Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisSunification: proteção solar impera na rotina diária da beleza

Sunification: proteção solar impera na rotina diária da beleza

  • Written by:

Quer no protetor com atributos de skincare, quer na make ou hidratante com FPS, proteção solar é mainstream da beleza

Por Estela Mendonça 

Muito se falou em skinification e agora começa a tomar força o termo sunification, duas principais tendências predominantes no mercado de proteção solar. A diferença é bem sutil, já que a multifuncionalidade é característica de ambas. Enquanto a skinification trouxe para os protetores solares benefícios avançados de cuidados com a pele, a sunification entrega FPS a produtos de várias categorias, especialmente de maquiagem, como pós, bases, corretivos, itens para os lábios e outros.

De acordo com a Euromonitor International, nos últimos anos, houve um aumento notável na incorporação de benefícios de cuidados com a pele na proteção solar. Narrativas baseadas em ingredientes ajudam os consumidores a identificar e selecionar os produtos também eficazes para hidratação, ação antienvelhecimento hidratação, uniformidade e nutrição.

A pesquisa Voice of the Consumer: Beauty da Euromonitor International, realizada no ano passado, mostrou que um número maior de entrevistados nos EUA buscam atributos multifuncionais em cuidados com o sol em 2022 e 2023 do que em 2021,  uma tendência que deverá permanecer nos próximos anos.

A Euromonitor também registrou o avanço das empresas de cuidados com a pele e beleza lançando produtos que incluem proteção FPS, como hidratantes, primers e protetores labiais. Atualmente, os principais concorrentes dos produtos de cuidados tradicionais com o sol são os hidratantes e bases contendo FPS, que podem servir como substitutos.

Sunification em alta

De acordo com o relatório da Mintel The Future of Suncare 2023, mais marcas estão agora incorporando FPS em cuidados com a pele e maquiagem, correspondendo ao crescente interesse do consumidor em adotar práticas de beleza minimalistas. Por outro lado, à medida que as preocupações com as mudanças climáticas aumentam, a necessidade de proteção e adaptação climática aumentará.

Aqui no Brasil, as marcas estão inovando para aproveitar as muitas oportunidades de um mercado que somente no ano passado cresceu 28,8% em 2023, atingindo R$ 5,3 bilhões, segundo a Euromonitor International, que prevê crescimento de 73,3% nos próximos cinco anos, totalizando  R$ 9,2 bilhões em 2028. Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking global de países consumidores de produtos de proteção solar.

Transparência spray

A ISDIN lançou o protetor solar em spray Transparent Spray, nas versões FPS 30 e FPS 50, com textura leve, refrescante e invisível. A fórmula contém Ginger Cell Protect, um extrato de gengibre 100% natural com alto teor de antioxidantes, que oferece proteção celular contra os danos oxidativos provocados pelo sol, além da tecnologia Wet Skin, que permite absorção tanto na pele úmida como na seca, sem deixar a pele esbranquiçada e com resíduos do produto. O jato 360º permite aplicação em qualquer direção, sendo uma ótima opção para áreas de difícil acesso, como as costas.

A marca Barcelona também apostou no protetor solar infantil Gel Cream Pediatrics FPS 50. Indicado para crianças a partir de 6 meses, o produto hidrata como um creme, é refrescante e rapidamente absorvido como um gel. A fórmula contém Sempre Viva, ingrediente de origem natural que ajuda a acalmar a pele, reparar e fortalecer a função da barreira cutânea.

Bastão protetor

O Bastão Protetor Solar Facial FPS 60 Ricca também é novidade. Com um formato que facilita a aplicação e retoque, controla a oleosidade além de ser resistente à água e ao suor. Ideal para ser carregado na bolsa e utilizado ao longo do dia e sempre que for necessário.

Ação antioxidante em dobro

Novidade da Australian Gold, os protetores Antiox Complex oferecem textura ultrafluida, rápida absorção e duas vezes mais ação antioxidante, em comparação com os produtos convencionais. Com versões FPS 50 para o corpo e FPS 70 para a face, são formulados o dobro de extrato de ameixa de kakadu,  potente ativo antioxidante de origem australiana, que combate os radicais livres, preserva o colágeno e previne rugas e linhas de expressão, além de acabamento invisível.

Conceito sportcare

A Pink Cheeks, que explora o conceito sportcare, apresentou recentemente o Sport Powder, um pó translúcido solto que proporciona textura suave e acabamento matte, combinado com FPS 30 e FPUVA 13. Seu efeito soft focus minimiza a aparência de rugas e suaviza imperfeições para uma aparência mais uniforme. Ele pode ser aplicado sobre a maquiagem ou diretamente sobre a pele.

