Skinimalism: uma das principais tendências de beleza para 2023
A tendência é sobre usar menos na pele – mesmo que isso revele “imperfeições”
Segundo a WGSN, empresa de previsão de tendências, uma das principais tendências de beleza para 2023 é o skinimalism. E ele já está tomando conta do zeitgeist da beleza.
Mas esta não é a a típica tendência de beleza que define um look, como a maneira como você depila as sobrancelhas ou a cor que pinta o cabelo.
“MENOS É MAIS” (na pele): Essa é a grande pegada dessa trend, não apenas no quesito “usar menos”, mas também “comprar menos”. E aqui estamos falando especificamente sobre pele. É sobre usar menos maquiagem e menos produtos de skincare também.
ACORDEI ASSIM. MESMO.
O grande diferencial do skinimalism é que não é sobre procurar uma pele perfeita que te permita sair sem ou com muito pouco make, mas sobre abraçar a pele que você tem. E ela é apoiada até por dermatologistas. É uma filosofia de cuidados com a pele que adota uma abordagem mínima, deixando sua pele brilhar.
VANTAGENS DO SKINIMALIM
A maioria dos tipos de pele se beneficiará dele. No entanto, é ótimo para peles mais propensas a acne. Muitas pessoas não percebem que os produtos que usamos podem fazer com que a pele entre em um ciclo vicioso. Certos ingredientes em muitos produtos de cuidados com a pele, como hidratantes e tônicos, são notórios por entupir os poros e causar espinhas. Alguns produtos também podem causar excesso de produção de óleo, que também pode ser o culpado pela acne.
Ou seja: por mais que o objetivo do skinimalism não seja ter uma pele perfeita, por consequência, sua pele acaba ficando mais livre de imperfeições no longo prazo.
COMO APLICAR O SKINIMALISM
♦ no skincare
Existem muitas maneiras de aplicar o skinimalismo aos seus cuidados com a pele. Você pode usar menos produtos ou fórmulas mais simples, dependendo das suas necessidades de cuidados com a pele.
Digamos, uma rotina skinimalist pode envolver o uso de um limpador suave + esfoliante químico + hidratante + protetor solar. Pense em 4 etapas: limpeza, tratamento, hidratação e proteção.
♦ na make
O skinamalism também pode se estender além dos cuidados básicos com a pele. Em vez de produzir um rosto cheio de maquiagem envolvendo base, corretivo, contorno, destaque e uma série de outros produtos, os skinimalists adotam looks naturais, em vez de encobrir falhas e imperfeições.
Normalmente, a aposta é apenas em uma base leve e um blush.
Fonte: Boa Forma 08.08.2022