J&J reformula produtos para bebês para atender novos pais
Companhia está retirando elementos químicos que colorem o xampú “Chega de Lágrimas” de amarelo e a loção, de rosa
A Johnson & Johnson está mudando sua linha de produtos para bebês – carro-chefe da companhia há mais de um século. As novas fórmulas e embalagens, e a campanha de marketing a ser lançada em agosto nos Estados Unidos, estão sendo consideradas as mais importantes feitas pela J&J nos últimos anos. É também uma reação a uma geração mais jovem de mães e pais, que prefere produtos mais naturais, práticos e com informação detalhada no rótulo sobre os ingredientes.
A companhia, em 2015, já havia retirado das fórmulas, de todos os produtos, insumos como parabenos, sulfatos e conservantes liberadores de formaldeído. Agora, vão sair, por exemplo, elementos químicos que colorem o xampú “Chega de Lágrimas” de amarelo e a loção, de rosa.
Os ingredientes responsáveis pelos aromas de xampús, loções, cremes e sabonetes líquidos – informação que costuma ser tratada como um segredo comercial por fabricantes de cosméticos e higiene pessoal – também serão estampados em rótulos mais detalhados.
A embalagem do xampú, que não mudava desde 1973, também passou por reformulação. Mães e pais reclamaram que era muito difícil, quase impossível, segurar seus bebês, molhados e escorregadios, na hora do banho e ao mesmo tempo abrir o xampú. A companhia trocou a tampa e mudou o formato da embalagem – em vez do atual retângulo com cantos arredondados, o xampú e o sabonete líquido virão em um plástico em formato de gota.
Alison Lewis, executiva responsável pelo marketing da J&J no mundo, disse nesta semana em Cannes, segundo a revista “Adweek”, que apesar de a companhia ter a ciência a seu lado – ou seja, seus produtos são seguros -, estava perdendo mercado.
No Brasil, o segundo maior mercado da J&J, depois dos EUA, os novos produtos deverão começar a ser vendidos no primeiro trimestre de 2019. Nos Estados Unidos, chegam ao varejo em agosto deste ano. A companhia também vai lançar uma nova linha para bebês batizada de Cotton-Touch (ou toque de algodão).
Uma pesquisada realizada pela J&J com 26 mil famílias, em várias partes do mundo, serviu para orientar as mudanças.
Assim como outras multinacionais, a J&J também tem sido desafiada por consumidores mais jovens, cujo comportamento diante de uma gôndola vem mudando rapidamente. Além de produtos mais “naturais”, ou com uma quantidade menor de elementos químicos, eles têm exigido mais informação sobre os produtos. O rótulo que fica na parte detrás do produto passou a ter mais importância para eles do que aquele que estampa a marca a parte da frente.
Empresas menores, ou mesmo startups, não têm orçamentos vultosos para investir em pesquisa e desenvolvimento, mas são mais ágeis e costumam lançar novidades em tempo recorde. Não à toa, multinacionais têm procurado imprimir velocidade maior a seus processos decisórios. No Brasil, a Coca-Cola está tentando reduzir o prazo para criar e lançar uma bebida (que não seja refrigerante), de um ano para algo entre três e quatro meses.
A J&J, fundada há mais de 130 anos, já percebeu isso e está acelerando seu modo de trabalhar.
Fonte: Valor