Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosVollmens resgata o poder olfativo da natureza na in-cosmetics 2023

Vollmens resgata o poder olfativo da natureza na in-cosmetics 2023

Espécies de plantas ameaçadas de extinção ganharam acordes com ingredientes alternativos

Por Estela Mendonça

Inspirada pela conexão e inteligência ancestral das florestas, em sua participação na In Cosmetics 2023, realizada nos dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo, a Vollmens propôs uma reflexão sobre o uso consciente de recursos naturais, baseada na tendência Converscent – Pensamento Interespécies, que busca olhar para tecnologia como forma de reabilitar os seres humanos e a natureza e como a perfumaria pode fazer parte do movimento que busca criar e inovar respeitando a natureza.

“Não precisamos extinguir todo nosso recurso natural a ponto de ter que explorar outro planeta”, afirmou Vanessa Azevedo, gestora de Marketing da Vollmens, ao explicar que foram selecionadas quatro espécies de plantas que estão ou já foram ameaçadas de extinção, visando o uso consciente de recursos naturais e utilizando acordes com ingredientes alternativos, para criar uma coleção exclusiva para o evento.

Ameaça de extinção

Os perfumistas da casa foram convidados a criar fragrâncias a partir da inspiração do Sândalo, do Pau Rosa, do Guaiaco e da Baunilha. “A intenção foi pensar em formas para garantir o poder olfativo dessas espécies nas próximas gerações, com a ajuda da tecnologia e sem a necessidade da extração destes recursos da natureza, proporcionando o tempo necessário para o reequilíbrio natural”, explicou Vanessa.

Além de perfumaria fina, cada perfumista criou também com o ingrediente escolhido fragrâncias exclusivas para aplicação em loção corporal e sabonete. Compõem a nova coleção: Link Sandal, Juliana Tolotti; Link Rosewood, Edison Fujita; Link Guaiac, Alfredo Monteiro, e Link Vanilla, Luciana Bergamasco.

Os quatro perfumistas da Vollmens também se envolveram na co-criação de mais uma fragrância que foi usada para presentear seus clientes e parceiros. “No intuito de mergulhar fundo na conexão de todas as espécies, convidamos os perfumistas a se juntarem em uma rede criativa para criar uma fragrância exclusiva que trouxesse um pouco de cada ingrediente escolhido e também a assinatura olfativa de cada perfumista, assim surgiu o Link Elixir”, descreveu Vanessa.

A construção do conceito

“Quando mergulhamos na tendência de Converscent e estudamos suas nuances, dados e movimentos de mercado, primeiro, olhamos para realidades futuristas, trazendo o convite para os ‘Os Cheiros do Futuro’ na FCE Cosmetique”, relatou Natalia Mendes, gestora de comunicação e relações internacionais, para explicar como o conceito foi evoluindo na empresa, juntamente com a construção de sua política de ESG, para “Pensamento Interespécies” na In Cosmetics 2023.

“Nossos sentidos foram guiados para essa conexão especial que a natureza realiza entre as suas raízes, buscando nutrição e prosperidade, formando uma grande rede interconectada, onde as espécies beneficiam umas às outras para manter o equilíbrio de todo ecossistema”, contextualizou Natalia. “Este olhar nos trouxe a reflexão sobre a necessidade de uma sociedade que se conecte verdadeiramente, visando ao bem comum de todos os seres vivos deste planeta, se quisermos continuar prosperando como espécie”, completou.

Edson Fujita, criador da fragrância Link Rosewood

Caminho criativo

“Eu escolhi o Pau Rosa porque é uma planta brasileira e foi umas primeiras matérias-primas que eu conheci na perfumaria. É uma matéria-prima multifacetada e que combina com muitas criações”, disse Fujita, criador do Link Rosewood, sobre  a planta aromática amazônica que a exploração predatória colocou em vias de extinção.

Juliana Tolotti escolheu o sândalo para sua criação

O sândalo, usado originalmente por suas propriedades medicinais, desde 1998 foi incluído ao IUCN (Internacional Union for Conservation of Nature) como uma das espécies em situação de vulnerabilidade devido à colheita e caça ilegal nas suas terras nativas.

“O sândalo é minha matéria-prima favorita. E a preocupação com a preservação de recursos naturais é muito forte para gente na Vollmens. Que pena seria se daqui a 100 anos ninguém conseguisse sentir o cheiro de um sândalo verdadeiro”, afirmou Juliana Tolotti, responsável pela criação de Link Sandal.

O fornecimento da baunilha, que vem de orquídeas do gênero Vanilla, ficou ameaçado quando, em março de 2017, o ciclone Enawo atingiu Madagascar, ilha da África responsável por 80% da produção do mundo. O desastre destruiu um terço da plantação e fez seu preço disparar.

“Sou fascinada pelas múltiplas facetas desse ingrediente. A baunilha natural carrega um caloroso mistério que provoca e aconchega os sentidos”, revelou a criadora de Link Vanilla, Luciana Bergamasco.

Alfredo Monteiro criou a fragrância Link Guaiac

Completando as coleções individuais, o Guaiaco, planta nativa do Caribe e da costa norte da América do Sul, por conta da derrubada predatória, também é uma espécie ameaçada de extinção, e foi protagonista na criação de Link Guaiac, por Alfredo Monteiro.

“Eu fiz um estudo sobre todos os componentes do Guaiaco e criei um acorde que traduz perfeitamente seu cheiro para acrescentar em minhas criações”.

Experiência Artística

Para reproduzir toda a potência, profundidade e inspiração artística do conceito, o design do estande da Vollmens, uma das maiores estruturas da In Cosmetics, transformou os quatro cantos do estande em “corners olfativos”, ambientes delicadamente pensados, decorados e dedicados para receber cada coleção.

