Mercado cosmético brasileiro supera ano difícil e ganha novos aliados para crescimento em 2018
Maior feira de negócios do setor cosmético da América Latina vai apresentar todos os lançamentos e conteúdos necessários para crescimento do setor e orientação dos profissionais.
O mercado cosmético brasileiro mostrou toda sua força e potencial frente à difícil crise econômica brasileira. Mesmo em um ano de queda em diversas indústrias, o setor apresentou bons resultados. Segundo o panorama de 2017, divulgado recentemente pela ABIHPEC, o Brasil fechou o faturamento de 2016 em R$45 bilhões. Apesar de ser um número abaixo do ideal, esta queda é menor do que o ano anterior, sinal de que os negócios já estão melhorando. Este resultado foi influenciado, principalmente, pela cultura cada vez mais voltada ao cuidado com a saúde e o bem-estar, que incorporou com grandeza o público masculino, e também pelos constantes lançamentos de produtos, atendendo cada vez mais as necessidades do mercado.
E o ano de 2018 promete ser ainda melhor. Além da expectativa de resolução econômica e financeira do país, em maio, São Paulo receberá a maior feira de cosmético da América Latina. Após o sucesso da edição de 2017, o evento trará uma exibição ainda maior e com muito mais conteúdo. A FCE Cosmetique é a primeira feira do setor no calendário latino-americano. Isto faz com o que a exposição receba primeiramente as novidades e lançamentos da Europa, que foram apresentados há poucas semanas, mantendo assim o mercado nacional atualizado.
Outro dado importante a ser acrescentado é que, em 2016, a Balança Comercial Brasileira sofreu uma retração em relação ao ano anterior, tanto nas exportações como nas importações, de 3,1% e 19,8%, respectivamente. Este dado é resultado da valorização do real e do aumento da produção interna. E os produtos que tiveram maior destaque no mercado brasileiro são masculinos, de proteção solar, desodorantes, perfumes e depilatórios. Estes segmentos em ascensão também estarão presentes na FCE Cosmetique, tanto na parte de exposição quanto no conteúdo. O intuito é atualizar os profissionais do setor sobre os temas e as tendências do Brasil e do mundo por meio de palestras na Arena do Conhecimento e no Congresso Brasileiro de Cosmetologia, organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia.
Em um momento de crise e contenção de custos, a feira de negócios se faz extremamente importante para as companhias, pois, em três dias de evento, o visitante consegue se atualizar profissionalmente, receber conteúdos de relevância e capacitação e se relacionar tanto com clientes, como com parceiros de toda a cadeia produtiva do setor cosmético.
Perante ao cenário mundial, o Brasil permanece ocupando a 4ª posição no ranking de consumidores de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Mas, se continuar dando passos cuidadosos e com os esforços do mercado brasileiro, subirá de posição muito em breve.