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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisVendas de produtos waterless de higiene e beleza crescem 62,2% em um ano

Vendas de produtos waterless de higiene e beleza crescem 62,2% em um ano

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Pesquisa da NPD Group constata crescimento das formulações sem água nas principais categorias de skincare

Por Estela Mendonça

Para quem ainda dúvida do potencial dos produtos de higiene e beleza waterless, que não contêm água na formulação, é bom saber que dentro do mercado monitorado pela NPD Group, no período de julho de 2021 a julho de 2022, as vendas desses produtos cresceram 62,2% no Brasil, atingindo mais de R$ 6 milhões de vendas.

“Em 2022, os produtos waterless já representam 7,9% das principais subcategorias de skincare, como cuidado com os olhos, limpeza facial, limpeza dos olhos, hidratantes, especialistas em idades, tônicos e produtos multibenefícios. Em 2021 a categoria representava 5,7%”, afirma Ana Seccato, diretora comercial para Argentina e Brasil da NPD Group.

Ana Seccato, diretora comercial para Argentina e Brasil da NPD Group

Ana ressalta que, tirando a água da composição de cosméticos, além de torná-los mais concentrados, eficientes e com maior durabilidade, também dispensa a necessidade de conservantes sintéticos pesados, que são usados para evitar a proliferação de fungos e bactérias em ambientes úmidos. “Um exemplo de produtos que não possuem água na sua composição são os produtos à base de óleo”.

Confirmando a tendência, durante sua participação na Semana Abihpec de Mercado, realizada este mês, Fernanda Pigatto, diretora global de marketing da Beautystreams, ao abordar os movimentos que vão guiar a atuação do setor de HPPC e o consumo nos próximos anos, destacou que, entre as ações voltadas ao meio ambiente que têm assumido uma nova importância global, o crescimento dos produtos sólidos é um dos principais, ressaltando que o interesse dos consumidores por esses produtos vem aumentando nos últimos seis anos.

Óleos antioxidantes

Uma onda de lançamentos de produtos sem água na formulação vem sendo notada. A Sallve, por exemplo, acaba de lançar dois novos produtos: Óleo Antioxidante Facial e Óleo Antioxidante Corporal. Agindo sobre linhas de expressão, manchas, hidratação e manutenção de colágeno (facial) e circulação, firmeza, elasticidade e hidratação (corporal), ambos os produtos possuem fórmulas cosméticas anidras (sem água) e entregam um sensorial diferente do qual já conhecemos. “Isso dá a possibilidade de incorporação de ativos potentes e que tem a característica oleosa na formulação, que em um veículo oleoso se tornam ainda mais estáveis e trazem maior benefício para a pele. Nós trouxemos também a astaxantina no óleo facial, um ingrediente inédito em cosméticos no Brasil. É um antioxidante que é 6 mil vezes mais poderoso que a Vitamina C. Esses resultados nos motivaram para depositarmos uma patente desta tecnologia”, comenta Carine Dal Pizzol, gerente de pesquisa & desenvolvimento da Sallve.

Pastilha dental

Simple Organic ampliou seu portfólio de produtos com fórmulas waterless com a pastilha dental Taste para substituir os itens comuns de oral care como as pastas e antissépticos bucais. O produto é livre de sulfatos, triclosan, parabenos, aromas e adoçantes sintéticos, comumente utilizados nas opções convencionais do mercado. Como alternativas, a marca apostou no xilitol, adoçante natural de origem botânica, e na Mentha Piperita e Arvensis, dupla que traz a sensação de refrescância e hálito fresco. Enquanto cremes dentais e enxaguantes utilizam 30% e 90% de água em suas composições, a pastilha Taste é formulada sem a adição desse ingrediente.

Pó de limpeza facial

A espanhola Beauté Mediterranea apresentou na Cosmoprof o Detox Cleansing Powder Pó de limpeza facial com ação esfoliante. O produto  transforma-se em espuma cremosa ao entrar em contato com a água. Tem uma ação esfoliante suave e promete deixar a pele limpa, sedosa e radiante. Combina carvão de bambu, com propriedades desintoxicantes, com cinzas vulcânicas da Ilha de Jeju, ricas em minerais que limpam as impurezas, vestígios de sujeira e o excesso de sebo que se acumula na pele.