A história da Vollmens e sua forma de enxergar o desenvolvimento criativo de seus perfumistas como um processo artístico, colocando a perfumaria entre as grandes artes do mundo, ainda resultou em uma vivência artística com todos que passaram pelo seu estande.

Dentro da temática de conexão, cada visitante foi convidado a ajudar a tecer uma grande mandala com barbantes coloridos que representavam cada uma das criações. A instalação interativa foi assinada pelo artista Felipe Pelikian, da @TeiaUrbana.

Coleção Perfumaria Fina

Confira os detalhes das criações olfativas dos perfumistas da Vollmens para a coleção de fragrâncias finas.

Link Rosewood – Edison Fujita

Família olfativa: Aromática Fougère

Notas de cabeça: Acorde Pau Rosa, Cardamomo, Bergamota, Gerânio, Abacaxi

Notas de corpo: Lavanda, Cedro Virgínia, Madeira de Cashmere

Notas de fundo: Vetiver, Musk, Baunilha, Fava Tonka, Madeira Ambarada

Descrição sensorial: Em sua copa densa e majestosa, as folhas do pau rosa se agitam com a brisa gentil que sopra numa manhã de primavera. Como em uma saudação à beleza da vida e às suas pétalas que virão a seguir, esta fragrância envolve nosso corpo e inebria o olfato com uma poesia fresca e esperançosa. O acorde de nosso protagonista se funde ao frescor dos cítricos e acentua as notas florais e aromáticas. Aperfeiçoando essa experiência perfumada, suas notas de fundo combinam madeiras ao dulçor da baunilha e encerram, com perfeição, essa conexão ímpar e emocionante.

Link Sandal – Juliana Tolotti

Família olfativa: Oriental Amadeirada

Notas de cabeça: Pimenta Rosa, Bergamota, Cacau

Notas de corpo: Madeira de Cashmere, Caramelo, Rosa

Notas de fundo: Acorde Sândalo do Timor, Âmbar, Benjoim

Descrição sensorial: Mesclando a diversidade cultural entre Brasil e Timor Leste, que também foi colonizada por portugueses, as notas de saída desta criação trazem uma junção de brasilidade delicada, com a pimenta rosa, que dá as mãos para notas mais densas como o cacau. As notas de corpo formam um emaranhado de possibilidades com a sutileza da rosa envolta em notas de caramelo. E toda essa viagem perfumada que une culturas e distâncias em gotas perfumadas é finalizada com o toque balsâmico do benjoim e as notas facetadas de sândalo e âmbar.

Link Vanilla – Luciana Bergamasco

Família olfativa: Floral Amadeirada Musk

Notas de cabeça: Raspas de Tangerina, Geleia de Framboesa

Notas de corpo: Vinho de Damasco, Tuberosa, Jasmim, Rosa, Íris

Notas de fundo: Acorde Baunilha, Âmbar cinza, Ambergris, Almíscar

Descrição sensorial: Desafiadora e apaixonante, esta criação traz em sua composição uma conexão de vários acordes com nota de baunilha que, em junção, dão vida à naturalidade desta estrela. Em um contraste curioso e disruptivo, essa fragrância se abre com notas de raspas de tangerina e o toque aguçado da geleia de framboesa. A seguir, cheia de sensualidade, ela nos presenteia com um vinho de damasco que entra em cena para trazer requinte e ativar emoções. Os acordes florais e de íris trazem sofisticação com toques levemente animálicos. Por fim, ela instiga interesse no contraste disruptivo e cheio de mistério presente no acorde de baunilha e o ambergris.

Link Guaiac – Alfredo Monteiro

Família olfativa: Amadeirada Especiada

Notas de cabeça: Grapefruit, Alecrim, Pimenta Rosa

Notas de corpo: Patchouli, Cashmere, Jasmim

Notas de fundo: Almíscar, Vetiver, Acorde Guaiaco

Descrição sensorial: Buscando inspirações em diferentes culturas, esta criação desembarca no Paraguai e nos presenteia com o encanto da madeira esfumaçada e majestosa do guaiaco. Com uma abertura fresca e harmoniosa, grapefruit, alecrim e pimenta rosa flertam cintilantemente. A seguir, suas notas de corpo reforçam o lado hipnotizante da composição com uma dose precisa e simétrica de patchouli e cashmere. E definitivamente vivenciando essa viagem marcante e cultural até esse universo amadeirado, o acorde de nosso protagonista cria um forte vínculo com uma raiz almiscarada de vetiver.

Link Elixir – Cocriação

Família olfativa: Oriental Amadeirada

Notas de cabeça: Acorde Pau Rosa, Cardamomo, Grapefruit

Notas de corpo: Acorde Guaiaco, Cedro, Patchouli

Notas de fundo: Acorde Baunilha de Madagascar, Âmbar, Acorde Sândalo do Timor, Vetiver

Descrição sensorial: Inspirados pela conexão ancestral das florestas, quatro perfis diferentes se entrelaçam nesta cocriação para trazer união, equilíbrio e harmonia. Em uma trama multifacetada, quatro temas, desenvolvidos por quatro almas de visões distintas, se mesclam para afirmar, em forma de arte, que tudo se conecta e se completa. Essa rede começa com o acorde de pau rosa e sua rara tenacidade. O acorde de guaiaco entrega sua intensidade com uma pitada de ousadia. Logo em seguida, o acorde de sândalo intimamente se conecta ao misterioso e encantador acorde de baunilha. Fortes como uma corrente e sensíveis como um microrganismo delicado, este elixir nos conecta a tudo e todos para reafirmar, desta forma, que a vida e a felicidade apenas atingem um sentido maior se compartilhadas.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company