Franquias têm unhas de “Amor à Vida” e mil cores de esmalte na hora
Oferecer esmaltes usados por personagens de novela ou utilizar uma máquina que cria até mil cores de esmalte na hora são algumas estratégias de empreendedores do setor para atrair clientes.
O costume das mulheres brasileiras de pintar as unhas todas as semanas motiva a criação de franquias que investem na variedade de cores e de serviços rápidos.
De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor faturou R$ 580 milhões em 2012, aumento de 14,1% em relação ao ano anterior (R$ 508,5 milhões).
Há opções de negócios na área no formato quiosque, loja e, até, manicure delivery. A rede Esmalte Machine também oferece a possibilidade de o franqueado explorar a venda porta a porta, por meio de catálogos.
O investimento inicial varia de R$ 25 mil a R$ 57 mil. A lucratividade do segmento de beleza, categoria em que esses negócios estão inseridos, é de 10% a 20%, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). O prazo de retorno é de, no mínimo, 12 meses.
Débora Alcântara, 35, é fundadora da rede Unhas Fast, de serviço de manicures. Ela diz que já na recepção as clientes pedem as cores de esmalte usadas na novela. “Ter variedade de esmaltes e estar ligado nas tendências de moda é fundamental para dar certo neste mercado”, ela diz.
Segundo Alcântara, as cores dos esmaltes das personagens Paloma (Paolla Oliveira) e Amaryllis (Danielle Winits), da novela “Amor à Vida”, são as mais pedidas nas suas lojas.
A Unhas Fast é uma rede de Goiânia (GO) que faz unhas dos pés e das mãos em 40 minutos e oferece mimos para as clientes, como poltronas reclináveis para que elas descansem enquanto o serviço é feito. O investimento inicial para abrir uma loja da rede é de R$ 130 mil.
Na Esmalte Machine, franquia de quiosques que faz cores de esmalte na hora, o destaque é a variedade, segundo Sylvio Freire, diretor da rede. No catálogo, há mil opções de cores à disposição das clientes, entre esmaltes cremosos e perolados, vendidos por R$ 12 o vidrinho, e metalizados, que custam R$ 14.
Todos os produtos são desenvolvidos por fornecedores contratados pela marca.
O investimento inicial para a franquia Esmalte Machine é a partir de R$ 150 mil, incluindo o quiosque, duas máquinas de misturas para a operação e uma reserva, além dos materiais, como esmaltes e embalagens.
Outras opções de franquias do segmento são Disk Manicure –serviço de manicure em domicílio–, Esmalteria Nacional, que segue o conceito de “nail bar” (mistura de serviços de manicure e de bar), e Loucas por Esmalte, que oferece as versões quiosque e loja de vendas de esmaltes.
De acordo com Renata Barbosa Ingold, 49, fundadora da Disk Manicure, o mercado de serviços para unhas oferece muitas oportunidades, pois as brasileiras têm o hábito de fazer as unhas semanalmente.
“A vantagem das franquias é a padronização do serviço. Com um atendimento profissional, a cliente fica mais tranquila e segura em relação à higiene dos aparelhos, que precisam ser descartáveis e esterilizados, no caso de alicates”, diz.
Potencial do segmento é grande, mas existem riscos
Lyana Bittencourt, do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em franchising, diz que o mercado está em ascensão e que os serviços para unhas não são uma moda. No entanto, com o tempo, deverá haver uma seleção natural de redes que permanecerão no mercado.
“Há uma demanda crescente por esse tipo de serviço especializado, porém, apenas os melhores permanecerão. Temos como exemplo o mercado de frozen yogurt, que também teve seu boom, e que demonstrou que apenas os melhores sobrevivem.”
Alterações na legislação da vigilância sanitária, por exemplo, podem criar empecilhos e necessidade de adaptações. Nesse caso, empresas que forem mais estruturadas devem sobressair.
Ela diz que, como as marcas são novas, o franqueado tem potencial de crescer com elas. Porém, ele vai passar por um período de aprendizagem em conjunto com a franqueadora.
“É necessário analisar com cautela a seriedade da franqueadora, a planilha financeira da franquia, entender se as expectativas estão de acordo com o retorno projetado, avaliar o cenário futuro do negócio, inclusive em caso de adversidades, e conversar com franqueados da rede.”
A concorrência no segmento é grande, principalmente com operações independentes, como salões de beleza. “O empresário precisa ter claro o conceito do negócio, e identificar quais serão seus diferenciais frente à concorrência”, declara.