Sólidos para os cabelos

A Linha Sólida da Hidratei Cosméticos, lançada recentemente, conta com shampoo detox, shampoo nutritivo e máscara hidratante, todos em barra. Segundo a marca, além de ser livre de água, as fórmulas possuem Pantenol, manteiga de karité e óleo de abacate, ingredientes que já estão presentes no spray leave in da Hidratei.

Protetor solar sólido

Protetor Solar Sólido Fps 50 Lixo Zero, lançado pela Bhava, é embalado em papel semente e proporciona a proteção física FPS 50, tanto para o corpo como para rosto. Formulado com óleo de buriti e café verde, óxido de zinco e dióxido de titânio, é indicado para todos os tipos de pele. Com fórmula não oleosa e toque seco, é resistente à água e suor, não escorre nos olhos, sendo ideal para a prática de esportes.

Balm de limpeza

O Cleansing Balm Espanza é demaquilante sólido para limpeza da pele que se utiliza de uma mistura de óleos e manteigas que, quando emulsionados, ajudam na limpeza da pele e, principalmente, remoção da maquiagem, além de ajudar na hidratação.

Perfil sustentável

Elaine Sant’ Anna, gerente de mercado para a América Latina da Univar Solutions, lembra que os formatos sólidos, além de economia de água, são muito indicados para personalização de fórmulas. Em abril, a empresa lançou globalmente a campanha Forever Impressions, que trouxe entre os protótipos sugeridos, um condicionador sólido DIY (Do it Yourself, Faça Você Mesmo, em português), que não possui água e pode ser personalizado para atender às necessidades dos diferentes tipos de cabelo. Basta adicionar água em um recipiente junto com a barra, aquecer e misturar.

Elaine Sant’ Anna, gerente de mercado para a América Latina da Univar Solutions

“Sem dúvida a chave desse impulsionamento vem pelo seu perfil sustentável e pela diminuição dos impactos desde a água reduzida na fabricação,, como no transporte, e embalagens, dentre inúmeros benefícios ambientais que eles nos proporcionam”, avalia Elaine, que destaca o Danox HC-30 como um dos principais ingredientes responsáveis pelo formato e alta performance do condicionador sólido.

O Danox HC-30, segundo a gerente da Univar, contém dois agentes condicionantes diferentes, álcool graxo para conferir a viscosidade e garantir a emulsão e ácido lático para ajuste de pH. Por possuir as moléculas de Behenamidopropyl Dimethylamine, que é um amina de cadeia longa muito utilizada para alto desempenho de condicionamento, e  Dipalmitoylethyl Hydroxyethy lmonium Methosulfate, um ésterquat muito utilizado também para conferir efeito antiestético, o Danox HC-30 confere alto condicionamento, efeito anti frizz e desmaio dos fios. “É considerado um dos agentes condicionantes mais potentes de nossa linha”, afirma.

Quanto às aplicações, Elaine explica que o Danox HC-30 pode compor qualquer formulação que seja emulsão, como condicionadores, máscaras, leave-on, creme de pentear, sprays e, dependendo do conceito do produto, ainda pode ser incluído em formulações de creme corporal em baixas concentrações para trazer mais emoliência à pele.

Elaine acrescenta que, por ser constituído de álcoois graxos, o Danox HC- 30 faz parte da estrutura da formulação, apresentando-se como uma combinação ideal para conferir formato e alto desempenho de performance de condicionadores e máscaras sólidas. “Podemos assegurar que o Danox HC- 30 também é um excelente amigo do meio ambiente, por ter seu perfil eco toxicológico muito bem avaliado quando comparamos com outros agentes condicionantes”.

