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Natura perde mercado e Coty cresce

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No segundo ano de queda real de vendas do setor de higiene e beleza no Brasil, a Natura voltou a perder participação de mercado, enquanto a Avon teve um pequeno avanço. A francesa Coty, que adquiriu as marcas de beleza da Hypermarcas e da Procter & Gamble (P&G), teve o maior salto do setor em 2016.

O faturamento do setor de higiene e beleza, perfumaria e cosméticos apresentou queda real de 6% no ano passado (descontada a inflação do período), para R$ 45 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Indústria e Cosméticos (Abihpec). O volume diminuiu 4%, para 2,2 milhões de toneladas.

A cotação menor do dólar ante o real contribuiu para reduzir os preços de compra de matérias­primas e a inflação ficou em patamares menores do que em 2015, quando o setor apurou queda real de 9%. No entanto, a indústria segue pressionada pelo elevado desemprego e pelo aumento da carga de impostos, diz João Carlos Basílio, presidente da Abihpec.

“Estamos mais otimistas quanto a 2017. Ainda assim, no aguardo da votação da reforma da Previdência. É uma questão de controlar as contas públicas para ter estabilidade econômica e equilíbrio da inflação”, diz Basílio. “Esperamos retomar o crescimento, mas tudo está muito condicionado.”

A Natura perdeu 0,6 ponto percentual de participação de mercado no Brasil em 2016, em comparação com o ano anterior, para 10,8%, segundo a Euromonitor. Segunda maior no setor, a empresa sente os efeitos do aumento de competição e da recessão, que levaram os consumidores a migrar para marcas mais baratas e novos canais de venda. Em 2010, a Natura respondia por uma fatia de 14,9%, na liderança do mercado. A líder desde 2014 é a Unilever.

O banco UBS aposta na retomada do crescimento do volume de vendas da Natura em 2017, mas considera cedo para esperar a estabilização na participação de mercado neste ano.

A Avon avançou 0,2 ponto percentual na comparação anual, para uma fatia 6%, na sexta posição do setor. O grupo optou por reajustar itens de maior valor, como perfumaria, mas manter preços acessíveis em cuidado pessoal (xampus e sabonetes), e fez investimento em publicidade e inovação.

A Coty ampliou sua participação de 0,5% para 4,3% em um ano, impulsionada por aquisições ­ suas vendas aumentaram em mais de sete vezes, para R$ 4,38 bilhões.

A Unilever, das marcas Dove, TRESsemé e Seda, manteve sua fatia estável em 12,6%.

Fonte: Valor

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