FDA aprova concorrente mais barato do Botox
Uma injeção para tratar rugas deve rivalizar com o Botox da Allergan, depois que reguladores americanos aprovaram um tratamento mais barato da Evolus, elevando suas ações cerca de 5% após o anúncio.
A aprovação do Jeuveau da Evolus para tratar linhas de expressão vem oito meses depois que a agência se recusou a aprovar a droga, citando deficiências relacionadas à química e à fabricação do produto.
“Vemos a entrada da Evolus neste mercado como muito perturbadora”, disse o presidente-executivo da Evolus, David Moatazedi, em uma entrevista antes da decisão da FDA.
A Evolus espera que o Jeuveau tenha um preço entre 20% e 25% menor do que o Botox e é provável que esteja disponível nos Estados Unidos em consultórios médicos a partir da primavera de 2019, disse a empresa.
Embora se espere que o Botox enfrente desafios para seus usos terapêuticos de tratamentos rivais, seus usos cosméticos até agora permaneceram amplamente incontestados.
O Botox foi lançado em 2002 e, ao longo dos anos, evoluiu de uma injeção para um tratamento para enxaquecas e disfunção da bexiga, gerando US $ 3,58 bilhões em vendas para a Allergan em 2018.
Alternativas ao Botox, como injeções antirrugas como Dysport da Nestlé ou Xeomin da Merz Pharma, não conseguiram o sucesso do Botox.
Preparando-se para enfrentar a concorrência, a Allergan disse no ano passado que estava planejando dobrar seus gastos em publicidade direta ao consumidor e para expandir sua força de vendas do Botox.
A Revance Therapeutics, com sede em Newark e Califórnia, também está desenvolvendo uma rival para o Botox, que pode ter um efeito maior no tratamento de rugas.
Fonte: Reuters