Protetor solar sem água

Julianna Gonçalves, coordenadora de produto da Colormix Especialidades, avalia que os cosméticos sustentáveis ganham cada vez mais a atenção do consumidor moderno, que busca alternativas que aliam segurança, eficácia e preservação de recursos naturais. “As formulações com redução ou isentas de água, surgem nesse contexto como uma oportunidade para explorar as novas demandas, além de promover benefícios, como redução da necessidade de embalagens plásticas, ingredientes concentrados, uso de menor quantidade de conservantes, devido à redução de água livre na fórmula, e pela praticidade para o dia a dia”.

Para a demanda de proteção solar sem água, a aposta da Colormix Especialidades é o Apalight EMS Powder, um ativo mineral baseado na hidroxiapatita de cálcio funcionalizada, certificado Cosmos/Icea, que atua como filtro solar e ativo para cuidado da pele. “Ele oferece possibilidades de desenvolvimento de produtos aquosos ou anidros e é uma excelente opção para substituição de dióxido de titânio, pois sua cobertura solar age de maneira semelhante, com textura mais leve, sem deixar o efeito esbranquiçado, indesejável após aplicação e sem causar danos ao ecossistema marinho”, explica Julianna.

Em testes realizados pela Colormix Especialidades, o valor de FPS conquistado com Apalight em base emulsão a 25%, junto ao óxido de zinco a 4%, foi de 33,04 e o UVA de 12,80.

Há ainda, segundo Julianna, estudos que sustentam apelos de suavização dos sinais de envelhecimento, aumento da firmeza e elasticidade da pele, além do efeito soft-focus em linhas e rugas. Na avaliação in vivo em 10 voluntários de 40 a 70 anos, com o Apalight em 6%, sobre base emulsão, após quatro semanas, o efeito de suavização de sinais de envelhecimento foi observado em seis deles, que apresentaram diminuição nas linhas finas, enquanto três mostram diminuição do volume de rugas profundas (veja foto).

Jullianna pontua que, apesar de inovador, um protetor solar físico natural sólido envolve alguns desafios que podem impactar na espalhabilidade durante a aplicação e comprometer a performance de proteção. “O Cosphaderm® Feel, um éster de cadeia média, capaz de melhorar os aspectos sensoriais do produto, tanto por ser um ótimo agente dispersante de pigmentos e filtros, como lubrificante para fórmulas com alta concentração de ingredientes em pó”, recomenda.

Ativos solúveis em óleo

Para Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen, o conceito waterless é uma das grandes tendências no segmento cosmético: “Observamos um crescimento acelerado dessa novidade que faz parte de um movimento global de sustentabilidade”.

Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen

A Tovani Benzaquen, em parceria com a Natura-Tec®, oferece ao mercado um extenso portfólio de ativos solúveis em óleo com eficácia comprovada à base de microalgas. Rosangela explica que o cultivo dos extratos de microalgas baseia-se no modelo de economia circular. O processo de obtenção é patenteado, com uso da energia verde produzida por um sistema de reciclagem de resíduos em um circuito fechado, onde o CO2 resultante é purificado e utilizado para alimentar as microalgas, garantindo menor pegada de carbono.

São ativos com certificação Cosmos indicados para produtos waterless com eficácia comprovada tais como, óleos para rosto, corpo e cabelo, sticks faciais e corporais, shampoo, condicionador e hidratante sólido, entre outros.

Entre eles, Rosângela destaca o NATURA-TEC MARINE BLUE REVELATION 50+™, blend das microalgas Cylindrotheca fusiformis (Brown Diatom) e Nannochloropsis oceanica (Green Eustigmatophyceae) em trioleína.    Com o conceito pro-age, apresenta uma abordagem integrativa para pele madura. Nos estudos clínicos, apresentou resultados significativos após 15 dias de uso, com um aumento expressivo na hidratação, elasticidade e redensificação da pele. Reduz rugas moderadas e profundas, principalmente as rugas verticais, mais difíceis de reduzir, bem como as nasolabiais, pescoço e colo.

Já o NATURA-TEC MARINE OCEANMIST CL™, microalga Nannochloropsis oceanica é rico em fitoesteróis e ômegas. Nos estudos in vitro e in vivo, segundo Rosangela, observou-se o fortalecimento da função de barreira cutânea, redução do processo inflamatório e equilíbrio da microbiota da pele. “Como promove a homeostase da pele, é ideal para tratamento de peles sensíveis, atópicas e desidratadas”, sugere.

