O futuro da beleza é premium
Pesquisa da Euromonitor prevê crescimento considerável do segmento no mundo
Produtos e cosméticos premium são a mais quente tendência no mercado de beleza. A informação é uma das principais conclusões apontadas por uma nova pesquisa da Euromonitor.
De acordo com o estudo, essa “premium-nização” do setor tem como pilares a curadoria de produtos, exemplificada pela boutique paulistana Dominique, e a personalização, como a oferecida pela Lancôme com sua Le Teint Particulier, uma base customizada com 8 mil variações de tons de pele, mais três níveis diferentes de cobertura e de hidratação.
https://www.instagram.com/p/Bi7EiLuhVY0/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_loading_state_script
Outras ideias fundamentais desse mercado de produtos sofisticados inclui a da saúde como uma nova riqueza, caso da marca natureba de produtos para os cabelos e maquiagens Lola, e a experiência de compra e comunidade, como a promovida pela Glossier, nascida a partir de um blog de beleza.
Segundo as projeções da Euromonitor, esse mercado premium deve superar o de produtos massa em crescimento nos próximos cinco anos em quase todas as regiões avaliadas, com exceção do Oriente Médio e África. Somando-se os dois segmentos, os negócios de beleza movimentaram mais de 465 bilhões de dólares globalmente apenas em 2017.
Países da América Latina respondem por uma fatia de cerca de 14% desse volume, mas registram expansão acima da média global entre 2016 e 2017, especialmente no segmento de perfumaria. Apesar de registrar o menor crescimento entre Argentina, México, Colômbia e Chile (nesta sequência), o Brasil ainda é responsável por nada menos que 49% das vendas de produtos de beleza na América Latina.
Fonte: Estadão