Os perfumes e as estrelas
ENTRE AS ESTRELAS E A PERFUMARIA, HÁ UMA RELAÇÃO ESTREITAMENTE LIGADA, QUE JÁ EXISTE HÁ VÁRIOS ANOS. SE ALGUNS PERFUMES SE TORNARAM VERDADEIROS ÍCONES, A EXEMPLO DE UM CHANEL Nº 5, AS ESTRELAS TAMBÉM SE VIRAM PERSONIFICANDO FRAGRÂNCIAS. E HOJE, A FIVELA PARECE ATADA A PERSONALIDADES QUE CRIAM ELAS MESMAS SEUS PRÓPRIOS PERFUMES…
As estrelas como musas
As maisons de luxo compreenderam há muito tempo a importância da imagem e da mensagem. É a razão pela qual elas criam todo um universo para suas fragrâncias, em vez de se ater somente à essência. Do frasco à musa, tudo é calculado antecipadamente para chegar a um resultado decidido há vários meses, antes mesmo da concepção do perfume.
E o que existe de melhor para vender um novo produto que fazer vangloriar seus méritos por pessoas influentes? Seja no universo do luxo, da alimentação ou mesmo do lar, é suficiente que se reconheça um rosto falando de tal ou tal novidade para guardá-la na memória.
E por menos que se goste da personalidade escolhida, o charme funciona quando o cliente entra na loja… Confesse que um George Clooney deu uma dimensão muito sexy a um café, o que por exemplo, Robert Hue, talvez não pudesse fazer.
Esta é a razão pela qual as grifes gostam de pedir às celebridades para encarnar suas criações. No universo da perfumaria, é um hábito mais que corrente. Entre uma linda anônima a uma vedete conhecida de todos, o impacto não será evidentemente o mesmo. Aliás, é muito frequente se ouvir dizer: “é o perfume de Kate Moss” ou então “mas se é Vanessa Paradis que faz a publicidade”, em vez de citar o nome ou a marca do dito produto.
Os perfumistas se apoiam na notoriedade das atrizes, cantoras ou modelos e tudo isso com um objetivo de comunicação em que todo o glamour será preservado. Porque sim, trata-se antes de tudo de fazer sonhar. Se vemos Natalie Portman na publicidade do perfume Miss Dior, inconscientemente também teremos vontade de usá-lo, para parecer com este ídolo tão natural e no entanto tão estrela… tudo é uma questão de identificação.
As celebridades, novas criadoras de perfumes
Hoje, esta associação lucrativa não se faz mais em mão única. Com efeito, depois de ter encarnado as criações olfativas das grandes maisons, as personalidades querem lançar seus próprios eflúvios.
Se no início pode-se pensar em uma maneira de falar à seu fã-club; em uma sincera abordagem artística ou talvez na necessidade de descobrir um novo ramo de atuação, o fato é que depois de uma dezena de perfumes diferentes, as estrelas compreenderam muito bem o papel do marketing destes produtos derivados !
Hoje, ter um frasco carimbado com seu nome é a nova moda em voga no universo do showbiz. Lança-se um perfume para relançar uma carreira, ou para impulsionar as vendas de um novo álbum…
Às vezes também é uma maneira de se aproximar do universo dos cosméticos ou da moda. O que quer que seja, as estrelas sabem que podem fazer de seu nome uma verdadeira marca, e não se privam disso.
Assim, Rihanna, Lady Gaga, Beyoncé, Justin Bieber… Todos lançaram seu produto derivado que cheira bem. Alguns mesmo, fizeram dele uma atividade recorrente, a exemplo de Jennifer Lopez e seus 12 perfumes, ou então Céline Dion e suas 14 fragrâncias !
Estratégia de marketing ou uma nova arte ?
Se o processo de criação é o mesmo : partindo de um briefing até a realização do produto, não é forçosamente porque a estrela dá seu nome ao perfume que ela contribui para sua concepção. Só muito raramente ela se interessa do começo ao final do projeto, mas na maior parte dos casos, é toda uma equipe que é encarregada de gerenciar isto. E visto que nunca se é melhor servido que por si mesmo, não lhe resta outra alternativa senão fazer publicidade para a comercialização de seu perfume.
Foi Elizabeth Taylor que lançou o conceito em 1991 com seu White Diamonds, o primeiro perfume representando uma personalidade. E este último ainda continua rendendo ! As receitas dos perfumes de estrelas se traduzem em milhões de dólares; não é surpreendente portanto que todos se lancem nisso.
No entanto, seu sucesso não é totalmente planetário. Se nos Estados Unidos ou na Ásia estas fragrâncias encontram um sucesso fenomenal, não é exatamente o caso da Europa. É preciso dizer que é de lá que vêm as grandes maisons de luxo, que produzem os maiores sucessos da perfumaria. Entre um Shalimar de Guerlain ou um Siren de Paris Hilton, os europeus parecem preferir a elegância.
Talvez nós sejamos menos ingênuos quanto à utilização do perfume como estratégia de marketing. No entanto, pelo ângulo do costureiro ou do perfumista, o objetivo e a realização são exatamente os mesmos. Na França, os perfumes das estrelas são encontrados nos grandes magazines e por um preço menor que uma essência assinada de uma grife. E pelo lado da criação, são os mesmos narizes que trabalham de modo similar, tanto para as estrelas como para os designers.
Depois das marcas e das celebridades, saiba que hoje é possível criar seu próprio perfume sem ter que passar por um perfumista. Cada vez mais butiques se especializam em fragrâncias sob-medida… Entre uma infinidade de possibilidades, você encontrará foçosamente seu ideal olfativo um dia, quer ele seja assinado por Kylie Minogue, Yves Saint-Laurent ou por você mesma…
Depois de um bacharelado em literatura, foi através do jornalismo que decidi aprofundar meu gosto pela escrita, o contato e a abertura ao outro. Hoje sou diplomada pela Escola Superior de Jornalismo de Paris e trabalho principalmente para Ykone. Foi com eles que pude aprender muito sobre o universo da moda, mas igualmente sobre o da beleza e o do perfume.
Fonte: Osmoz