Fendi faz parceria com Francis Kurkdjian para perfumar a bolsa Baguette
Uma bolsa perfumada? É possível! Esta é a última empreitada da Fendi para revisitar em uma versão icônica sua bolsa “Baguette”, que, desde sua criação em 1997 é constantemente renovada. Essa inovação foi possível graças à colaboração com o famoso perfumista Francis Kurkdjian, que também faz parte do grupo LVMH desde 2017.
Em 2014, Francis Kurkdjian relançou a tradição de perfumar o couro e registrou uma patente. E foi essa técnica que ele aplicou para perfumar a Baguette e criar Fendi Frenesia, uma eau de parfum com notas de couro e almiscaradas envoltas em Iris, que reflete o perfume do couro Selleria, a pele macia e granulada usada pela marca para fazer a famosa bolsa.
Após várias manipulações, Francis Kurkdjian obteve uma amostra que é preservada através da estrutura interna do couro e permite à bolsa difundir seu perfume por três anos. Esta fragrância Frenesia também está contida em um frasco de 5 ml, que pode ser pulverizado na pele ou em um pequeno cartão para colocar dentro da bolsa e fazer com que a fragrância dure mais. Ele vem dentro de uma mini Baguette e custa 450 euros, podendo ser adquirido pelo site da Fendi.
Para o lançamento desta bolsa perfumada, a Fendi pediu à fotógrafa canadense Christelle Boulé para traduzir a alma olfativa da bolsa em imagens. Boulé depositou algumas gotas do perfume sobre papel fotográfico prateado, que depois de seco, exposto à luz e revelado, apresentou a marca de Frenesia. Uma espécie de mancha branca, impressa em 20 bolsas Baguette amarelas perfumadas (10 femininas e 10 masculinas), vendidas como edição limitada na loja da Fendi em Miami, nos Estados Unidos, durante o evento Miami Art Basel.
“Por amor ao trabalho artesanal e à minha profissão, modernizei uma técnica inventada por perfumistas do século 19, trazendo-a de volta à vida com sucesso”, explicou Francis Kurkdjian, em um comunicado, no qual disse estar muito satisfeito com a colaboração com a Fendi, “que tornou possível unir forças em torno de valores compartilhados e uma estética comum”.
Fonte: Fashion Network 16.12.19