Surfactante em pó

“Os produtos de higiene pessoal vêm ganhando mercado desde 2019 e devem continuar crescendo até 2028”, aposta Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, que aponta os avanços tecnológicos na fabricação de produtos mais concentrados ou sem água, bem como a contínua demanda dos consumidores por formulações ecologicamente corretas e sustentáveis como os principais impulsionadores desse crescimento. “Os consumidores também estão atentos às embalagens em busca da sustentabilidade, optando por produtos concentrados ou sem água que possam ser embalados em papel, reduzindo o uso de plásticos”.

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan

Fernanda ressalta que a Stepan Personal Care está sempre atenta e  acompanhando as tendências de consumo, inovações e insights de mercado,  para ajudar os formuladores a entender melhor a experiência do consumidor no atendimento às suas necessidades.

A especialista cita como exemplo de produto do portfólio global de ingredientes suaves e seguros da Stepan, que combinam a ciência mais recente com prioridades ambientais em evolução, o LATHANOL® LAL POWDER (Sodium Lauryl Sulfoacetate), um surfactante aniônico em pó de origem natural e sem sulfatos, que fornece uma espuma cremosa e duradoura, deixando uma sensação de pele suave e hidratada.

“O LATHANOL® LAL POWDER é um ótimo substituto para os isetionatos, porque é mais solúvel e estável em formulações, proporcionando benefícios semelhantes, como cremosidade”, indica Fernanda, destacando que ele também pode ser facilmente solubilizado em formulações sólidas e em pós.

Os formuladores que desejem explorar o crescente mercado de produtos waterless, segundo Fernanda, podem contar também com o serviço técnico da Stepan, para auxiliar no desenvolvimento de formulações, e com o Laboratório de Atendimento Virtual, localizado em São Paulo, e se conectarem  online com os cientistas da empresa para trabalhar lado a lado em seus projetos de produtos waterless e muitos outros.

Rápida secagem

Isadora Gabriela Alves Teixeira, analista de marketing da BASF, aponta a escolha dos tensoativos como um dos grandes desafios dos produtos waterless. Esses ingredientes devem conter baixa concentração de água, serem facialmente incorporados com outros ingredientes, possuir bom aspecto de sustentabilidade e performance.

Isadora Gabriela Alves Teixeira, analista de marketing da BASF

Em 2022, a BASF lançou Texapon® SFA UP Powder, tensoativo em pó que, segundo Isadora, possui diversos atributos que atendem como solução para todos os desafios do desenvolvimento de fórmulas waterless. “É um ingrediente 100% derivado de fontes naturais, prontamente biodegradável, excelente compatibilidade com a pele, tear-free, boa espuma e que auxilia no condicionamento”, explica, acrescendo que seu formato em pó permite aplicação em diversas formulações alinhadas com a tendência waterless, como shampoos e sabonetes em pó ou em barra.

Outro atributo que contribui para redução de desperdícios de recursos é a redução de tempo de secagem do cabelo ao utilizar um shampoo formulado com o ingrediente. Na imagem abaixo é possível visualizar como Texapon® SFA UP Powder reduz 1/3, ou 4 minutos, do tempo de secagem do cabelo comparado a um benchmark.

Já pensando em hidratação, uma das soluções BASF para produtos waterless sugerida é o Cetiol® SoftFeel, um emoliente semissólido, 100% natural, que atua como alternativa clean ao petrolato, com eficácia comprovada em pele e cabelo. “Cetiol® SoftFeel é a solução ideal para fórmulas de hidratantes ou condicionadores sólidos, devido a sua característica de se fundir em contato com a pele, garantindo a deposição do produto, além de proporcionar uma excelente espalhabilidade e um sensorial final de maciez e cuidado”, ressalta Isadora.