O produto também controla o brilho excessivo e reduz a oleosidade natural da pele. “Nosso objetivo foi proporcionar não apenas uma solução prática para o cuidado da pele, mas também um produto que combina proteção solar avançada com acabamento impecável. Queríamos criar algo que não só protegesse, mas que também elevasse a experiência de quem busca saúde e beleza, seja no dia a dia ou durante atividades ao ar livre”, conta Corina Godoy, cofundadora da Pink Cheeks.

Certificado natural

A Quintal Dermocosméticos lançou no mês passado o Protetor Solar Mineral FPS 50+. O produto contém extrato de Selaginella lepidophylla, conhecido por suas propriedades hidratantes e é composto por 99,9% de ingredientes de origem natural e é certificado Cosmos Natural. Segundo a marca, além de alta proteção contra raios UVA/UVB, protege da luz visível, não esfarela, é resistente à água e suor e proporciona uma sensação de pele limpa e toque seco.

Protetor corporal bifásico

Lançamento da Ollie, o Protetor Solar Corporal Bifásico FPS 35/FPUVA 12, desenvolvido para trazer uma nova sensação para a proteção corporal, conta com textura inovadora, sendo leve e refrescante, possui rápida absorção e fragrância de pitanga. Entre os ingredientes da fórmula, os destaques são niacinamida e extratos vegetais de calêndula e Cassia Alata. Em formato spray, facilita a aplicação e reaplicação do produto e ainda garante benefícios de skincare como ação antioxidante e hidratante por até 6 horas, com resistência

“O protetor bifásico está em linha com a proposta de todos os nossos produtos, precisava ser inovador e não remeter ao tradicional quando se pensa em um protetor corporal. Era essencial lançarmos um protetor corporal que não tivesse ‘cheiro de protetor’, que não fosse pegajoso e que tivesse rápida absorção”, comenta Tarsila Mendonça, fundadora da Ollie. A marca já havia apostado em cuidados corporais com o multifuncional Glow Corporal, óleo iluminador com FPS 40.

Barra protetora

A B.O.B, marca de cosméticos em barras, agora também oferece  seu protetor solar facial mineral, prometendo ser o primeiro zero plástico do Brasil. A novidade possui FPS 45 e FPUVA 15, um protetor de alta proteção com ação comprovada em testes de bloqueio médio de 67% da radiação total da luz visível.  Trata-se de mais uma barrinha de skincare on the go, que pode ser levada para qualquer lugar com praticidade.

Número 1 no Japão

Com mais proteção, mais hidratação e mais economia, Skin Aqua®, marca número 1 em vendas no Japão na categoria de protetores solares de uso diário, do grupo Rohto Mentholatum, apresenta a nova embalagem de 165g do seu campeão de vendas, o Skin Aqua® UV Super Moisture Gel – FPS 50. Ele pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo. Entre os seus ingredientes, estão três tipos de ácido hialurônico, que atuam como uma barreira natural para evitar a perda de água e preservar a hidratação natural da pele.

“Ele não deixa a pele oleosa nem esbranquiçada, algo que costuma ser um obstáculo para pessoas com pele negra. Por isso, o sucesso da marca Skin Aqua continua crescendo, e a versão de 165g foi lançada para ampliar o portfólio e proporcionar ainda mais benefícios aos admiradores da marca”, afirma a diretora de desenvolvimento de negócios da Rohto Mentholatum Brasil, Mônica B. Kolanian.

Ingredientes avançam

“À medida que os consumidores se tornam mais conscientes da importância da fotoproteção diária, a skinification se consolida como uma tendência emergente no universo dos cuidados solares”, avalia Bárbara Bessa, analista de marketing técnico da Focus Química, que aposta em uma mudança nos próximos lançamentos que, além de proteção contra a radiação UV, poderão oferecer uma série de benefícios como hidratação, fortalecimento da barreira cutânea e proteção contra a luz azul.

Bárbara Bessa, analista de marketing técnico da Focus Química

Bárbara Bessa, analista de marketing técnico na Focus Química

A dsm-firmenich, representada da Focus Química, alinhada com esse conceito, realizou novos estudos com diversos ingredientes, como o PENTAVITIN® (INCI: Saccharide Isomerate, Aqua, Sodium Citrate, Citric Acid). O ativo é obtido por meio da transformação de açúcares do milho em um complexo de açúcar semelhante ao NMF da pele.  “Ele aumenta a hidratação e fortalece a proteção da barreira cutânea, reparando danos induzidos por UVB”, afirma Bárbara. A comprovação de seus benefícios foi observada pelo aumento de filagrina (veja na imagem abaixo), loricrina, involucrina, transglutaminase 1, queratina 1 e queratina 10, além de acalmar a pele, reduzindo citocinas pró-inflamatórias como IL-8 e TNFα.

