Santher comemora 80 anos de existência
Quando o médico libanês Fadlo Haidar fundou sua fábrica de papéis no bairro da Penha, em São Paulo, em 1938, com certeza não vislumbrava todo o potencial de seu empreendimento, que se tornaria uma das principais empresas do setor, em capacidade, no mundo, com produção de aproximadamente 180 mil toneladas/ano, sendo 135 mil de papéis higiênicos e 45 mil de papéis industriais.
Ao longo de 80 anos de existência, a companhia, que nasceu Fábrica de Papel Santa Therezinha, cresceu e se transformou junto com o País. O portfólio de produtos aumentou, marcas se desenvolveram e conquistaram a preferência dos brasileiros, novas unidades foram inauguradas. Enfim, a empresa se solidificou, sendo considerada uma das mais importantes empresas de Papel descartável e Personal Care do Brasil.
Fundada com gestão familiar, a companhia foi administrada por três gerações da família Haidar, que hoje atuam como representantes no Conselho de Administração. No presente, o comando da companhia é exercido por um executivo de mercado.
“A Santher passou por muitas mudanças ao longo de sua trajetória. Conseguimos crescer e nos perpetuar, e assim cumprir nosso dever de servir a sociedade, principalmente pela capacidade de nos adaptarmos à evolução das tecnologias, das pessoas e da economia, ao mesmo tempo em que criávamos marcas fortes e produtos de reconhecida qualidade”, explica José Rubens de La Rosa, CEO da Santher.
Evolução, aliás, é uma palavra que pode definir a empresa, sempre atenta às necessidades de seus consumidores e do mercado, o que podemos comprovar revisitando os fatos marcantes de sua história.
Durante os primeiros 28 anos de existência, a Santher se dedicou à produção de monolúcidos, também chamados de papéis especiais, para atender à demanda da indústria.
A entrada no mercado do consumo
Com expertise para ir além, em 1966, a empresa decide ampliar sua atuação e envereda pelo mercado de consumo, com o lançamento dos guardanapos Santepel, marca que atualmente é uma das mais vendidas em sua categoria de produtos.
Especialmente importante para a expansão da Santher, a década de 70 é marcada por momentos que foram cruciais para que a empresa adquirisse a dimensão que tem atualmente.
Em 1971, acontece o ingresso no mercado de higiênicos, com Personal®, que viria a ser sua maior marca, carro-chefe do portfólio da unidade de consumo e considerada Top of Mind entre os brasileiros. Quatro anos depois, em 74, a linha de lenços de papel Kiss® ganha as prateleiras. Já, em 1978, foi inaugurada sua primeira filial, a Unidade Fadlo Haidar, em Bragança Paulista, interior de São Paulo, maior e mais moderna unidade fabril da empresa, dedicada à produção de itens do portfólio de Consumo e posteriormente da linha Professional.
Nos anos 80, a aquisição da unidade de Governador Valadares (MG) facilita a expansão para as regiões Norte e Nordeste; enquanto o lançamento da linha Snob®, consolida o sucesso no segmento de guardanapos e toalhas. Mais tarde, a marca tornou-se Top of Mind e líder de mercado em toalhas.
Em 1994, a Santher entra no mercado institucional, com a criação da unidade de negócios Professional, voltada para o abastecimento de empresas. E, em 1997, acontece a aquisição da unidade de Guaíba (RS) que, em conjunto com a unidade da Penha, atende o segmento de papéis especiais.
Nos anos 2000, a Santher inova mais uma vez, ampliando seu portfólio de consumo com o lançamento de Sym®. Focada em Personal Care, a marca traz absorventes e protetores para o público feminino.
O ano de 2003 destaca a profissionalização da Diretoria e a contratação, pela primeira vez, de um Presidente Executivo, um importante passo para o plano estratégico de profissionalização da gestão da companhia, que inicia uma suave transição entre o comando familiar e a presidência de um executivo de mercado. Em 2009, a companhia entra em mais um segmento de consumo, com o lançamento da linha Personal®, de fraldas descartáveis para bebês.
Mais recentemente, em 2016, a Santher modernizou sua operação logística com a inauguração do Centro de Distribuição de Bragança Paulista, ligado à unidade Fadlo Haidar. Totalmente automatizado, trata-se do mais moderno CD da indústria “Tissue” na América Latina.
No coração e nas casas dos brasileiros
Um dos principais players do mercado de consumo do País, a Santher está presente, através de suas marcas, na preferência e no dia a dia de grande parte das famílias brasileiras.
Com produtos para atender às necessidades de toda a família, a empresa conta atualmente com linhas de papéis higiênicos, lenços de papel, guardanapos, toalhas de papel, protetores e absorventes femininos, fraldas e lenços umedecidos para bebê.