Outra aposta da BASF para produtos waterless é o seu mais recente lançamento em biopolímeros, o VerdessenceTM RiceTouch, um amido modificador de sensorial, 100% natural e rapidamente biodegradável. De acordo com Isadora, ele é ideal para formulações em pó, como xampus, incluindo a versão a seco, atuando de forma eficaz na redução da oleosidade capilar, além de ser um excelente veículo para formulações em pó, proporcionando boa fluidez e um baixo nível de partículas em suspensão. “Além do conceito waterless, as alternativas BASF Cetiol® SoftFeel e VerdessenceTM RiceTouch, garantem mais sustentabilidade aos produtos finais”.

Emulsões anidras

Claudia Asano, analista de produtos da Volp, reforça que a ausência ou redução de água nas formulações permite a apresentação dos produtos em algumas formas, como pó, em barra, bastão, 100% óleo e outros.

“O fato de o produto ser waterless já o faz mais concentrado do que a grande maioria dos cosméticos comercializados normalmente, o que traz benefícios em toda cadeia”, observa Cláudia, citando alguns benefícios de um produto concentrado, como apresentar performance superior para o consumidor e para o meio ambiente, ao diminuir o desperdício de água e a quantidade de embalagens do produto .

Claudia Asano, analista de produtos da Volp

“A waterless beauty é uma forma de repensar nosso olhar para o mundo e também inovar a indústria”, afirma a analista da Volp que, alinhada a esse novo olhar, apresenta algumas soluções ao mercado que busca por novas texturas e apresentações.

Na forma de agulhas, o Galsoft SCI 85 (Sodium cocoyl isethionate), segundo Cláudia, mostra-se como ideal para a formulação de shampoo sólido. Além disso, é um tensoativo suave com alto grau de pureza, alto poder de espuma e livre de sulfatos.

Para emulsões anidras, o Miracare OMG (Cetyl betaine, glycerin, hydroxypropyl guar) é capaz de formular emulsões com até 80% de carga oleosa, possibilitando formulações de géis transparentes. “Ideal para cleansing oil ou produtos auto emulsionáveis, esse tipo de cosmético waterless, além de diminuir o desperdício de água, traz como principal diferencial as suas texturas inovadoras”, garante Cláudia.

“Ainda falando sobre produtos inovadores, é perceptível a volta dos produtos em bastão (ou stick), não somente nos desodorantes, mas também em hidratantes, por exemplo”, diz Cláudia. Para esse tipo de aplicação, indica o  SLVR’Coffee, uma matéria-prima derivada da casca do café, subproduto de sua torra, que é altamente hidratante, protege a epiderme contra agentes internos e externos, assim como diminui a perda de água transepidermal, promovendo um aumento na qualidade da barreira hidrolipídica da pele. “De natureza lipossolúvel e aspecto de manteiga, ele é ótima opção para formular sticks hidratantes”.

Redução da hiperpigmentação

Para atender à demanda dos consumidores pela compra sem culpa, em que o desejo momentâneo abre espaço para indulgências mais conscientes, Mariana Yamamoto, gerente de marketing e produtos Chemyunion, avalia que as marcas precisam oferecer uma boa experiência, performance e, principalmente, entregar valor sem causar impactos negativos ao meio ambiente.

Mariana Yamamoto, gerente de marketing e produtos Chemyunion

“Formulações sem água vêm liderando as escolhas dos consumidores”, afirma Mariana, citando que, segundo a Mintel, em 2019, quase metade dos produtos sem água lançados eram produtos para a pele. Já em 2020, com a pandemia da Covid-19 e o foco maior em higiene pessoal, o número de lançamentos de produtos em barras para lavagem e limpeza das mãos aumentou significativamente.

Atenta às mudanças, a Chemyunion oferece ingredientes que proporcionam experiência sensorial e funcional para as formulações sólidas. Um deles é o Iselight, um ativo de fácil incorporação que atua na causa das manchas da idade, promovendo limpeza e homeostase celular, ao mesmo tempo em que reduz a hiperpigmentação difícil de tratar que se forma nas regiões das mãos e rosto, além de resgatar a textura suave e elasticidade da pele. Um estudo realizado com mais de 60 voluntários mostrou melhora da homogeneização das mãos em 63% deles após 56 dias de tratamento e 42% de melhora na uniformização do tom da pele facial após 28 dias.

