Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisSOS hair care: lançamentos destacam benefícios instantâneos para os cabelos

SOS hair care: lançamentos destacam benefícios instantâneos para os cabelos

  • Written by:

Produtos que mostram a que vieram logo no primeiro uso seduzem consumidores que não têm tempo nem dinheiro a perder

Por Estela Mendonça

Os preços dos produtos de HPPC registraram uma elevação de apenas 3,1% em 2021, muito abaixo do IPCA, que avançou 10,1% no ano passado.  A variação em produtos para cabelos foi ainda menor, 2,9%. Na avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os índices demonstram as dificuldades do setor para repassar aumentos de custos aos preços ao consumidor. “Embora seja um setor essencial para a sociedade e o terceiro mais tributado do país, o setor de HPPC se vê hoje obrigado a absorver os constantes aumentos de custos para evitar uma retração ainda maior da demanda de seus produtos”, afirmou a entidade em comunicado. Segundo a Kantar, a cesta de higiene e beleza caiu 2,9% em unidades, entre janeiro e setembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O aperto na renda e o maior conhecimento dos consumidores a respeito do que podem esperar de seus produtos de hair care impõem aos fabricantes desafios que vão além do aumento dos custos. Cada vez mais as marcas são pressionadas a tornar claramente perceptíveis os efeitos nos fios ou no couro cabeludo de seus lançamentos logo na primeira vez de uso. Hidratação, reparação, brilho, maciez, redução de volume, disciplina, controle do frizz e ação nos problemas relacionados ao couro cabeludo estão entre os atributos imediatos mais buscados.

Hidratação instantânea

Hidratação instantânea sem tempo de pausa, por exemplo, é o que promete a Alfaparf com a linha de condicionadores SOS Instant, da marca Alta Moda é…, para o cuidado diário dos fios. A formulação contém extrato de sementes de moringa, com ação condicionante e efeito reparador, e óleos vegetais de coco, abacate, argan, girassol e linhaça, que auxiliam no brilho e reparação. Além do poder de hidratação imediata, a linha SOS Instant oferece benefícios extras para cada tipo de cabelo: cabelos secos, danificados e cacheados.

“Hoje vivemos em uma sociedade imediatista, ainda mais com o avanço digital, as pessoas querem também resultados para ontem, seja com a entrega rápida de uma compra online ou com o efeito de um produto nos cabelos. Ainda mais para pessoas que buscam tratamentos em casa, a maioria não tem tempo e procura por produtos que ofereçam efeitos rápidos e eficazes, que se encaixem na correria do dia a dia”, comenta Julia Alves, diretora de marketing e educação do Grupo Alfaparf.

Couro cabeludo já

A marca Dr. Laser lançou recentemente o Aqua Hair AH1, uma solução pré-shampoo desenvolvida para higienizar profundamente o couro cabeludo, oxigenando essa região. “O AquaHair AH1 é uma solução higienizante super leve, que limpa profundamente a pele do couro cabeludo, removendo as células mortas e resíduos acumulados ao longo do tempo, sem nenhuma agressão aos fios. Além de auxiliar no controle da oleosidade, garante uma melhor oxigenação e nutrição, devolvendo a saúde e o crescimento dos cabelos”, garante  Ana Martins, coordenadora do grupo Dr. Laser.

Já o novo Shampoo Reequilibrante Kertyol PSO, da Ducray, é indicado para a psoríase do couro cabeludo, em função de sua fórmula com o ativo patenteado da empresa, o Celastrol, que age na epiderme quebrando o ciclo infamatório da doença, com resultados comprovados por sete estudos clínicos com 300 pacientes.

De acordo com Caio Ninhaus Cernigoi, coordenador de marcas e produtos da Ducray, o Kertyol PSO ajuda no combate à psoríase, proporcionando um alívio imediato desde a primeira aplicação, eliminando 77% a coceira e vermelhidão e 78% de redução nas placas em até quatro semanas. “O Tratamento garante também um cabelo macio, preservando a cor dos cabelos coloridos ou tonalizados e garantindo domesticidade no tratamento”, afirma.

