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Puig negocia a compra da Charlotte Tilbury por 1 bilhão de dólares

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O grupo catalão, Puig, especializado em perfumes e proprietário de marcas como Paco Rabanne e Dries Van Noten, está prestes a adquirir a empresa britânica de maquiagem e cosméticos, Charlotte Tilbury – conhecida internacionalmente graças à sua fundadora homônima e à popularidade entre as celebridades e formadores de opinião – por 1 bilhão de dólares.

A operação, cuja magnitude contrasta com a situação atual da economia mundial, provocada pelo novo coronavírus, poderá ser concluída durante esta semana.

Para esta aquisição, a Puig aliou-se à empresa de investimento liderada por Byron Trott, BDT Capital Partners, segundo informações da Bloomberg. Por seu lado, a Charlotte Tilbury deverá manter uma participação minoritária na marca de maquiagem fundada em 2013.

Segundo alguns meios de comunicação social americanos, a corrida pela aquisição da Charlotte Tilbury teria também envolvido outros gigantes do setor, como o conglomerado do mercado de massas Unilever, a empresa americana Estée Lauder e a empresa japonesa Shiseido. Contactadas pelo FashionNetwork.com, nem a Puig nem a Charlotte Tilbury quiseram comentar sobre a operação.

Popularizada por celebridades como a modelo Karlie Kloss e a atriz Penelope Cruz, a marca de nicho está posicionado no segmento de preço acessível a médio, e é distribuída em cerca de 70 países, com presença em lojas como a Sephora (propriedade do grupo de luxo LVMH).

Com mais de 3,5 milhões de seguidores no Instagram, o sucesso da marca na rede social se deve às suas colaborações com estrelas, influenciadores e maquiadores, bem como pelo conteúdo repleto de tutoriais e testes de produto, além de sua fundadora ruiva.

A aquisição da marca será o primeiro grande passo da Puig no mundo dos cosméticos e maquiagem, uma vez que até agora o grupo se especializou no desenvolvimento e distribuição de  perfumes próprios como Agua Brava, Eric Buterbaugh Los Angeles ou L’Artisan Parfumeur, assim como no licenciamento das fragrâncias de marcas como Adolfo Domínguez, Christian Louboutin, Comme des Garçons Parfums, Prada Parfums, entre outras. O conglomerado catalão também conta no seu portfólio com as marcas de moda Carolina Herrera, Nina Ricci e Paco Rabanne, para as quais desenvolve o negócio de perfumes.

Embora a empresa espanhola tenha anunciado no ano passado que compraria participações minoritárias na empresa colombiana Loto del Sur e na empresa indiana Kama Ayurveda, seu último grande movimento foi a aquisição de uma participação majoritária na empresa de moda belga Dries Van Noten em junho de 2018, mantendo o designer como diretor artístico e proprietário de uma participação minoritária no capital.

Esta estratégia de expansão do negócio é fruto da boa saúde financeira da família Puig. O grupo sediado em Barcelona experimentou um ano recorde em 2018, com vendas de 1.933 bilhão de euros e lucro líquido de 242 milhões de euros.

A empresa anunciou a meta de fazer tanto a Carolina Herrera, como a Paco Rabanne, aumentarem as suas vendas para 1 bilhão de euros até 2025, visando um total de vendas de cerca de 3 bilhões de euros.

Por outro lado, a marca de maquiagem Charlotte Tilbury, que em 2017 vendeu uma participação minoritária à Sequoia Capital, assinará uma das maiores transações recentes do setor, depois de o grupo Coty ter adquirido uma participação de 51% na Kylie Cosmetics por 600 milhões de dólares, no final do ano passado.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fashion Network 03.06.2020

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