83% das marcas realizam ações remuneradas com influenciadores
A YOUPIX, aceleradora do mercado de influência e social vídeo, realizou a segunda edição da sua pesquisa sobre a forma como os principais anunciantes do país entendem e mensuram suas ações com influenciadores. No período de 18 a 22 de fevereiro, 94 grandes empresas brasileiras responderam às questões da pesquisa “ROI & Marketing de Influência 2019”. Mais de 60% das respostas partiram de executivos de altos cargos como diretores, gerentes e coordenadores de empresas de diferentes segmentos Bens de Consumo, Telecom e Mídia, Automotivo, Serviços Financeiros, Varejo, Tecnologia e Serviços.
Entre os entrevistados, 83% responderam que as marcas realizam ações remuneradas com influenciadores (eram 64% em 2017), sendo que 51% dos trabalhos é feito de forma pontual, sem continuidade na relação entre marca e influenciador.
A pesquisa também mostrou que 68% consideram o marketing de influência estratégico para seu negócio e 69% acreditam que esta modalidade de marketing traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital traz. Isso se traduz em um aumento sensível do valor do investimento anual feito pelas marcas no marketing de influência: em 2017, quando a primeira pesquisa foi realizada, 36% das empresas investia até 100 mil reais por ano. Já em 2019, o budget anual se concentrou na faixa entre 100 e 700 mil reais (40% das marcas). O estudo também revelou otimismo das marcas em relação ao segmento, já que 56% delas afirmaram que vão investir mais em 2019 do que no ano anterior.
“Esses dados nos mostram que as marcas estão mais confiantes em relação aos resultados que o Marketing de Influência pode trazer, aumentando seus investimentos e atuando no segmento de forma mais estratégica”, afirma Bia Granja, sócia da YOUPIX.
Outra revelação foi a mudança na maneira como esse budget é investido. Em 2017, a maior parte do investimento era direcionada para remunerar o trabalho das agências de publicidade ou de influência. Em 2019, o maior investimento acontece na produção e criação de conteúdo, consolidando uma tendência já identificada pela YOUPIX no ano passado. “A nova era do Marketing de Influência está pautada no fato de que influência é a consequência de um trabalho de criação de conteúdo autêntico, capaz de gerar mudanças de comportamento, ideias e ações”, avalia Bia. “Por outro lado, percebemos ainda um nível de maturidade baixo em relação a como os influenciadores são usados em ações e os resultados que são medidos a partir daí”, completa.
A maior parte das ações (53%) na concentrada na primeira etapa do funil de comunicação, com as marcas usando influenciadores apenas em ações de awareness ou promoção de mensagens. Isso se reflete na forma como a maior parte delas mede o resultado de suas ações: 50% consideram apenas o alcance e engajamento dos posts feitos pelos influenciadores. “Esses dados demonstram uma mentalidade que vem emprestada do mundo da mídia offline, onde audiência e impacto são considerados importantes, em detrimento de métricas que indicam que a mensagem da marca está de fato sendo aceita e se tornando relevante junto à comunidade daquele influenciador”, finaliza Bia.