Reposição de queratina

A linha Match, de O Boticário, conta com o Sérum Concentrado de Queratina Pós-Química Match SOS Cauterização. Segundo a marca, a fórmula do concentrado possui ingredientes tecnológicos de alta performance que penetram as 10 camadas da cutícula do fio  e promovem efeito imediato, como a queratina biomimética, um ativo vegetal que traz um conceito inovador de reposição de queratina nos fios e ajuda a regenerar a fibra capilar, devolvendo força e maciez, sem pesar ou enrijecer os fios.

Outro lançamento do Grupo Boticário que promete resultados instantâneos é a Eudora Siàge Cica-Therapy, linha capilar de tratamento imediato e duradouro que cicatriza 100% as áreas ressecadas dos fios. Enriquecida com esqualano e ômegas 3 e 6,  os novos produtos contam a exclusiva Biotecnologia Affinité 4D. “Com inteligência detectora de danos, trata os fios até a camada mais profunda e, mesmo após o enxágue, cicatriza as áreas danificadas dos fios e resgata a saúde dos cabelos”, divulgou a marca.

A Kosé Corporation, terceira maior fabricante de cosméticos do Japão, trouxe para o Brasil o 3 Day Hair Renew Stephen Knoll, um reconstrutor que trata,  repara profundamente, repõe a massa e recupera os cabelos extremamente danificados nos processos químicos em apenas três aplicações. “Com o avanço da cosmecêutica, foram desenvolvidas formulações com combinações de ativos que possibilitam a reestruturação quase imediata da fibra capilar e reposição da massa de queratina e proteína, entre eles 3 Day Hair Renew da Stephen Knoll”, avaliza o visagista Pianta Henriques, embaixador brasileiro  da marca.

Ação biomimética

“Costumo dizer que o simples fato de estar vivo já danifica os cabelos. Afinal, quase tudo em nosso entorno pode prejudicar os fios, considerando desde as agressões cotidianas do expossoma até os hábitos ligados às madeixas”, pontua Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient.

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient

Lembrando que primeira coisa a ser feita com o cabelo danificado é fortalecer e restaurar a fibra capilar, Fernanda destaca que a Sensient tem uma tecnologia inovadora que restabelece a hidrofobicidade dos fios, aumenta a resistência mecânica e repara a cutícula, resultando em maciez e redução da quebra. Trata-se do SENSIBIOPRO R®, uma composição biomimética, a partir da associação de aminoácidos provenientes de bionutrientes e ácidos graxos de fontes vegetais. “Seu efeito é potencializado pelo calor, o que torna essa tecnologia ideal para o desenvolvimento de produtos termoativados”.

Fernanda também comenta que couro cabeludo deve ser levado em consideração, pois a saúde dos fios começa por ele. “Um erro comum é aplicar cosméticos muito próximo à raiz e, muitas vezes, não enxaguar direito, fato que provoca o acumulo de resíduos concentrados na base. O resultado é a obstrução do folículo, oleosidade excessiva, alergias, descamações e até caspa. Rituais de limpeza profunda ajudam a acabar com esse problema”. A Sensient conta com o VEGETABLE CHARCOAL®, carvão ativado com vapor, 100% natural, com propriedades de alta absorção, extraído de turfeiras europeias. “Ele é ideal para formulações de shampoos, condicionadores e máscaras com o claim ‘detox’. O resultado é um couro cabeludo efetivamente purificado e mechas mais brilhantes, leves e resistentes”.

Para cuidar da cor dos cabelos, a maior preocupação, segundo Fernanda, deve ser com os raios solares que atingem a fibra capilar, afetando a maleabilidade dos fios, além de deteriorar a melanina dos cabelos naturais e desbotar a tonalidade dos tingidos. Sua indicação é o uso de produtos com ingredientes antioxidantes para a proteção da cor. “Como solução, a Sensient desenvolveu o SENSISHIELD®, um poderoso fitoativo para proteção UV dos cabelos, composto por extratos botânicos de chá verde obtidos pelo processo patenteado PhytoClean™, 100% a base de água. A tecnologia conta com propriedades antioxidantes advindas de polifenóis e cafeína, que combatem o ataque de radicais livres no cabelo, e com catequinas específicas que fornecem proteção UV superior”, explica.