Thiago Duccini, gerente de marketing e produtos de cuidados com os cabelos da Chemyunion, observa que mais de 40% das fórmulas gerais em tratamentos capilares lançadas globalmente, utilizam “brilho” como principal claim, mas ainda não relacionam esse benefício a ganhos ambientais. “É interessante pensar, por exemplo, em formulações capilares que sejam rinseless (sem enxágue) ou que apresentem formatos sólidos, como shampoo ou condicionador em barra”.

Thiago Duccini, gerente de marketing e produtos de cuidados com os cabelos da Chemyunion

Nesse contexto, Duccini destaca o  Proshine®, ingrediente que contém ésteres de origem 100% vegetal, com alto índice de refração, que ativam o brilho intenso dos fios ao interagirem com as proteínas da fibra capilar, além de proporcionar mais intensidade da cor dos cabelos. “Projetado dentro dos preceitos da Química Verde, Proshine® garante alta performance de brilho e realce da cor para todos os tipos de cabelos”, explica. Sua formulação é compatível com shampoos e condicionadores sólidos, além de ser 100% biodegradável e possuir eficácia comprovada.

“As formulações sem água vão além de uma simples tendência, elas estão influenciando o mercado a realizar uma adequação rápida de sua cadeia de produção, para torná-la cada vez mais sustentável”, afirma Duccini.

Ceras naturais

“Com a escassez de água em nível global, muitas preocupações e medidas preventivas começaram a ser colocadas em prática. O cálculo aproximado de água doce disponível no mundo atualmente é de 3 %, sendo mais de 2% localizadas nas geleiras e, portanto, menos de 1% está disponível para consumo”, reforça Luíza Torquato, marketing técnico da quantiQ Caldic.

Luíza Torquato, marketing técnico da quantiQ Caldic

Luiza lembra que a tendência watterless beauty surgiu na Coreia do Sul e que, embora abranja todos os mercados, ganhou destaque no mercado cosmético, principalmente com produtos sólidos, como shampoos, condicionadores, protetores solares, máscaras faciais.

Neste contexto, Luíza destaca que a quantiQ Caldic, distribuidora de especialidades em ingredientes e produtos químicos, pode ser um  parceiro para atender a essa necessidade do mercado, citando o portfólio de ceras naturais sintéticas de baixo peso molecular da representada Cirebelle, fabricante reconhecida globalmente em personal care.

“A Cirebelle conta com a linha CireWax de ceras com diferentes pontos de fusão, que permitem o desenvolvimento de diversas texturas e que conferem alta estabilidade oxidativa em emulsões, por exemplo. Além disso, proporciona atributos sensoriais e atua como agentes espessantes e modificadores de reologia”, explica Luíza.

Além de possuir alto teor de pureza, as ceras da linha CireWax, segundo Luiza, têm perfil  biodegradável inerente, apresentam propriedades hidratantes, não são tóxicas ou irritantes  e possuem certificações Ecocert/ COSMOS, China Approved e FDA Approved. Além disso, não são consideradas poluentes marinhas.

“A linha é uma excelente alternativa para as ceras convencionais como as microcristalinas e parafínicas, por ser de origem natural, não possuir contaminantes como enxofre e PAHs, possuir baixa reatividade e sua purificação ser feita a partir de processo físico”, ressalta Luíza, recomendando sua aplicação em vários produtos, entre eles produtos labiais, protetores solares, desodorantes, produtos de styling em hair care, vários produtos de body care, como emulsões, pomadas, manteigas corporais, depilatórios, perfumes sólidos, e itens para tatuagem, além de bases, corretivos para cílios e delineadores.

Luíza informa ainda que a  quantiQ Caldic apoia os clientes com serviços como desenvolvimento e testes de formulações em laboratórios, marketing insights, fracionamento, análises químicas, armazenagem e manuseio de produtos químicos.

