Marca multicategoria aposta em fórmulas poderosas que contemplam ácido hialurônico, colágeno, niacinamida e tem propósito de acessibilizar itens de maquiagem, hair care e cuidados pessoais
O mercado de beleza brasileiro segue em plena expansão, de acordo com a Euromonitor International, o país é o quarto maior do mundo em consumo de beleza, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Nesse contexto de crescimento, grandes empresas do segmento como Vult, pertencente ao Grupo Boticário – que registrou R$23,6 bi em vendas em 2022 e acelerou o crescimento com alta de 31% no período e de 50% nos últimos dois anos-, tem investido, cada vez mais, em inovação e tecnologia.
A marca segue a premissa de entender as necessidades das consumidoras, acessibilizando ativos, democratizando tendências e trazendo diversidade e pluralidade em seus lançamentos para atender as especificidades de cada brasileira. “A consumidora de Vult está sempre atenta às novidades e buscando produtos com alto desempenho, mas com preço que caiba no bolso valorizandoo seu dinheiro. Assim, ao trazermos ativos e tecnologias que aumentam a performance do produto e a percepção da marca, reforçamos o nosso propósito de levar inovação acessível”, reforça Paulo Roseiro, diretor executivo de categorias do Grupo Boticário.
Uma pesquisa da consultoria de mercado Mintel aponta que a principal tendência para 2023 é a chamada “medicalização da beleza” – ou também conhecida como Beauty Rx. A aposta destaca produtos com ingredientes de alta performance e que além de garantirem o visual, prometem benefícios à pele. Seguindo o movimento, Vult, que conta com um portfólio completo com mais de 430 produtos, segmentados em maquiagem, unhas e cuidados faciais, e, ainda com a expansão em duas novas categorias, cabelo e corpo para 2024, apresenta duas tecnologias principais: Real Color e Nano HD. As apostas contam com produtos que levam na sua composição ativos como ácido hialurônico, colágeno vegetal, óleo de argan, Niacinamida, produtos com proteção solar, entre outros, que garantem esse cuidado com a pele.
A Tecnologia Real Color é o guia para o desenvolvimento de todos os produtos e permeia toda a linha de make trazendo o diferencial de cores fiéis da embalagem à aplicação na pele, explica Mirele. Para o seu desenvolvimento, a marca fez uma imersão na vida das consumidoras para acompanhar a sua rotina de cuidados e de maquiagem. “Fomos entender as principais dores das nossas consumidoras que nos trouxeram pontos como: produtos que deixam fundo branco, deixando a pele acinzentada, e formulações que não foram pensados e testadas na pele negra, além de relatos que reforçaram a falta de pigmentação nas sombras, iluminadores e batons para aparecer em uma pele mais escura. Isso nos alertou que um portfólio inclusivo vai muito além de régua de cor de base. Assim, focamos em criar uma tecnologia que traz uma inteligência de escolha de cores em todos os itens de maquiagem de forma a solucionar e endereçar essas dores”, acrescenta o diretor executivo da categoria. Todos os produtos da marca atualmente nascem com o direcional da tecnologia Real Color, uma iniciativa de exclusividade Vult.
Já a tecnologia NANO HD conta com uma linha proprietária que contempla produtos como base líquida, corretivo líquido, primer e batom líquido, entregando produtos de alta performance através microesferas de diferentes tamanhos que se adaptam aos mais diversos tipos de pele de forma inteligente, resultando em um acabamento de alta definição. Os produtos ainda refletem a luz garantindo o efeito soft focus, deixando a pele com efeito radiante e com viço, absorvendo a oleosidade e garantindo o efeito natural. “Para cada uma dessas tecnologias, fizemos uma imersão em mercado e tendências para entender quais os ativos e benefícios estariam em alta e seriam mais buscados pelos consumidores, e juntamos isso com o nosso papel de democratizar e acessibilizar a maquiagem, endereçando as principais dores dos consumidores de Vult. Com isso, cada tecnologia foi pensada para entregar o melhor dos dois mundos em nossos produtos: endereçar uma necessidade da consumidora com ativos e combinações que são tendência e eficazes”, acrescenta Paulo.
Além das duas principais tecnologias, a marca ainda investe em combinações de ativos que enriquecem os produtos, como exemplo da recém lançada linha de lábios, que conta com a tecnologia HydraProtect no Hidra Balm Labial, reunindo uma potente combinação do ácido hialurônico, fucogel e pantenol para promover hidratação imediata e auxiliar na barreira de proteção contra a poluição; e a Tecnologia 24/7 no gloss labial Glossy Lips, onde com o uso diário, o consumidor terá lábios hidratados 24 horas por dia, 7 dias na semana. Os produtos de skin care também possuem fórmulas poderosas, como é o caso do Sérum Antioxidante Vitamina C10, que possui propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
A marca que está antenada ao mercado de beleza, também vem investindo nas duas novas categorias Cabelo e Corpo reforçando o seu propósito de ser uma marca pensada para representar a brasileira e trazendo mais inovação para o mercado. Em haircare serão cerca de 50 produtos para cabelos, que se dividem em 8 linhas que atendem as maiores necessidades dos cabelos – contemplando tratamento e também todas as curvaturas dos fios do 1A ao 4C. Os itens contam com a tecnologia HD, um sistema inteligente de aminoácidos reconhecidos pelo alto poder reparador que age profundamente fio a fio e com ativos de alta potência como ácido hialurônico e biotina. Além disso, os produtos desenvolvidos contemplam uma diversidade de óleos e ativos específicos na composição para cada tipo de cabelo, como é o caso de óleos africanos e linhaça dourada na linha de Cachos, além de proteína do trigo e óleos de jojoba, rícino, entre outros, para determinados tipos de cabelos.
Já na linha corporal HIDRALURONIC serão 18 itens como cremes corporais, produtos para banho e íntimos que contam com ativos como ácido hialurônico, glicerina e colágeno com preços acessíveis, que proporcionam uma hidratação profunda, combatendo o ressecamento e formando um filme protetor sobre a pele, bem como uma tecnologia anti- acinzentamento para peles negras e pardas.
Paulo ainda reforça a premissa de buscar soluções eficazes para a rotina de cada consumidor. Além disso, contam com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos com mais de 300 profissionais e também com o apoio do Botilabs, laboratório de inovação do Grupo Boticário, que realiza estudos e testes sobre tecnologias emergentes com o objetivo de direcionar o futuro de tech e manter o Grupo e suas respectivas marcas como pioneiro no mercado de beleza. “Construir o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo, essa é a nossa missão. Isso passa por muita tecnologia! Nossos times não param em busca de melhorias dos nossos processos e o desenvolvimento de novos produtos, soluções e inovações”, finaliza o diretor executivo de categorias do Grupo Boticário.