Bárbara também lembra que os antioxidantes continuam sendo amplamente usados em produtos de cuidados solares e destaca da dsm-firmenich o ALPAFLOR® EDELWEISS CB (INCI: Leontopodium Alpinum flower/leaf extract, Glycerin, Citric Acid), um ingrediente alpino cultivado organicamente, que previne o envelhecimento precoce e demonstra eficácia no rejuvenescimento da pele. “Estudos recentes demonstram a redução de marcadores de estresse oxidativo induzidos por UV e a diminuição das AGEs em todas as zonas do rosto”.

Polipeptídeos naturais

Daniella Francischetti, especialista em inovação para bioativos na BASF

Daniella Lopes Francischetti, especialista em inovação para bioativos da BASF, observa que, de acordo com a Mintel, 78% dos consumidores dos EUA estariam dispostos a pagar mais por protetores solares que possuam benefícios para a pele. “Um dos benefícios mais procurados é o cuidado pró-idade, e os peptídeos são os ativos heróis do momento”, comenta.

A BASF desenvolveu o PROTEASYL®, um ativo composto por polipeptídeos naturais que atuam na comunicação celular, estimulando ou inibindo moléculas responsáveis pela tonicidade nas diferentes camadas da pele. Com eficácia comprovada, ele estimula a síntese de colágeno e elastina, melhorando firmeza e elasticidade (veja na imagem abaixo).

Além disso, segundo a especialista da BASF, PROTEASYL® aumenta a produção de proteoglicanas, essenciais para a organização e integridade da epiderme e JDE, melhorando a hidratação. Ele também tonifica a pele pela inibição da elastase e plasmina, e possui efeitos prebióticos, aumentando as concentrações de ácido lático, podendo ser considerado também um pós-biótico. “Vale ressaltar que o PROTEASYL® é perfeitamente compatível com formulações de protetores solares, podendo ser utilizado em emulsões O/A e em ampla faixa de pH”.

Para potencializar as formulações de protetores solares, a BASF recomenda o TINOMAX™ CC, um ingrediente funcional 100% natural, certificado COSMOS e Natrue. “TINOMAX™ CC prolonga a proteção UV, otimizando o FPS e a proteção UVA, além de melhorar a sensação na pele e reduzir a oleosidade, garantindo uma fórmula mais eficaz e confortável para o uso diário”, acrescenta Daniela.

Blends botânicos

Isabella Bagni Nakamura, especialista de aplicação na Kobo

Considerando que o mercado de proteção solar está cada vez mais multifuncional, exigindo produtos disruptivos e práticos que facilitem a rotina diária e entreguem benefícios completos, do tratamento à proteção, a  Kobo Products, Inc. desenvolveu a linha de boosters de FPS Sunboost. “São blends botânicos e antioxidantes que beneficiam a pele de maneira completa e entregam bem-estar e cuidado no longo prazo enquanto protegem”, ressalta Isabella Bagni Nakamura, especialista de aplicação.

A linha é composta por três boosters:  SunBoost AEB Natural (Argania Spinosa Kernel Oil, Tocopherol, Bisabolol), SunBoost AFB Natural (Argania Spinosa Kernel Oil, Ethyl Ferulate, Bisabolol) e SunBoost ATB Natural (Argania Spinosa Kernel Oil, Tocopheryl Acetate, Bisabolol).

Isabella explica que, quando adicionados a protetores solares com ativos minerais ou orgânicos, ou mesmo com uma combinação dos dois, o FPS e o PFA medidos in vivo são drasticamente aumentados em até 30%. SunBoost AEB Natural e SunBoost AFB Natural são aprovados COSMOS e SunBoost ATB Natural é aprovado ECOCERT.

De acordo com a especialista da Kobo, esses ingredientes oferecem grandes benefícios ao formulador ao reduzir a quantidade de filtros solares necessários para atingir a proteção UV balanceada e permitindo, por exemplo, que outros ingredientes como modificadores de sensorial e emolientes sejam adicionados à composição, otimizando aplicação e eficácia. “No entanto, é o consumidor quem mais se beneficia dos atributos da linha com claims de antioxidação, ação anti-inflamatória e calmante somados à ação protetora dos filtros”.

Proteção long lasting

Fabrícia Souza, coordenadora de mercado na Bandeirante Brazmo

“Sabemos que a utilização dos filtros solares é fundamental não apenas para evitar envelhecimento precoce, mas principalmente preservar a saúde da pele e prevenir o desenvolvimento do câncer”, reforça Fabrícia Souza, coordenadora de mercado da Bandeirante Brazmo.