Tecnologia 4 X 1

Flávia Jesuino Batistela, gerente global de negócios e inovação do Grupo Citróleo, destaca que a empresa oferece uma solução única e multifuncional com eficácia comprovada para o tratamento capilar: o AlphaImprove 4D Hair, um ativo inovador e 100% natural, rico em ácidos graxos de cadeia média e longa, além do essencial ômega 9. “Este ativo tem uma tecnologia natural única de reparo por quatro dimensões distintas: tratamento profundo, redensificação da fibra capilar de dentro para fora, redução de volume e frizz e proteção térmica”, explica, acrescentando que o resultado é uma completa transformação na saúde dos cabelos danificados, ao promover equilíbrio, força (11%) e brilho (20%), além de restaurar a estrutura dos fios desde a primeira aplicação.

Flávia Jesuino Batistela, gerente global de negócios e inovação do Grupo Citróleo

Os testes conduzidos com o ativo AlphaImprove 4D Hair, segundo Flávia, mostram que o ingrediente é capaz de promover atividades no córtex e na cutícula capilar, promovendo a reposição de fibras, além de um aumento em sua estruturação. “Isto faz com que atue como um preenchedor dos fios, já que repõe a massa do seu interior e organiza estas moléculas de forma a estruturar e respeitar a curvatura natural dos cabelos, garantindo cachos intactos, mesmo duas horas após aplicação. Ele também nutre e regenera os fios”.

Além disso, Flávia destaca que o AlphaImprove 4D Hair é capaz de aumentar a resistência mecânica e proteção térmica imediata dos fios, protegendo-os contra danos físicos, causados por secadores e chapinhas, por exemplo. “Na cutícula, este ativo tem propriedades de entumecimento, favorecendo que não haja descamação da região e maior alinhamento. Isto tem efeito macroscópico de aumento de brilho e redução da força de penteabilidade”, completa.

Queratina verde

Luciene Bastos, gerente regional de negócios Latam para ativos e fotoproteção da Symrise, observa que os consumidores estão cada vez mais racionais na hora de selecionar produtos de beleza e também querem usar ingredientes de origem natural para o cuidado dos cabelos. “Eles aprenderam, por exemplo, que a queratina é uma das proteínas mais importantes para a reparação do cabelo, no entanto, poucos sabem que sua origem é animal”, pontua.

Luciene Bastos, gerente regional de negócios Latam para ativos e fotoproteção da Symrise

SymHair® Restore, um ativo com origem natural de 98% (ISO 16128-2), é uma alternativa verde à queratina. Derivada do trigo, a solução tem composição de aminoácidos semelhante à da queratina e modo de ação inteligente nas áreas danificadas do cabelo. “Esta proteína, chamada gliadina, é não hidrolisada e tem a capacidade de se depositar nas regiões severamente danificadas do fio, proporcionando benefícios únicos para reparo do dano capilar e evitando o efeito build up”, explica Luciene, destacando que o ingrediente é multifuncional, agindo no córtex e na cutícula.

Testes comparativos de força/resistência, mostraram que SymHair® Restore tem performance similar à queratina, especialmente considerando-se que foi aplicada a metade da concentração (1%) da usada de queratina (2%). Testes adicionais em mechas lavadas com shampoo contendo 1% de SymHair® Restore  demonstraram redução de 82% na fluorescência, em comparação com o placebo, indicando que o ingrediente tem a capacidade de penetrar na fibra capilar e restaurá-la.  “O ativo mostrou-se eficaz também para a cutícula capilar, melhorando a penteabilidade a úmido e a seco, recuperando a hidrofobicidade do fio, aumentando o brilho e luminosidade, reparando pontas duplas, selando a cutícula e suportando claims de nutrição e hidratação”.

Outra indicação de Luciene é o Hydromoist™ Golden, um blend de origem natural contendo óleo de linhaça dourada, óleo de coco e vitaminas, desenvolvido para as necessidades dos cabelos tipo 1-2C, com resultados de maciez, condicionamento e penteabilidade após uma única aplicação. “Testes em mechas demonstraram redução de volume e frizz de 34%. Em formulação leave-on, proporciona efeito liso duradouro mesmo em condições de alta umidade”.

Luciene destaca ainda o Hydromoist™ Blackcurrant, um blend de origem natural indicado para cabelos tipo 3A-4C, que combina óleo de groselha negra, manteiga de coco e vitaminas. “A groselha negra adiciona suavidade e a formação de um filme altamente substantivo pela fibra capilar, ajudando a selar as cutículas e proporcionar maciez e brilho”. Redução do volume e do frizz e definição dos cachos também estão entre seus benefícios.

