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Produtos com princípios naturais é forte tendência para mercado de Hair Care

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Com o avanço das tecnologias, os produtos de hair care ganham características semelhantes aos de cuidados com a pele

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de consumidores de produtos hair care, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, segundo levantamento do Euromonitor. O país também é considerado o maior laboratório natural de cabelos do mundo, devido à grande diversidade de etnias e texturas dos fios. E, neste vasto mercado, os consumidores procuram, cada vez mais, por opções que respeitem seu tipo de fio e que ofereçam soluções práticas, rápidas e duradouras.

Segundo Elaine Gerchon, gerente de projetos da Factor-Kline, o último estudo feito pela própria empresa especializada em pesquisas de mercado, confirmou que os consumidores estão mais preocupados em evitar danos aos fios quando buscam tratamentos. “Os aditivos para coloração e descoloração são considerados por muitos como um tratamento de reparação de danos extremos, em que o grau de elasticidade do cabelo está comprometido. Eles podem melhorar a integridade do fio, que é importante no processo de colorir e descolorir o cabelo, especialmente quando se tem um cabelo frágil”, comenta a gerente.

Além dos aditivos, outra grande aposta que segue a mesma linha são os hairceuticals que possuem o mesmo princípio dos dermocosméticos e tratam os fios com ingredientes farmacêuticos e medicinais à base de plantas, aminoácidos e proteínas hidrolisadas. Alguns produtos já estão sendo comercializados no âmbito profissional, como os ‘bond treatments’, que também usam a tecnologia de adicionar princípios aditivos às tinturas e descolorantes, diminuindo danos causados pelos processos químicos.

Elaine também pontua que outra forte tendência que auxiliará o crescimento do setor são os produtos voltados ao público masculino. Em 2015, esse nicho obteve crescimento de 7%, superando o mercado profissional de cuidados com o cabelo, que cresceu 4% globalmente. “O aumento está diretamente ligado aos conceitos exclusivos para homens, principalmente os do setor de serviços, uma vez que as tradicionais barbearias ressurgiram em todo o mundo. No Brasil, os serviços de “barba, cabelo e bigode” foram revitalizados depois da invasão de barbearias especializadas em cuidados masculinos. Com uma pegada mais cool, esses espaços oferecem novidades como colorações exclusivas e produtos importados, em um espaço todo dedicado aos homens”, diz.

Os hairceuticals e produtos com compostos naturais também vem ganhando espaço no que se refere ao tratamento do couro cabeludo que, para 44% dos brasileiros, é um fator importante no que se refere a boa aparência do cabelo, de acordo com pesquisa da Mintel. E, por falar em aparência, se antes era necessário domar os cachos seguindo um único padrão, hoje essa ideia se distancia cada mais da realidade. O movimento conhecido como Go natural está proporcionando mais confiança para que mulheres façam a transição de volta para os cabelos naturais, contando com tecnologias que restauram os cachos, mesmo em cabelos que já receberam muita química. A Mintel também apurou que 34% dos brasileiros preferem manter o cabelo natural e 17% das mulheres preferem os cabelos cacheados.

Pegando carona no skin care

Com o avanço das tecnologias, os produtos de hair care ganham características semelhantes aos de cuidados com a pele, sendo inseridos na rotina diária de cuidados, como os produtos para o dia e noite, ampolas, sérums e até mesmo vitaminas próprias para os cabelos. Se antes xampus e condicionares tinham apenas a função de hidratar e limpar os fios e o couro cabeludo, hoje a necessidade é de reparo e prevenção contínuos.

Com a necessidade de se adotar maiores cuidados, a busca por opções multifuncionais também aumenta. Na vida moderna e corrida, não é possível gastar muito tempo do dia com cuidados pessoais, e por isto os produtos multifuncionais ganham os consumidores. Hidratações express, tratamentos que funcionam durante o dia, ou produtos com ação pós-lavagem serão cada vez mais requisitados, ainda mais se unirem praticidade à qualidade.

Não há dúvidas que os consumidores de hair care estão exigentes, ativos e não escolhem mais qualquer produto na prateleira. Não basta apenas oferecer novas tecnologias, é necessário fornecer a opção certa para cada nicho do variado e gigantesco público brasileiro consumidor de cosméticos, pois eles sabem quem são e exatamente o que querem.

Todas estas tendências de mercado e comportamento podem ser encontradas na FCE Cosmetique, que acontece entre os dias 23 e 25 de março, no São Paulo Expo. Credencie-se para o evento e tenha acesso a conteúdos exclusivos e de relevância para o setor.

Fonte: FCE Cosmetique

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