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4 tendências de beleza que dominarão o mundo pós-pandemia

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Combate ao estresse, produtos de alta cobertura, um mundo mais sustentável e a volta aos consultórios. Entenda essas quatro tendências de beleza que vão dominar o mundo pós-pandemia!

É claro que após dois anos vivendo uma rotina totalmente nova e adaptada, alguns hábitos se transformaram e/ou deram lugar a outros. Mas o que exatamente mudou quando o assunto é beleza e autocuidado? O que esperar das próximas tendências que dominarão o mundo pós-pandemico?

Certamente, o uso da máscara, que começa a ser liberada em alguns pontos do país, reforçará a ideia de tratamentos na região do sorriso. No entanto, algumas outras mudanças já começam a cativar os consumidores em todo o planeta. Pensando nisso, separmos 4 tendências emergentes de beleza para o mundo pós-pandemia para você ficar por dentro de tudo. Confira!

1. Produtos de cuidados com a pele para combater o estresse

O “efeito estresse” é a condição de pele que mais cresce nas discussões das mídias sociais. Isso porque, segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em momentos turbulentos e de ansiedade, nosso organismo libera uma maior quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que promove um quadro inflamatório do tecido cutâneo, favorecendo assim o envelhecimento da pele com consequente surgimento de manchas, flacidez e rugas.

Para o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o estresse também pode interferir de maneira importante no nosso microbioma. Há um crescente campo de pesquisas que mostra como nossos micróbios comensais – as populações nativas de bactérias, vírus e fungos que colonizam nossa pele – melhoram nossa saúde. “É hora de parar de pensar em ‘eliminar a qualquer custo as bactérias’ e começar a pensar em estimular a ação das boas bactérias”.

Os lançamentos em dermocosméticos já se utilizam de ativos para combater os efeitos do estresse: é o caso do Gel-Creme Complex Antissinais, um hidratante anti-idade desenvolvido pela Età Cosmetics que traz o ativo antiestresse B.A.M, com mecanismo de ação inovador no combate aos efeitos do estresse na pele. Isso porque esse novo ingrediente consegue agir diretamente na enzima responsável pela superprodução de cortisol (11β-HSD1), inibindo-a. “Como resultado, os níveis do hormônio do estresse na pele são reequilibrados, com redução dos danos às fibras de colágeno e melhora significativa na densidade e integridade do tecido cutâneo. Dessa forma, a pele se torna menos suscetível aos danos causados pelo estresse, mantendo-se jovem, saudável, firme e elástica por muito mais tempo”, afirma o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics.

Outra novidade está presente nas farmácias de manipulação: é o Sérum Oral Senolítico da Biotec Dermocosméticos, que une as características dos séruns tópicos, como fórmula concentrada e transporte eficaz dos ativos, com as facilidades do uso oral para potencializar o tratamento contra os efeitos do estresse na pele, com vantagens como melhor adesão ao tratamento e absorção e distribuição mais rápida ao local de ação. “O Sérum Oral Senolítico é formulado com Modulip GC e Glycoxil para combater a cascata de danos provocada pelo estresse crônico na pele, modulando a produção de cortisol e o processo de glicação, além de também estimular a lipólise (quebra de gordura), promovendo a diminuição da circunferência abdominal através do estímulo das terminações nervosas do tecido adiposo branco e prevenção da peroxidação lipídica, protegendo as membranas do estresse oxidativo”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. “Disponível nas farmácias de manipulação, o sérum oral ainda pode ser combinado com séruns tópicos para potencializar o efeito de combate ao envelhecimento, com ativos como Telodormin, Hyaxel e Ascorbosilane C para tratar sinais da idade, aumentar a hidratação e iluminar a pele”, finaliza a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.

2. Produtos de alta cobertura e longa duração para simular os filtros das redes

As discussões dos consumidores sobre cosméticos de alta e longa cobertura aumentaram. E, ainda que seja um assunto delicado, a ilusão de uma pele impecável era possível em vídeo com os filtros e iluminação certos, mas agora as pessoas estão tentando manter essa aparência na vida real.

Uma das novidades é o Blur Mousse Multifuncional, da Be Belle, que oferece fotoproteção, com FPS 30 e PPD 10, ao mesmo tempo em que promove efeito blur através da dispersão da luz para disfarçar imperfeições, uniformizar o tom da pele, reduzir o brilho e promover um efeito aveludado, além de reidratar e restaurar o tecido cutâneo.

3. O interesse pela sustentabilidade em crescimento

Os consumidores estão cada vez mais interessados nas mudanças climáticas e na sustentabilidade. De acordo com o relatório de tendências para 2022 divulgado pelo Instagram, 1 em cada 3 jovens estão interessados em comprar mais produtos considerados limpos, naturais e sustentáveis nesse novo ano, apostando em cosméticos baseados em plantas, maquiagens veganas, desodorantes sem alumínio, além de ingredientes menos agressivos e tóxicos e conceitos como skinimalismo.

A beleza limpa, ou clean beauty, por exemplo, é um conceito que vem ganhando popularidade já faz algum tempo e promete se tornar cada vez maior, com mais marcas criando produtos que se enquadram nessa categoria. “De forma geral, podemos definir o clean beauty como um movimento de maior preocupação dos consumidores com a composição dos cosméticos, que devem se enquadrar em duas categorias: não conter ingredientes tóxicos, como parabenos e lauril sulfato de sódio, e listar todos os ingredientes em seu rótulo”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No mercado, é possível encontrar desodorantes que se adequam a essa tendência, como o desodorante mineral Verdan, da EHM, que é formulado com 99% de ingredientes naturais, não contendo alumínio, parabenos ou corantes sintéticos, para oferecer proteção desodorizante por 24 horas, evitando a transpiração e os maus odores sem deixar vestígios ou manchar a pele e a roupa.

4. De volta aos consultórios

O interesse em tratamentos de beleza DIY atingiu o pico no início da pandemia, mas tudo acabou agora: os pacientes perceberam que realmente é o tratamento de consultório que traz resultados expressivos. Uma das novidades é a recuperação do glow da pele com a experiência HydraFacial, um procedimento precursor do inédito conceito de Beauty Health, que consiste em melhorar a aparência ao mesmo tempo em que promove uma restauração completa da pele para torná-la mais saudável e exuberante. HydraFacial é uma experiência personalizável de hidrodermoabrasão capaz de conferir a melhor pele da sua vida. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Rápida, completamente indolor, não invasiva e sem downtime, assim não atrapalhando a rotina, a experiência HydraFacial pode ser vivenciada por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que possuem pele seca ou sensível”, finaliza a médica.

 

 

 

 

Fonte:  L’Officiel 07.04.2022

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