Afirmando seu papel transformador de dentro para fora, a Unilever avança ainda mais em sua agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão
Como reforço ao seu papel de impulsionadora da agenda de diversidade, equidade e inclusão no mercado, a Unilever anuncia a ampliação do atendimento ao consumidor na Língua Brasileira de Sinais (libras), por mais marcas da companhia: OMO, Hellmann’s e Kibon, além de Rexona, que conta com o sistema desde o início do ano. Agora, os consumidores surdos podem contatar diretamente o sistema de atendimento, nos sites das marcas, e serão atendidos por vídeo chamada, por profissionais especializados na comunicação na Língua de Sinais.
O atendimento é realizado em parceria com a startup Pessoalize, e funciona de segunda à sexta, das 9h às 18h. Os atendentes, que também são pessoas surdas, foram treinados para responder pelas marcas e estão à frente dessa atividade há aproximadamente 6 meses. A iniciativa também colabora com a empregabilidade e a inserção de pessoas surdas no mercado de trabalho.
“Além de acessibilidade para todos os clientes surdos das marcas, queremos, por meio do nosso exemplo, mostrar que é possível pessoas com deficiência serem protagonistas e construírem carreiras sólidas em qualquer área de atuação. A Unilever tem sido nossa aliada nesta causa, afirma Edy Pereira, Head de Acessibilidade na Pessoalize.
O atendimento é realizado da seguinte forma: o consumidor surdo entra no site da marca, onde encontrará a opção de atendimento em Libras. Ao clicar no link, será imediatamente direcionado para uma vídeo chamada com um profissional usuário da Língua de Sinais.
“Ter ações concretas e que gerem impacto em toda a sociedade nos enche de orgulho. Sabemos da nossa responsabilidade e, principalmente do impacto positivo que um atendimento adequado tem na vida das pessoas. Por esse motivo, estamos trabalhando para aumentar ainda mais o atendimento para pessoas surdas e incluir ainda mais marcas nesse sistema” conta Betânia Gattai, gerente da área de Atendimento ao Consumidor da Unilever.
Newsletter interna da Unilever é 100% inclusiva
Com mais de uma década dedicada à evolução da sua agenda de diversidade e inclusão, a companhia tem como meta global alcançar uma cultura inclusiva e igualitária, eliminando qualquer preconceito e discriminação em suas práticas e políticas, com ações que transformem de dentro para fora, inspirando a sociedade e o mercado. Para impulsionar essa meta, a Unilever Brasil transformou a newsletter diária da companhia, chamada Um Minuto de Notícias (UMN), que foi repensada para atender a todas as pessoas.
O boletim, que antes era lido por pessoas com deficiência visual por meio de uma ferramenta de adaptação, agora está 100% inclusivo, com uma opção de leitura imersiva e descrição das imagens que possibilita que este público consiga ler as notícias internas assim que recebem a comunicação. Assim como no Um Minuto de Notícias, todas as peças de comunicação são criadas com cuidado, para evitar contrastes que interfiram na visualização por pessoas com baixa visão, por exemplo. Everton Oliveira, funcionário da área de Talent Advisor da companhia, descreve com emoção a oportunidade de conseguir ler pela primeira vez o Um Minuto de Notícias inteiro. “Fiquei emocionado. Com a ajuda do software de leitura, hoje consigo ler perfeitamente o “UMN” inteiro, as descrições e demais elementos estão ótimos para a nossa leitura.”
Os avanços para deixar a comunicação interna da companhia ainda mais inclusiva engloba também eventos internos para todos os funcionários no Brasil, que possuem tradução em libras, bem como todos os vídeos da comunicação interna. “Todos os dias contribuímos um pouco para a cultura inclusiva e avançamos ainda mais na nossa agenda de diversidade. Conseguir criar essa comunicação acessível, inclusiva e humanizada para todos os nossos funcionários é um grande avanço e uma vitória para todos nós neste mês representativo”, celebra Maria Isabel Esteves, Coordenadora De Comunicacao Interna da Unilever Brasil.