Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Tecnologia Verde & SustentabilidadeVindos da biodiversidade brasileira, esses ingredientes fazem bem à beleza

Vindos da biodiversidade brasileira, esses ingredientes fazem bem à beleza

  • Written by:

A biodiversidade brasileira está super em alta. Além de ela estar cada vez mais presente nos cosméticos nacionais, marcas de maquiagem, produtos capilares e para a pele americanas e europeias estão usando nossos ativos. “Tem muita coisa boa aqui, uma riqueza absurda na nossa biodiversidade”, fala a farmacêutica Karina Soeiro, contratada por uma farmácia de manipulação americana que queria desenvolver uma linha só baseada nesses ingredientes.

Outro ponto que faz o mercado de ativos naturais brasileiros crescer é a preocupação com o consumo consciente, principalmente de beleza. É fundamental conhecer o propósito, os valores e a cadeia de produção do que a gente compra. E a busca por ativos que não prejudicam o meio ambiente ganha destaque — é a clean beauty, que de tendência virou caminho sem volta. Segundo pesquisa da Technavio, estima-se que o mercado global de cosméticos veganos pode crescer o equivalente a quase R$ 18 bilhões até 2024. E é lógico que, com um país de uma diversidade tão exuberante, haveria uma lista de ativos incríveis para a beleza.

A Noviole, por exemplo, é uma marca brasileira pioneira de biodermocosméticos 100% beleza limpa, natural, vegana e cruelty free. “Valorizamos e privilegiamos a riqueza da biodiversidade brasileira. É exatamente por isso que desenvolvemos nossos produtos com matérias primas naturais extraídas com alta tecnologia e sustentabilidade”, conta a diretora científica Daniele Balbi, dermatologista.

Já a californiana Biossance, pioneira em clean beauty, usa a cana-de-açúcar brasileira para produzir seu esqualano vegetal, componente super hidratante. Até a francesa Kérastase foi buscar na Amazônia ingredientes para cuidar dos fios, com sua linha de nutrição e brilho Aura Botanica, que traz óleo da castanha do Pará. Olha só como cada ingrediente age:

Cafeína
“O extrato da semente e das folhas regeneram e uniformizam; ações estéticas muito interessantes”, diz Ludmila Bonelli, cosmiatra e especialista em dermatocosmética.

Cacau
Sua teobromina e seus polifenóis interferem na imunidade. “Na pele, têm efeito de combate aos radicais livres, regenerador, diminuem o stress oxidativo”, fala Ludmilla.

Argilas
Elas estão no Brasil de uma forma muito única. “Uma das mais encantadoras são as brancas e as verdes. A primeira tem silício orgânico, ação reconstrutora e curativa, além de regenerar tecidos”, conta a cosmiatra.

Copaíba
“Ela é rica em beta carofileno e tem ação ‘canabinoide like’, com propriedades anti inflamatórias, calmantes e com ação comprovada do tratamento do melasma e psoríase”, conta Karina.

Açaí
Com alta concentração de antioxidantes, tem ação antipoluição, revitalizante e hidratante. Diminui também as rugas e melhora a luminosidade da pele. “O açaí tem propriedades anti-pigmentantes e é utilizado no tratamento do melasma”, fala Karina.

Bacuri
Extraída da semente do fruto, a manteiga de Bacuri hidrata profundamente a pele. Com alto teor nutritivo, é rico em vitaminas e sais minerais, estimula a produção de serotonina promovendo a recarga de energia, trazendo um olhar descansado e a sensação de bem-estar.

Juá
Proveniente do juazeiro, do nordeste brasileiro, esse extrato vegetal é rico em saponina, substância espumante e adstringente natural, com efeito higienizador e antisséptico, promovendo uma limpeza eficaz e suave da pele..

Pracaxi
Ativo extraído da semente com efeito hidratante e revitalizante para a pele. “O pracaxi tem ação condicionante e também trata os fios do cabelo”, conta Karina. Também rico em taninos de efeito anti-inflamatório, ajuda no controle da acne.

Castanha do Pará
Altamente nutritiva, contendo 75% de ácidos graxos insaturados compostos principalmente por ácido palmítico, ácido oleico e linoleico e as vitaminas lipossolúveis A e E, sendo considerado um dos melhores condicionadores para cabelos danificados e desidratados.

Fonte: Uol 24.09.2021

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company