5 inovações que obscurecem as linhas entre beleza, comida e bebida
Para identificar a próxima grande novidade em comida e bebida, você não precisa olhar para comida e bebida! Os mercados de beleza, cuidados pessoais e uso doméstico oferecem uma grande inspiração aos fabricantes de alimentos e bebidas, provando que lugares desconhecidos podem inspirar pensamentos novos e originais.
Apresentando na Food Ingredients Europe, a principal plataforma mundial de ingredientes para alimentos e bebidas, Alex Beckett, diretor associado de alimentos e bebidas da Mintel, explorará como as ideias de beleza e cuidados pessoais podem dar o salto da bolsa de maquiagem para a geladeira da cozinha.
Aqui, como uma prévia, destacamos 5 produtos inovadores que obscurecem as linhas entre comida, bebida, beleza e cuidados pessoais.
O Dr. Craft Natural Purple Berry Brightening Serum usa resíduos de groselha, ricos em pigmentos naturais chamados antocianinas, criados com subprodutos da marca de sucos Ribena. Os shampoos roxos são usados para neutralizar o bronzeado e manter os tons frios nos cabelos loiros. Ao contrário de outras marcas, a Dr. Craft’s usa pigmentos 100% naturais, em vez de corantes sintéticos. Este é um exemplo inovador de como as indústrias de alimentos e cosméticos podem colaborar para aumentar os resíduos de ingredientes.
A limonada siciliana da Fever-Tree é feita com limões da Sicília e isenta de adoçantes, aromas e conservantes artificiais. Para extrair os óleos de alta qualidade da pele dos limões, o equipamento ‘sfumatrice’ é usado para pressionar suavemente os limões – normalmente um processo reservado para a indústria de perfumes. As técnicas de produção artesanal estão impulsionando inovações premium no setor de alimentos e bebidas.
Avela White Barn Paris Cafe combina o cheiro de café torrado rico, brioche com açúcar e baunilha para recriar a atmosfera de um café em Paris. Diz-se que apresenta altas concentrações de óleos ricos em fragrâncias para proporcionar um aroma que preenche o ambiente. O cuidado com o ar perfumado pode influenciar o prazer de comer, melhorando e imitando o sabor dos alimentos. Talvez, no futuro próximo, a aromaterapia atenda a desejos doces!
Da marca disruptiva de bebidas para bem-estar, Dirty Lemon, + retinol afirma ser a primeira bebida ingerível de retinol no mercado global. Ele é projetado para reduzir as linhas finas, estimulando a produção de colágeno e se beneficia do alto perfil que o retinol possui no mercado de cosméticos. Entre as usuárias de tratamento facial do Reino Unido, o retinol é o ingrediente mais conhecido, com 19% das mulheres dizendo que já ouviram falar e sabem o que é – provavelmente devido à sua alta presença na indústria da beleza.
Raw Beauty Adaptogenic Granola contém o ingrediente adaptógeno Rhodiola rosea e água de rosas para combater o estresse e o envelhecimento da pele. Embora seja incomum ver esses ingredientes nos cereais matinais, isso ilustra a demanda por consumíveis ‘Beauty from Within’. Estabelecendo ainda mais um elo entre comida e beleza, a parte de trás da embalagem mostra técnicas de ioga.
Fonte: Mintel 13.11.19