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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarBASF aborda beleza em três tendências: emocional, bacteriana e atlética

BASF aborda beleza em três tendências: emocional, bacteriana e atlética

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A Basf, líder global em proteção solar e ingredientes ativos biotecnológicos para a indústria de cuidados pessoais, organizou um encontro para apresentar aos seus clientes as tendências dos próximos dois anos para esse mercado. Foram realizadas palestras com três especialistas, aprofundando tecnicamente as novidades para o setor.

Os comportamentos do consumidor foram apresentados pela especialista de Marketing da consultoria WGSN, Nina Giglio, que sinalizou três principais movimentos: o da Beleza Emocional, da Beleza Bacteriana e da Beleza Atlética. No tema Beleza Emocional, foi tratado o empenho em apresentar produtos que tenham habilidade física de mudar emoções. Como exemplo, citou fragrâncias que mudam o nível de serotonina no cérebro. Maximizar os potenciais do mercado de probióticos é a tendência da Beleza Bacteriana, que visa reequilibrar os ecossistemas naturais, inclusive levando em conta a saúde visceral. Por isso, cosméticos baseados em microbiomas serão forte tendência. Já, a Beleza Atlética, é representada pelo crescente interesse em fitness, bem-estar e saúde. Os produtos voltados para antes e depois do exercício, que promovam estímulos ou proteção também estarão em alta.

Alinhado a essas tendências, o diretor global de P&D da divisão de ativos cosméticos Basf Beauty Creations da Basf França, David Herault, abordou como a ciência pode ser inspiradora, permitindo criar os ativos do amanhã. Para o encontro, apresentou as três plataformas de inovação da companhia que podem contribuir para o desenvolvimento dos atributos que comunicam benefícios e eficácia dos produtos, ou seja, os “claims” desses novos cosméticos.

A primeira abordagem foi a Epigenética, que leva em conta como o ambiente e o estilo de vida, como estresse, dieta, exposição à poluição, entre outros fatores, impactam na expressão genética. É uma linha recente, com cerca de dez anos, e que começou a partir da construção do genoma humano. Como ciência das mudanças, os ativos atuam no núcleo do DNA, interrompendo a alteração nos genes e revertendo os danos causados. Um exemplo é o novo ativo Dermagenist, um extrato de manjerona rico em Vicenin e Luteolin-7-0-glucurônido, usado para restabelecer as funções dos fibroblastos. Com o produto, a densidade e firmeza da pele são significativamente melhoradas.

Outra plataforma, o Microbioma, é ainda mais recente, e promove benefícios por meio da sinergia com a microflora presente na pele. As pesquisas buscam entender melhor o papel de cada microorganismo na beleza da pele para estudar os efeitos de ingredientes ativos. O Relipidium, por exemplo, é o primeiro ingrediente ativo que reequilibra o ecossistema da pele: estimula a síntese de lipídios na epiderme, acelerando a recuperação da barreira, fortalecendo a defesa da pele e corrigindo o ressecamento. O produto foi desenvolvido com base em resultados in vitro em microbiota.

Sobre Extração e Processos, Herault explicou as novas plataformas de extração de alta tecnologia, dedicadas a seleção e obtenção de ingredientes da natureza. A Basf é a maior fornecedora de ingredientes para cosméticos naturais aprovados nos padrões das normas COSMOS e NATRUE.

Outra abordagem importante no evento foi de Marcel Schnyder, líder global do centro técnico para Sun Care, da Basf Alemanha, que comentou sobre as novas tecnologias em filtro solar. São filtros que possuem diferentes perfis de absorção, inclusive com maior abrangência de espectro, que permitem flexibilidade na formulação em relação ao sensorial. São filtros UV para proteção solar para uso diário e proteção solar com alto FPS para longa exposição, considerando diversos claims, sensorial surpreendente e o custo acessível, alinhados com as tendências na indústria cosmética.

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