A Shiseido descobriu o potencial do extrato de leveduras para manter os capilares da pele saudáveis, aumentando a produção de colágeno e mantendo a sua elasticidade.
Ao usar a tecnologia original de visualização em 3D da estrutura dos capilares da pele, a multinacional japonesa descobriu que o extrato de levedura permitiria o desenvolvimento de “produtos que criam uma pele elástica e evitam problemas causados por uma diminuição na elasticidade da pele, como rugas e flacidez”.
Em um discurso, a empresa afirmou: “A Shiseido conduziu uma pesquisa sobre a relação entre elasticidade da pele e a condição dos capilares, usando a tecnologia original de visualização em 3D, e descobriu que os capilares são espessos e densos em áreas com alta elasticidade, como as de pessoas em seus 20 anos. Através de mais pesquisas, também observou que o colágeno é produzido ao redor dos capilares. Isso sugere a possibilidade de capilares desempenharem um papel na manutenção da elasticidade da pele. ”
Afirmando que as moléculas de integrina-α5, expressas pelos capilares, diminuem com a idade, a Shiseido descobriu que as leveduras Saccharomyces aumentaram os níveis de expressão da integrina-a5, mantendo os capilares saudáveis, consequentemente aumentando a produção de colágeno na pele e aumentando a sua elasticidade.
Apresentada na categoria “Podium Presentation” da Conferência IFSCC 2019 em Milão, onde ganhou o prêmio principal, a pesquisa poderia sinalizar um passo à frente na inovação de produtos para a pele.