5 empresas que criam cosméticos e outros produtos personalizados para o DNA
Personalização é a tendência do futuro. De algoritmos que preveem a comida que você vai pedir no aplicativo de delivery até playlists sugeridas por sites de músicas, tudo parece ser customizável.
Com a popularização dos testes caseiros de DNA, algumas empresas têm testado e desenvolvido produtos baseados no material genético: suplementos, cremes e vinhos são alguns dos resultados. Se eles funcionam ou não, são outros quinhentos — a comunidade científica pende a dizer que não há benefícios, mas não existe consenso. Veja alguns dos negócios que investem na personalização:
Rootine
“Vitaminas personalizadas: adaptadas ao seu DNA, nível de nutrientes e estilo de vida.” A Rootine, empresa fundada no estado norte-americano do Tennessee em 2018, tem como mote unir a biologia e a tecnologia para desenvolver vitaminas com suposta alta capacidade de absorção pelo organismo. As vitaminas prometem aumentar a energia, reforçar o metabolismo e melhorar a saúde cardíaca. Para isso, o cliente precisa passar etapas, como um questionário sobre estilo de vida, análises de sangue e de DNA. Os preços variam: o pacote promocional com vitaminas para 30 dias custa US$ 73 (já incluso o teste de DNA).
Younom
Desde 2016, o laboratório espanhol Younom se propõe a cuidar da pele das pessoas. Fotoenvelhecimento, hidratação, elasticidade e proteção antioxidante estão entre os fatores levados em conta nos cremes faciais e outros cosméticos desenvolvidos com base no DNA dos clientes. O teste de DNA da empresa custa 79 euros — a partir dos resultados, pode-se adquirir suplementos para unha, pele e cabelo, por exemplo, por 29 euros.
Strain Genie
O “barato perfeito” está no seu DNA. Ao menos é o que alega a empresa californiana Strain Genie, criada em 2016. Ela promete um relatório de mais de 65 páginas com informações sobre recomendações e avisos de consumo, quais as proporções e produtos mais adequados e os possíveis efeitos de cada linhagem de cannabis. Quem já realizou um teste de DNA em outra empresa pode enviar o resultado ao Strain Genie e receber o relatório em até 24 horas.
Vinome
Semelhante ao Strain Genie, a também californiana Vinome quer criar o vinho mais adequado possível ao seu gosto. Desde 2015, a companhia combina a análise de DNA a um questionário sobre paladar que envolve avaliações positivas, neutras ou negativas de produtos como pêssego, amora, café, cogumelos exóticos e queijos. O perfil personalizado do vinho custa US$ 29,99, enquanto o teste de DNA sai por US$ 40.
Sushi Singularity
O restaurante Sushi Singularity mostra que não há limites para a personalização usando o DNA. O empreendimento prevê a criação de sushis com base em dados genômicos. Ou seja: um sushi criado especialmente para a sua genética. O espaço está previsto para abrir em Tóquio, em 2020.
Fonte: Galileu 26.11.19