Cosméticos com propriedades medicinais e Cannabis (CBD)
O mercado de produtos pessoais naturais cresce em ritmo acelerado: só em 2018, o mercado cresceu cerca de 10%. Esse é um segmento impulsionado, principalmente, pelas tendências de ingredientes naturais, eficácia dos produtos e por princípios éticos.
O segmento de skin care representa a maior categoria de produtos do mercado. Um dos motores desse crescimento é o uso de cannabis. Algumas das novas marcas que surgiram nessa tendência de mercado foram High Five e Cannuka. As marcas existentes também lançam produtos de skin care com cannabis, como o Emerald Cannabis Sativa Hemp Seed Deep Moisture Glow Oil da Herbivore.
A cannabis está presente também em marcas de tratamento capilar, como Emera e CBD For Life. A marca Milk Makeup ganhou destaque ao longo do ano devido à linha Kush, com rímel, gel de sobrancelha e máscara labial, e continua expandindo a linha em 2019. Apesar de ser um ingrediente moderno, mau entendimento e controvérsias ainda envolvem a cannabis – tornando necessária a propagação de informações mais assertivas aos consumidores.
Embora as marcas de beleza ainda não tenham apostado no apelo da cannabis, o ingrediente apresenta propriedades anti-inflamatórias e de controle de acne. Isso leva o mercado de produtos naturais a inovar para competir tanto com produtos com cannabis quanto com os de marcas convencionais. Os produtos da Juice Beauty possuem altos níveis de antioxidantes orgânicos para garantir a eficácia de seus produtos.
Skinfix é outra marca que utiliza ingredientes naturais e concorre com marcas recomendadas por dermatologistas no mercado convencional. A marca lançou o 911 Balm-C e o 12 Hour Miracle Ointment em 2018 para competir com o Healing Ointment da Aquaphor.
Algumas das marcas que competem com marcas e produtos recomendados por dermatologistas sacrificam a naturalidade pela eficácia, praticando “greenwashing”. Nosso Sistema de Classificação Natural (NRS) permite que classifiquemos marcas posicionadas naturalmente, mas somente inspiradas na natureza versus verdadeiramente naturais.
No relatório de inteligência competitiva Natural Personal Care: U.S. Market Analysis and Opportunities, cada marca é classificada em uma escala de 1 a 10, sendo 1 sintético e 10 totalmente natural ou orgânico. Isso nos permite dividir todo o mercado em inspiração verdadeiramente natural versus inspiração natural para determinar as taxas de crescimento e o tamanho do nível de naturalidade do mercado.
Independentemente da classificação de naturalidade de uma marca, a ética de uma marca é essencial para o crescimento. A embalagem sustentável e ingredientes de origem ética são essenciais para muitos consumidores. Marcas como a Dra. Bronner e a Body Shop fornecem divulgação completa sobre o fornecimento, permitindo que os consumidores conheçam as pessoas e regiões de onde os ingredientes vêm. Nesse sentido, muitas marcas estão embalando produtos em recipientes facilmente recicláveis; um exemplo é o Seed Phytonutrients da L’Oréal que usa embalagens de papel.
Natural Personal Care: U.S. Market Analysis and Opportunities é um relatório de inteligência competitiva aprofundado em produtos de beleza e cuidados pessoais naturalmente posicionados e orgânicos. O estudo explica as principais diferenças entre produtos “verdadeiramente naturais” e “inspirados na natureza”, além de criar um perfil de algumas das marcas naturais que mais crescem e outras dinâmicas de mercado.
Este relatório é profundamente complementado pelo Consumer CBD Products: U.S. Market Analysis and Opportunities: um estudo qualitativo e abrangente de produtos de saúde e beleza com canabidiol (CBD) com status regulatório e legal, produtos atualmente disponíveis, canais de marketing e perspectivas de produtos com o ingrediente.
Fonte: Factorkline