Cera multifuncional

 “Os consumidores buscam cada vez mais por formulações inovadoras e texturas diferenciadas. Encontrar ingredientes que forneçam texturas únicas e transições de texturas está se tornando cada vez mais importante”, diz Vanessa Barros, especialista de negócios na IMCD Brasil, lembrando que formular produtos que forneçam recursos visuais ou efeitos sensoriais sem comprometer o desempenho pode ser ainda mais difícil.

Vanessa Barros, especialista de negócios na IMCD

Segundo Vanessa, a IMCD e seus parceiros estão preparados para este desafio e destaca o Gransil VX 418 como solução, com aplicações possíveis em vários produtos de cuidados com a pele, cabelos e maquiagem. Trata-se de uma cera siliconada multifuncional com baixo ponto de fusão, que derrete em contato com a pele, permitindo texturas inovadoras e de transformação.

Entre seus benefícios, Vanessa destaca que o Gransil VX 418 melhora o deslize, sendo bem indicado para formulações sólidas. Além disso, age como emoliente para proporcionar uma sensação leve à pele, melhorar a distribuição e a deposição de filtros solares e pigmentos, proporcionar umectação e hidratação às peles secas e melhorar o condicionamento do cabelo. “Além do uso em formulações padrão de cuidados pessoais também pode atuar como “binder” em pós compactados”.

Outra indicação de Vanessa é o Pureact I85-P, um tensoativo aniônico suave, sulfate free, derivado de coco que possui 85% de ativo em sua composição. Desenvolvido especificamente para produtos de higiene pessoal, possui propriedade de alta espumação, apresentando espuma densa e cremosa. Indicado para formulações opacas e peroladas. Sua apresentação em pó facilita o manuseio e solubilização em água.

Outros benefícios de Pureact I85-P, segundo Vanessa, incluem compatibilidade com água dura e fácil biodegradação. Proporciona maciez e maleabilidade aos cabelos além de ser suave e não ressecar a pele e cabelos/couro cabeludo.

É só começo…

Na previsão da Euromonitor, a preocupação global com a escassez de água vem se intensificando e permanecerá entre as dez principais prioridades ambientais nos próximos cinco anos. Na pesquisa online anual Voice of the Industry: Sustainability Survey 2022, que companha as opiniões de mais de 1,5 mil profissionais da indústria de FMCG sobre o tema da sustentabilidade para entender as estratégias e as tendências de sustentabilidade da indústria, mais de 56% dos profissionais relataram que suas empresas planejam investir em iniciativas relacionadas à água entre 2022 e 2027, em comparação com 39,3% em 2019. Além disso, mais de 44% dos consumidores pretendem usar menos água para ter um impacto positivo no planeta (pesquisa Voice of the Consumers Lifestyles, 2021).

A analista da Jurgita Biceika lembra que a indústria de beleza e cuidados pessoais é frequentemente listada entre os principais contribuintes para o uso e a poluição da água. “Em 2020, a indústria consumiu 10,4 milhões de toneladas de água globalmente, sendo um ingrediente fundamental em seus produtos. As categorias de cuidados com os cabelos e banho são responsáveis ​​por mais da metade do total de água utilizada nas formulações de produtos de beleza e cuidados pessoais”, disse.

Com a segurança hídrica aumentando na agenda de sustentabilidade corporativa, Jurgita aponta que há uma pressão crescente para que as empresas de beleza e cuidados pessoais cumpram os padrões regulatórios e adotem uma abordagem proativa para priorizar mercados para soluções de escassez de água e adaptar portfólios de produtos para atender às necessidades dos consumidores que procuram soluções sem água e com economia de água. “O Brasil está classificado como baixo em termos de escassez de água e tem a maior demanda por produtos com atributos de waterless e de economia de água, no entanto, o pequeno tamanho da bolha indica que as ofertas desses produtos no mercado são baixas”, avalia a analista da Euromonitor.

Green Cosmetics Summit

Uma excelente oportunidade para desvendar todos os aspectos dos cosméticos sem água e outras formulações sustentáveis é participar do GREEN COSMETICS SUMMIT – Seminário de Tecnologia Verde & Sustentabilidade em Cosméticos, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo, com organização da Innovation Business Media e promovido pelo Portal Cosmetic Innovation.

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