Proteção e reparação

Karina Camillo, especialista de produtos da IMCD, indica dois ingredientes que promovem efeitos imediatos nos cabelos: o Granrepair Powerbond, desenvolvido para proteger e reparar o cabelo dos procedimentos de clareamento e coloração, e o polímero condicionante N-DurHance™ A-1000.

Karina Camillo, especialista de produtos da IMCD

Considerando que ao reforçar as ligações proteicas da queratina obtém-se uma melhor qualidade da fibra capilar, até mesmo após processos químicos extremos, o Granrepair Powerbond foi formulado para fornecer compatibilidade aquosa com os sistemas de clareamento e coloração para garantir a eficácia desses tratamentos. “A estrutura anfifílica da dimeticona Bis-PCA permite a oxidação dos pigmentos da melanina sem interferir com a penetração de peróxido de hidrogênio na cutícula até o córtex do cabelo. Isto é reforçado pelas propriedades de microemulsão da fórmula, que permite reconstruir ligações de hidrogênio e fortalecer as ligações iónicas dos cabelos”, explica Karina.

O comprimento específico do suporte principal do silicone, segundo Karina, foi projetado para restaurar a hidrofobia natural da fibra capilar, que é removida durante os processos de clareamento e coloração para condicionamento e higiene de longo prazo, sem qualquer acumulação. Além disso, o ativo Granrepair Powerbond proporciona uma maior suavidade, maciez e brilho mesmo após processos químicos extremos.

Já o ativo N-DurHance™ A-1000 é uma solução aquosa, livre de preservante, especialmente desenvolvido para uso em cabelo como polímero de condicionamento substantivo e duradouro. “Ele é fornecido em solução aquosa a 20% de fácil manuseio e não necessita aquecimento ou ajuste de pH. É compatível com uma ampla gama de surfactantes catiônicos e não-iônicos e com alguns surfactantes aniônicos”, destaca Karina.

Entre os benefícios do N-DurHance™ A-1000, comprovados até depois de cinco lavagens, Karina ressalta que ele restaura a superfície do cabelo danificado, devolvendo a hidrofobicidade, confere um efeito de condicionamento semipermanente, melhora significativamente a penteabilidade do cabelo molhado, reduz ou elimina a necessidade do silicone como agente condicionante, não confere build-up e se deposita uniformemente em todos os tipos de cabelo.

Algave azul

Para Karina Teixeira, gerente de marketing da Lubrizol, a chave de cabelos saudáveis e bonitos está nos cuidados diários, seja para manter a saúde dos cabelos ou mesmo reparar os mais extremos danos. “Uma rotina diária de cuidados devolve as propriedades naturais dos fios, reparando agressões causadas por fatores externos e procedimentos químicos, que fazem os fios perderem a flexibilidade e a força, deixando-os secos, quebradiços, elásticos e com pontas duplas”.

Karina Teixeira, gerente de marketing da Lubrizol

Karina observa que produtos que trazem benefícios para a reparação capilar, redução de pontas duplas e o fortalecimento dos fios são cada vez mais procurados pelos consumidores da América Latina. Além disso, muitos consumidores buscam por alternativas ecológicas e derivadas naturais que abordem a sustentabilidade e benefícios específicos para sua rotina de cuidados com os cabelos. “Ao mesmo tempo, procuram soluções de desempenho e já não confiam cegamente nos méritos do ‘natural’ e estão abertos a soluções híbridas, que mesclam ingredientes científicos com produtos naturais para um melhor desempenho”.

A partir da agave azul e agentes condicionantes, a Lubrizol Life Science desenvolveu seu novo ativo condicionador para tratamento capilar, o Capimoist™ hair active. Karina explica que a agave azul, base da tequila e conhecida como mel vegano, é um ingrediente chave para aplicação cosmética, trazendo muitos benefícios para a saúde e beleza. “Crescendo em climas áridos e semiáridos, é uma valiosa fonte de matéria-prima, devido ao seu conteúdo fibroso e complexo de açúcar em suas folhas e núcleo, o que os torna excelentes umectantes naturais ideais para hidratação”.

Além disso, segundo Karina, os açúcares da agave bloqueiam a umidade dentro do cabelo, aumentando a força, a resiliência e a elasticidade, melhorando a capacidade de gerenciamento, enquanto as saponinas se acumulam junto ao colesterol contido na fibra capilar e proporcionam efeito condicionador. “Capimoist™ hair active é um ativo capilar para fornecer propriedades reparadoras, hidratantes e sensoriais a todos os tipos de cabelo, sendo compatível com uma ampla variedade de produtos capilares”.

