Pseudoproteína capilar vegetal alternativa às proteínas hidrolisadas

O processo de upcycling vem sendo cada vez mais aplicado na economia circular em diversos setores, considerado como uma das tendências mais fortes em sustentabilidade nos últimos anos.
A técnica consiste, basicamente, em dar um novo propósito a subprodutos que seriam descartados, reduzindo a quantidade de resíduos produzidos e, consequentemente, diminuindo a exploração de matérias-primas para a geração de novos produtos – no setor cosmético observamos este movimento através do aproveitamento de coprodutos e subprodutos provenientes da indústria de alimentos.
Inspirada pelos avanços em pesquisas voltadas aos mercados alimentício e têxtil, a empresa Active Concepts, fabricante de ingredientes tecnológicos para cosméticos, desenvolveu, a partir de resíduos da polpa de laranja e de laranjas íntegras descartadas pela indústria alimentícia, o ativo PHYTOCYCLE™ ORANGE. Com base em celulose modificada, esse ativo mimetiza a ação de proteínas na fibra capilar, possuindo funções ativas semelhantes à de proteínas hidrolisadas tradicionais, tais como hidratação, proteção, recuperação e maior maleabilidade do cabelo.
O uso de determinadas proteínas em formulações cosméticas ganha cada vez mais espaço para questionamentos entre alguns consumidores. Um dos motivos relaciona a sensibilização causada por algumas proteínas quando em contato com a pele. Outro é a origem animal de proteínas como queratina e colágeno, cada vez menos utilizadas frente ao aumento pela busca de cosméticos veganos.
PHYTOCYCLE™ ORANGE proporciona proteção, reparo e estimula a força natural e a flexibilidade dos fios. Para que isso ocorra, o material residual da laranja passa por um processo de extração enzimática e modificação, resultando em um ativo solúvel em água. Estudos de eficácia e avaliação sensorial demonstram que PHYTOCYCLE™ ORANGE é uma alternativa sustentável e eficiente para formulações capilares. Confira abaixo:
Avaliação de imagem dos benefícios de proteção e restauração
Duas análises foram aplicadas para comparar os efeitos de proteção e restauração do ativo PHYTOCYCLE™ ORANGE versus Queratina Hidrolisada em cabelos descoloridos (40v/12%). Mechas de cabelos virgens e descoloridos foram utilizadas como controles positivos e negativos, respectivamente. Mechas de cabelos descoloridos foram tratadas com soluções de 2,0% PHYTOCYCLE™ ORANGE ou 2,0% AC Hydrolyzed Keratin 30 PF em água. As imagens exibidas abaixo foram capturadas em um microscópio confocal (Zeiss LSM 700) e em um microscópio eletrônico de varredura (Zeiss Sigma HD), respectivamente.
Microscopia confocal*

Figura 1: Imagem de Microscopia Confocal de (A) cabelo virgem, (B) cabelo descolorido, (C)cabelo descolorido + 2,0% PHYTOCYCLE™ ORANGE e (D) cabelo descolorido + 2,0% de AC Hydrolyzed Keratin 30 PF.
Pode-se observar que o cabelo virgem (A) apresenta alto florescimento verde e vermelho devido à alta presença de queratina e lipídios. Cabelos danificados e descoloridos apresentam áreas mais escuras e com rachaduras (B). O cabelo descolorido tratado com PHYTOCYCLE™ ORANGE apresenta imagens mais homogêneas e de alta fluorescência (C), similares às do cabelo virgem, o que mostra maior integridade do córtex e da fibra capilar como um todo.
* A microscopia confocal fornece imagens de alta resolução, permitindo a observação do cabelo em seu ambiente natural, tanto da superfície como das estruturas internas.
Microscopia eletrônica de varredura (MEV)**

Figura 2: Imagem de MEV de (A) cabelo virgem, (B) cabelo descolorido, (C) cabelo descolorido + 2,0% PHYTOCYCLE™ ORANGE e (D) cabelo descolorido + 2,0% de AC Hydrolyzed Keratin 30 PF.