para solubilização e dispersão dos filtros UV.

Conceitos inovadores

Caroline Marques, assistente de marketing técnico da Focus Química, ressalta que a distribuidora conta com um extenso portfólio de matérias-primas para o mercado de proteção solar. “A maioria de nossas representadas pode contribuir para este tipo de formulação, melhorando o sensorial, auxiliando na dispersão dos filtros solares, oferecendo estruturação, otimização de FPS, resistência à água e possibilitando conceitos inovadores”, garante, destacando os filtros solares e bioativos da DSM e os silicones Wacker.

Caroline Marques, assistente de marketing técnico da Focus Química

Recentemente, foi lançado um novo item da linha PARSOL® de filtros solares da DSM, o PARSOL® MAX. “Este filtro é uma inovação em proteção solar, pois possui um excelente desempenho de proteção da pele contra radiação UVB, UVA e luz azul, além de ser uma dispersão aquosa, solúvel em água. Devido suas características, possibilita conceitos inovadores, sensorial mais leve e toque seco”, descreve Caroline.

Outro destaque da Focus Química é o PARSOL® ZX, filtro inorgânico de amplo espectro que possibilita formulações minerais de proteção solar. Por conta de seu revestimento e tamanho de partícula, foi possível obter o melhor balanceamento entre performance UVB, UVA e luz azul, além de baixo  branqueamento da pele e ótimo sensorial.

“Um ótimo aliado aos filtros solares é o PEPHA®-AGE, bioativo da DSM com 98% de origem natural. Extraído de alga de água doce, tem com uma  composição única de aminoácidos, vitaminas, sacarídeos e minerais, que estimula a autodefesa da pele contra os danos da luz azul e radiações UVB e UVA, sendo ideal para protetores solares de alta proteção”, recomenda Caroline, informando que o bioativo possui estudos que demonstram o aumento da síntese de colágeno na pele e a diminuição de radicais livres e proteínas carboniladas. Entre os resultados, houve uma visível redução da hiperpigmentação da pele induzida pela luz azul no antebraço tratado com 3% de PEPHA®-AGE, comparado ao placebo.

PEPHA®-AGE reduziu a hiperpigmentação da pele induzida pela luz azul

Outra indicação de Caroline é a linha BELSIL®, de silicones da Wacker, que pode contribuir efetivamente com diversos benefícios em formulações de proteção solar. “Destacamos o BELSIL® TMS 803, resina de silicone em pó que oferece benefícios de longa duração, resistência à água e à transferência. Novos estudos mostraram que o BELSIL® TMS 803 também possui ação de escudo antipoluição na pele”.

Mercado pós-covid

Amanda Caridad, especialista sênior em Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, durante o webinar “Setor Cosmético e Pandemia: Os Desafios de Hoje e de Amanhã”, realizado pela Abihpec citou uma pesquisa que revelou que 30% dos consumidores pretendem simplificar sua rotina de cuidados de beleza, o que indica uma grande oportunidade para esses novos produtos que oferecem, além de proteção, vários benefícios de cuidados e tratamento para a pele.

A Euromonitor prevê que, embora a queda acentuada na demanda em 2020, por conta da redução de viagens e do confinamento, os protetores solares retornarão a um crescimento positivo a partir de 2021, quando as taxas de crescimento voltarão a ficar em linha com as previsões feitas durante a pesquisa realizada no final de 2019, antes da disseminação do COVID-19.

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