Fabrícia observa que a luz UVA representa aproximadamente 95% da radiação UV total e pode penetrar profundamente nas camadas da derme, estimulando a produção de radicais livres. “Embora seja responsável por vários danos à pele, como fotoenvelhecimento, reações alérgicas, hiperpigmentação e risco de câncer, muitas vezes, é difícil fornecer proteção UVA adequada, confiável e duradoura em produtos cosméticos”, pontua.

Para enfrentar esse desafio, a Bandeirante Brazmo apresenta o Elixi-Sun A Plus®, um DHHB (Diethylamino hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate) de elevado grau de pureza, produzido em uma planta altamente tecnológica. “Utilizando o que há de mais recente em termos de segurança e tecnologia e com certificação Halal, Elixi-Sun A Plus® é um filtro UVA altamente eficaz, fotoestável e que proporciona proteção long lasting, afirma Fabrícia.

A executiva da Bandeirante Brazmo destaca que o Elixi-Sun A Plus® previne o envelhecimento prematuro e danos à pele, proporcionando excelente proteção contra radicais livres. Além disso, é fácil de processar, devido ao seu baixo ponto de fusão e alta solubilidade em fase oleosa, e possui boa compatibilidade com outros filtros UV orgânicos ou minerais e demais ingredientes cosméticos.

Poderosos antioxidantes

Para aderir à tendência de protetores solares multifuncionais com benefícios de cuidado com a pele, a Barentz Brasil destaca, entre as soluções de seu portfólio, o emulsionante à base de oleossomas para proteção solar CapSol™,  da parceira Sharon, que  facilita o desenvolvimento de cremes e loções de última geração, naturais e por processo a frio.

Ana Freire, coordenadora de novos negócios na Barentz no Brasil

“O CapSol™ tem a capacidade de carregar filtros UVA e UVB dentro do seu núcleo de triglicerídeos e na parte externa da sua esfera e liberar os filtros lentamente sobre a superfície da pele, garantindo um booster de FPS e maior tempo de proteção”, explica Ana Freire, coordenadora de novos negócios da Barentz no Brasil, destacando que o ingrediente também confere nutrição e reposição lipídica à pele, sendo um ótimo ativo hidratante e protetor cutâneo.

Para compor a formulação, a Barentz oferece o InfraGuard, da parceira Mibelle, um ativo, um ativo que combina taninos de tara, poderosos antioxidantes, com brotos de girassol orgânicos, para proteger a pele de forma eficiente contra os efeitos nocivos do infravermelho (RI) e da luz azul.

Ana reforça que estudos recentes demonstraram que o infravermelho gera altas quantidades de radicais livres na pele e que os filtros UV não filtram nem refletem a radiação infravermelha. Consequentemente, não protegem a pele contra esse tipo de estresse oxidativo. Embora de maneiras diferentes, tanto a radiação UV quanto a IR induzem a destruição do colágeno.

O InfraGuard, segundo a coordenadora da Barentz, protege a pele contra os efeitos pró-envelhecimento da IR por meio de dois mecanismos: bloqueando a formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) dentro das mitocôndrias e estimulando as funções mitocondriais, aumentando a síntese de colágeno e efeito anti-fotoenvelhecimento cutâneo.

“A combinação desses dois ativos gera uma fórmula de proteção solar minimalista e efetiva, suprindo e substituindo o uso de muitos produtos de skin care”, afirma Ana Freire.

O que vem por aí

Para a Euromonitor, a preocupação crescente dos consumidores em saúde e segurança persistirá, resultando em uma observação mais profunda dos ingredientes e dos produtos de beleza incorporados em sua rotina de autocuidado. “No futuro, as marcas terão que ser mais precisas e transparentes sobre seus ingredientes, formulações e alegações de produtos para construir confiança e lealdade com os consumidores”, escreveram em artigo as analistas Sonali Jagadev e Olivia Stelmaszczyk.

No relatório The Future of Suncare, a Mintel destaca que, enquanto a integração do FPS em cuidados com a pele e maquiagem reflete a tendência crescente de sunification, as marcas enfrentam o desafio de equilibrar entre manter a identidade distinta dos cuidados com o sol e atender às necessidades em evolução do consumidor. “A dinâmica única do mercado oferece oportunidades de inovação, incluindo abordar diversos tons de pele e preocupações relacionadas ao clima, bem como melhorar a eficácia do produto. Ao adotar estratégias centradas no consumidor e alavancar a tecnologia, as marcas de proteção solar podem responder efetivamente a esse cenário em mudança”.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Web Design Company