Há dez anos, a Symrise lançou o SymDeo® B125, um ativo desodorante eficaz e biodegradável. Ele é aplicado principalmente em formulações de desodorantes, cuidados com os pés e muitas outras formulações cosméticas. Os pesquisadores da empresa, agora, conseguiram comprovar que ele também mantém intacto o microbioma na pele da axila, ao contrário do ativo triclosan, antimicrobiano convencional muito utilizado em formulações de desodorantes.
“A Symrise é a primeira a publicar dados de microbioma para um ativo desodorante”, destaca Júlio Bombonati, gerente de marketing para a América Latina, explicando que pesquisas recentes sobre o microbioma da pele esclareceram o papel das bactérias no odor das axilas. Ao mesmo tempo em que o SymDeo® B125 elimina as bactérias causadoras dos maus odores, ele se comporta de maneira neutra em relação aos microrganismos úteis na pele da axila.
De acordo com Bombonati, a descoberta é importante porque globalmente existe um interesse crescente em explorar o impacto de produtos de cuidados pessoais para manter uma pele saudável. Consequentemente, os fabricantes de cosméticos estão enfrentando expectativas cada vez maiores dos consumidores, o que exige que a indústria corresponda as novas demandas com tecnologias de ponta.
“Como fabricante de ingredientes cosméticos, realizamos continuamente pesquisas intensivas sobre nossos ingredientes e exploramos novos métodos, como no campo da análise de microbiomas da pele. Estamos orgulhosos de oferecer aos nossos clientes benefícios adicionais também dentro do nosso versátil portfólio de produtos”, completa.