Solução para manter a cor viva dos cabelos tingidos
Os cabelos são estruturas anexas ao corpo e são compostos por fios, formados por várias camadas de queratina e que nascem a partir do folículo piloso. Desempenham diversas funções, como proteger o couro cabeludo das variações térmicas, das ações negativas dos raios ultravioletas emitidos pelo sol e melhorar a sensibilidade tátil, além de terem importante papel na estética do rosto de homens e mulheres, que muitas vezes recorrem a procedimentos de tintura ou descoloração, para seguir as tendências e/ou simplesmente se renovar, com um novo visual.
Mas cabelos tingidos precisam de cuidados para reparação dos danos causados pelo processo químico, e para evitar possíveis desbotamentos ou alterações da cor.
A exposição solar é a principal responsável pela degradação dos aminoácidos da cutícula capilar. Os raios UV são capazes de penetrar no interior do fio, onde ficam os pigmentos naturais e artificiais, fotooxidando-os, pois isso é importante proteger os fios da exposição exagerado ao sol, para evitar desbotamentos.
Outro cuidado que é necessário ter, é com a água do banho, pois a água quente resseca e abre as escamas dos fios, deixando-os sem brilho e facilitando o desbotamento. Além disso, utilizar produtos específicos para cabelos tingidos ajuda na manutenção, devido à ativos de alta performance utilizados.
Dentre os ativos disponíveis no mercado, um de alta eficácia é ‘Oryza Sativa (Rice) Seed Protein (and) Phytic Acid (and) Oryza Sativa Extract (and) Glycerin (and) Water (and) Sodium Benzoate’, que protege a fibra capilar do dano oxidativo causado pela radiação solar e recupera o brilho dos cabelos.
Composto por nanopartículas obtidas do grão de arroz é composto por ácido fítico, que atua como antioxidante contra os danos da radiação solar; aminoácidos biofuncionais, que fortificam o cabelo; peptídeos, que reparam a fibra e polissacarídeos, que evitam efeito cumulativo do produto nos cabelos.
Testes realizados em mechas mostraram a capacidade do ativo em evitar o desbotamento dos fios após 10 lavagens, conforme imagens abaixo.
Imagem I – Mechas Coloridas após 10 lavagens com Shampoo, onde C1 são as mechas lavadas com solução de Lauril Éter Sulfato de Sódio 10%; C2 são as mechas lavadas com formulação de Shampoo com 0,5% do Ativo e C3 são as mechas lavadas com formulação de Shampoo Padrão para cabelos coloridos.
Imagem II – Solução de Lavagem de Mechas Coloridas na 1ª e 10ª lavagem com Shampoo, onde C1 são as mechas lavadas com solução de Lauril Éter Sulfato de Sódio 10%; C2 são as mechas lavadas com formulação de Shampoo com 0,5% do Ativo e C3 são as mechas lavadas com formulação de Shampoo Padrão para cabelos coloridos.
Referência:
- Literatura do Ativo;
- M DE MULHER – EDITORA ABRIL. Como evitar o desbotamento do cabelo colorido.