O mercado de maquiagem movimentou globalmente US$ 69,7 bilhões em 2018, sendo o terceiro segmento em personal care com maior participação (14%), atrás apenas de skin care (28%) e hair care (16%), segundo a Euromonitor. No Brasil, que detém a 5ª posição no ranking global de maquiagem, subindo uma colocação em relação ao ano anterior, com US$ 2,5 bilhões em vendas, esses produtos aparecem na 7ª posição no bolo de vendas de higiene e beleza, com 8% de participação. Por aqui, são as fragrâncias que lideram o consumo, com 23% de share, atingindo US$ 6,9 bilhões. Os produtos masculinos ocupam a segunda posição, com US$ 5,97 bilhões (20%), ultrapassando a categoria de hair care (US$ 5,92 bilhões).
Os números foram apresentados por Glaucia Abraços, Head de Unidade de Negócio Personal Care, durante o Seminário de Make Up, realizado no dia 27 de novembro, em São Paulo, e que reuniu profissionais da indústria e fornecedores de ingredientes representadas pela distribuidora. A executiva destacou que a grande ascensão dos produtos masculinos é um movimento sentido nos últimos anos e que se consolidou em 2018. “Isso nos faz pensar que a maquiagem masculina pode ser um caminho para o desenvolvimento de novos produtos”.
Glaucia Abraços, Head de Unidade de Negócio Personal Care
Glaucia também apresentou os números de lançamentos em maquiagem no mercado brasileiro nos últimos anos, consolidados pela Mintel: 2.238 em 2017, 2391 em 2018 e 2579 até novembro de 2019. “A grande maioria dos produtos ainda apresenta pouco valor agregado e isso quer dizer que ainda temos muito espaço para desenvolver e inovar”.
A importância dos pigmentos
Maite San Miguel López, gerente comercial para a América Latina da Miyoshi, apresentou as tecnologias em tratamento de superfície de pigmentos inorgânicos na indústria de cosméticos. Ela demonstrou as vantagens e os benefícios de vários tipos de tratamentos, como os hidrofóbicos e hidrofílicos e destacou o tratamento Miyonat VAA, derivado de aminoácido de origem vegetal e certificado Cosmos, que combina naturalidade e alta performance. “Os pigmentos tratados possuem grande afinidade com a pele, proporcionam alta cobertura, longa duração, excelente sensorial e alta estabilidade”.
Versatilidade dos silicones
Os atributos dos silicones nas formulações de maquiagem foram abordados por Raquel Santos, suporte técnico de Personal Care na América do Sul da Elkem Silicones, demonstrando protótipos de produtos nos quais eles promoveram diversos benefícios. Em uma base iluminadora para pernas, por exemplo, foi possível alcançar alta durabilidade e efeito natural com os emulsionantes de água em silicone Mirasil CDM-P e Mirasil Balance, de efeito de longa duração com sensorial sedoso. Também foi adicionado à base o Mirasil C-DmX 12, silicone em gel que atribui sensorial macio à formulação atuando com emoliente, e o Mirasil® Bright, responsável pela luminosidade para pele, graças ao seu alto grau de refração. Raquel também adiantou que a Elkem apresentará vários lançamentos em 2020. “Ao longo do próximo ano lançaremos pelo menos 15 novos elastômeros”, garantiu.
Morfologia de cristais de cera
Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care do Grupo MCassab, falou sobre a morfologia de cristais de ceras naturais, um assunto bastante técnico e específico, mas que pode fazer toda a diferença para as formulações de maquiagem, pois permite a obtenção de combinações ideais e interações desejadas, tanto na performance quanto na estabilidade, das preparações cosméticas. A apresentação se baseou no portfólio das ceras vegetais certificadas e sustentáveis da empresa alemã KahlWax, representada pela distribuidora. “Elas são perfeitas para se alcançar formulações de maquiagem com excelente estabilidade”, destacou a gerente.
Desafio de ser natural
Já a apresentação de Amanda Pimentel, gerente de negócios para as Américas Central e Sul da Gattefossé, foi sobre as certificações naturais e movimentos ligados à naturalidade, como slow cosmetic e farm to face, reforçando que existe grande demanda para make up natural. “Existem milhões de Instagrams voltados à maquiagem natural e várias marcas dedicadas a fornecer maquiagens naturais e ingredientes éticos, mas ainda é um nicho e representa apenas entre 1% e 3% dos lançamentos globais. Há muitos sinais positivos para que vocês possam seguir em frente e lançar muitos produtos naturais”.
“Será que se essa maquiagem vai trazer a performance que a gente procura? ”, questionou Amanda e, na sequência Larissa Reischl, coordenadora técnica e de marketing Personal Care da Gattefossé, apresentou o Emulium Illustro, um novo emulsificante A/O 100% natural e vegetal, ideal para aplicações em maquiagens com apelo de naturalidade, como bases, BB creams, CC creams e produtos para lábios e olhos. “Emulium Illustro, que foi premiado na in Cosmetics, em Paris, e na edição brasileira, é uma verdadeira inovação em formulações naturais de água em óleo, que proporciona alta cobertura com um acabamento natural ou luminoso, longa duração e sensorial surpreendente”.
Beleza real
No encerramento do evento foi apresentado um vídeo com tema “Maquiagens reais para pessoas reais’’, mostrando o antes e depois feito com os colaboradores do Grupo MCassab, aplicando os protótipos de maquiagens, que conferiram alta cobertura, naturalidade e fácil aplicação “Nós poderíamos contratar maquiadores e modelos profissionais, mas quisemos mostrar pessoas comuns e maquiagens reais”, enfatizou Glaucia.
Os protótipos apresentados incluem base facial para pele madura, base facial para pele negra FPS 20, base natural com alta cobertura, base e corretivo facial vegano, blush em bastão de rosas, base iluminadora para pernas, água micelar de maçã, máscara para cílios e cream to powe FPS 40. Eles estão à disposição dos clientes e podem ser solicitados aos Executivos de Vendas do Grupo MCassab. Para finalizar, os participantes do seminário ganharam uma ring light de selfie para ser acoplada a no aparelho celular, para que ao tirar uma fotografia, a pessoa possa ver realmente como está a pele e conferir a alta performance dos produtos.