Em testes de performance antiquebra de cabelos, Capimoist™ propiciou redução de 74% na quebra do cabelo, proporcionou melhor hidratação, penteabilidade e desembaraço em condições úmidas e secas e oferece alinhamento para todos os tipos de cabelo, além de reduzir o frizz, controlar o volume, definir cabelos crespos e reduzir a quebra.

Esterquats inovadores

Para Bianca Cava Tomé, gerente de desenvolvimento de negócios em personal care da Stepan, atualmente os consumidores querem mais dos seus condicionadores. “O cabelo está exposto aos danos químicos, ambientais e influências mecânicas. Com isso, os fios ficam mais frágeis, porosos, quebradiços e com frizz, sendo necessário o uso de produtos que possam proporcionar tratamento imediato, mas também no longo prazo”.

Bianca Cava Tomé, gerente de desenvolvimento de negócios em personal care da Stepan

Na Stepan, segundo Bianca, foram desenvolvidos esterquats inovadores para atender requisitos de desempenho e a demanda por ingredientes prontamente biodegradáveis e de baixa toxicidade, como o STEPANQUAT® Soleil, por exemplo.  “Trata-se de um condicionador capilar moderno, melhor para o cabelo e para o meio ambiente graças ao seu melhor perfil de ecotoxicidade em relação ao BTAC (cloreto de benhentrimônio) e ao CETAC (cloreto de cetrimônio)”, garante.

A Avaliação de eficácia demonstrou que ele promove fácil penteabilidade.  “O STEPANQUAT® Soleil o suaviza cada fio individualmente, para um cabelo super macio e sem efeito de acúmulo. Ele permite pentear facilmente os cabelos úmidos e secos e possui uma grande substantividade”, destaca Bianca.

Teste comprovatório também foi realizado para o benefício antipoluição através da técnica de microscopia eletrônica de varredura (SEM-EDX). As micrografias mostram os depósitos representativos da amostra de cabelo após os processos de tratamento. “Os dados demonstram que STEPANQUAT® Soleil forma um filme de proteção contra a adesão de micropartículas poluentes, facilitando a remoção após a lavagem. Com isso, o ingrediente proporciona 100% de proteção contra poluição”.

Bianca também informa que o STEPANQUAT® Soleil pode ser combinado com STEPANQUAT® ML e STEPAN-MILD® GCC, com resultado de condicionamento imediato durante a aplicação de condicionadores no banho, além de fácil pentabilidade e um ótimo efeito após a secagem.  “Na Stepan, aspiramos sempre inovar, aplicando ciência e tecnologia com excelência para impulsionar as metas de sustentabilidade e crescimento não somente nossa, mas também de nossos clientes”, finaliza.

Base de máscara

Anna Momméja, gerente de marketing de cuidados capilares da Seppic, reforça que a preocupação com o cabelo danificado é uma das mais comuns, por várias razões, como processos químicos de coloração ou alisamento, demasiadas lavagens, estresse mecânico por escovação ou mesmo estresse térmico. “Para facilitar o penteado é essencial proteger e prevenir danos futuros ao cabelo. O uso de condicionadores capilares e os tratamentos intensivos são, portanto, inevitáveis e altamente recomendados”, afirma.

Anna Momméja, gerente de marketing de cuidados capilares da Seppic

A Seppic, segundo Anna, desenvolveu uma formulação de base de máscara capilar capaz de proporcionar cuidado imediato ao cabelo danificado, contendo dois ingredientes chave para isso. O primeiro deles, o SIMULQUAT™ HC 305 é um polímero líquido e catiónico com propriedades de formação de filme que proporciona resistência térmica e melhora o condicionamento do cabelo. Também confere benefícios texturizantes, estabilizando e espessando a formulação e trazendo um agradável sensorial. De sprays a formatos espessos podem ser formulados com um processo a frio eco-amigável, permitindo reduzir a pegada de carbono da fórmula.

   Outro ingrediente destacado presente na base de máscara sugerida é o EMOGREEN™ L19, uma alternativa ao silicone que combina naturalidade, sensorialidade e desempenho condicionante. “Este emoliente natural é inerte, muito estável e facilmente biodegradável”, explica Anna.

