5 etapas principais para a construção de uma estratégia de sustentabilidade
Hoje, as marcas estão enfrentando uma pressão crescente de consumidores, governos, ONGs, investidores e companhias de seguros para que tenham um papel positivo e ativo na proteção das pessoas e do planeta.
Como resultado, um número crescente de empresas promete prometer ações em direção à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pelas Nações Unidas. A sustentabilidade não é mais opcional e está se tornando cada vez mais parte dos resultados da empresa.
Compreender o que significa sustentabilidade para uma marca e aprender a criar uma estratégia bem-sucedida é essencial para garantir as operações de longo prazo de uma empresa e desbloquear oportunidades de investimento vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A sustentabilidade está se tornando uma parte essencial da estratégia geral de negócios, com alguns participantes publicando relatórios anuais integrados que combinam dados ambientais, sociais e financeiros. A Coca-Cola, por exemplo, lançou seu primeiro relatório global combinado de “negócios e sustentabilidade” em 2018.
De acordo com a Pesquisa de Sustentabilidade 2019 da Euromonitor International, 66% dos profissionais do setor acreditam que as iniciativas de sustentabilidade são críticas para o sucesso. 73% consideram que, embora essas iniciativas sejam um componente importante da proposta de valor da empresa, as empresas ainda precisam melhorar sua estratégia de sustentabilidade.
Este artigo propõe uma fórmula de cinco etapas que podem ajudar as marcas a planejar uma estratégia de sustentabilidade bem-sucedida:
Converse e envolva-se
O primeiro e mais importante passo ao planejar uma estratégia de sustentabilidade é construir um caso de negócios vencedor para a sustentabilidade. Nesse estágio, as empresas geralmente enfrentam conflitos entre sustentabilidade e competitividade, tradicionalmente duas áreas são vistas como opostas.
Um caso de negócios convincente se concentrará na conexão entre iniciativas de sustentabilidade e benefícios de negócios (criação de valor e mitigação de riscos). Esta etapa é crucial para envolver os líderes seniores em tópicos de sustentabilidade.
Avalie e priorize
O segundo passo é mapear e priorizar riscos e oportunidades relacionados em diferentes mercados. Cada setor tem seus próprios desafios e oportunidades de sustentabilidade, dependendo dos mercados em que eles adquirem, fabricam e vendem seus produtos.
Esta etapa é essencial para atrair investidores e garantir um bom desempenho financeiro. A identificação desses riscos e oportunidades também ajuda a proteger a reputação da marca e as operações da empresa, bem como o cumprimento ou até a antecipação da legislação.
Comprometa-se e colabore
O terceiro passo envolve estabelecer proativamente metas e objetivos, além de trabalhar em parceria para acelerar a inovação sustentável dos negócios. Há um número crescente de empresas estabelecendo metas baseadas na ciência.
A melhor opção para as marcas superarem desafios complexos de sustentabilidade e alcançar compromissos ousados é construir as parcerias certas com os principais interessados, de ONGs, governos e academia, a fornecedores, varejistas, empresas de logística, empresas inovadoras e empresas de gerenciamento de resíduos.
Meça e relate
O próximo passo envolve selecionar as métricas corretas para manter a estratégia de sustentabilidade nos trilhos. Não faz sentido estabelecer metas se você nunca saberá se as alcançará ou não.
Embora a estrutura SDG forneça um conjunto de 169 metas e mais de 200 métricas que possam ser usadas para acompanhar o progresso em direção a essas metas, nossa Pesquisa do Setor de Sustentabilidade revela que em 2019, pouco mais de um terço dos profissionais estavam cientes do envolvimento de sua empresa com o ODS.
Eduque e comunique
A comunicação desempenha um papel essencial em qualquer plano de sustentabilidade. Marcas que divulgam seus resultados e aprendizados, tanto internamente (com os acionistas) quanto externamente (com governos, investidores, clientes, funcionários, parceiros de negócios e comunidades locais) são percebidas como mais transparentes.
Um número crescente de marcas possui uma divisão dedicada à atualização de sites com informações sobre suas prioridades, metas, iniciativas e resultados de sustentabilidade. Empresas globais estão lançando mensagens poderosas e slogans atraentes para demonstrar suas ações e compromissos para construir um futuro mais sustentável.
Fonte: Euromonitor – 28.10.19