Fotoproteção, skin care e vitaminas são negócios prioritários para a companhia
Recém-empossado no cargo de diretor regional de Personal & Aromas para a América Latina da DSM, Edson Barros (leia a notícia), em entrevista exclusiva, fala dos desafios e das perspectivas para o mercado brasileiro.
Quais são as principais atribuições do diretor de PCA Latam?
As principais atribuições do cargo são desenvolver e implementar a estratégia do negócio na América Latina, fortalecer a marca da DSM no mercado de personal care, acelerar o processo de inovação em conjunto com os clientes, considerando a sustentabilidade como um diferencial da DSM, além de desenvolver as competências do time na região para crescer acima da média do mercado.
Quais serão os principais desafios da função?
Será desenvolver uma maneira efetiva de identificar as necessidades dos consumidores finais no longo prazo e antecipar o processo de cocriação de novos produtos com nossos clientes.
E suas expectativas pessoais em relação a este novo desafio na carreira?
Pretendo contribuir no desenvolvimento da carreira do meu time e entregar um caminho sólido deste negócio para a DSM.
Quais as perspectivas em relação ao mercado brasileiro de personal care para os próximos anos?
O mercado de personal care está com projeções de crescimento de 6% ao ano até 2023. Dentro desse cenário, nossas expectativas são de nos consolidarmos ainda mais em fotoproteção e vitaminas, além de trazermos ingredientes ainda mais inovadores, como, por exemplo, nossa linha de peptídeos para pele, a fim de atender a crescente demanda de lançamentos.
Qual importância da operação brasileira nos negócios globais da DSM?
A América Latina tem uma relevância alta dentro da estratégia desenhada até 2022, pois grande parte do crescimento é esperado desta região.
Que segmentos são vistos pela companhia como mais promissores?
Os três principais segmentos atualmente para a companhia são fotoproteção, skin care (ativos e ingredientes), ativos de alta tecnologia (peptídeos) e também naturais (orgânicos, vegetais e veganos) para pele e corpo e vitaminas.
Que áreas serão prioritárias para o lançamento de novos ingredientes?
Os ativos para a pele.
Quais são as principais inovações recentemente lançadas pela DSM?
A abordagem Epibiome Beauty™, na qual trouxemos toda nossa expertise em microbioma para os ativos que já temos em portfólio.
Qual a estratégia da companhia em relação à vegetalização das formulações e às questões ligadas à sustentabilidade?
Atualmente temos mais de 55 ingredientes (45% do nosso portfólio), que são considerados naturais de acordo com a ISO 16128. Cada vez mais, temos olhado para lançamentos de uma forma holística, e não apenas em vegetalização, pois sustentabilidade é sobre mensurar impactos de ingredientes na cadeia de valor, independe da origem da matéria-prima. Temos visto que muitos ingredientes sintéticos, por exemplo, nossa linha Syn®-Peptides, podem ter um impacto menor na cadeia de valor do que alguns ingredientes vegetais que estão no mercado.