Para avaliar o desempenho da formulação, a Seppic focou nas propriedades de pentear a seco e a úmido. Uma aplicação da máscara a frio rinse-off  foi feita em  mechas capilares danificadas e comparada com uma referência do mercado processada a quente e com mechas capilares danificadas não tratadas. No quesito penteabilidade  a úmido, a máscara capilar conseguiu uma redução da força de pentear de 94% contra 96% comparada à referência do mercado. Em penteabilidade a seco, ambos os produtos alcançaram uma redução da força de pentear de 80%. A máscara capilar a frio apresentou um desempenho semelhante à referência de mercado com processo a quente, mas com um menor impacto ambiental.

Anna conta que a base de máscara a frio foi então customizada adicionando-se ingredientes ativos adequados em duas versões para atender diferenciadas necessidades capilares: uma das formulações recebeu o XYLISHINE™, um hidratante e doador de brilho, a outra fórmula, o ALARIANE™ CV, um agente de maciez.

Reforço às defesas

“Seja qual for o corte, a cor, o comprimento ou a textura, o cabelo é, sem sombra de dúvida, uma peça-chave na composição do rosto de uma pessoa. No caso das mulheres, ele é um pilar para a autoestima, feminilidade, poder de sedução e autoconfiança”, observa Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia, que lembra que, para a manutenção saudável dos fios, é necessário um equilíbrio de fatores hormonais, minerais e microbianos, tanto intestinais como locais (couro cabeludo), entre outros.

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia

Ana Paula destaca que o Grupo Solabia possui ativos para tratamento da raiz as pontas do cabelo, garantindo diversos benefícios, como a saúde do couro cabeludo, fundamental para a beleza dos fios. O Saniscalp®, ativo proveniente das sementes prensadas de maracujá, é uma indicação. Ele proporciona uma ação calmante para o couro cabeludo enfraquecido, ao regular a renovação celular e reforçar as defesas naturais, limitando o desequilíbrio do seu microbioma.

Outra sugestão é o Prelliance®, um ativo multifuncional 5 em 1, que possui ação prebiótica anticaspa associado ao tratamento da fibra capilar, diferenciando-se de outros ingredientes anticaspas do mercado. “Esse ativo proporciona brilho imediato em apenas uma lavagem, melhora a penteabilidade do cabelo seco e molhado, tem ação antipoluição e melhora a nutrição e hidratação, com o aumento da substantividade no córtex e na cutícula”, afirma Ana Paula.

Para a região do córtex a sugestão da executiva é o Sublim’Hair®, um ativo obtido pela hidrólise enzimática das sementes de quinoa, que proporciona reestruturação e regeneração imediata pela reposição de aminoácidos sendo ideal para tratamentos intensivos em cabelos danificados.

Já para a cutícula do cabelo e reparação da fibra capilar, ela indica o  Rep’Hair®, uma ceramida biomimética que  repõe o cemento lipídico, reparando a cutícula com efeito anti pontas duplas e diminuição da queda por quebra do fio. Além disso, o Nutrimel® Hair, ativo vegetal obtido por hidrólise controlada dos tubérculos da batata yacon rico em inulina, devolve ao cabelo o brilho de forma imediata.

A vez das pequenas

Apesar de bastante pulverizado, com centenas marcas disputando seu lugar no cuidado da ampla variedade cabelos brasileiros, o mercado nacional de hair care, o quarto maior do mundo, com R$ 23,175 bilhões em 2020, segundo a Euromonitor International, que ainda não consolidou as vendas de 2021, tem mais da metade de suas vendas concentradas em três grandes players globais, Unilever, L’Oréal e P&G.

Com previsão de crescer 16,9% até 2025, acima da média global, que é de 10,7% no período, de acordo com a Euromonitor, o mercado de hair care no Brasil promete um futuro próspero para players menores.  A maior autonomia das marcas brasileiras na tomada de decisões de negócio em comparação aos grandes grupos, o acesso facilitado às mais recentes inovações em ingredientes e tecnologias e o crescimento do comércio online podem causar uma verdadeira onda de oportunidades para marcas que não têm medo de inovar para oferecer produtos nos quais os consumidores estarão realmente dispostos a investir seu dinheiro e confiança.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons Powered by Acurax Blog Designing Company