P&G aciona Colgate na Austrália por alegações de Optic White
A Procter & Gamble entrou com uma ação no Tribunal Federal da Austrália acusando a rival Colgate-Palmolive de enganar consumidores na comercialização do creme dental branqueador Colgate Optic White Renewal.
A P&G, fabricante de produtos Oral B, afirma que os consumidores australianos estão sendo enganados por anúncios e rotulagem de produtos deste produto, e afirma que perdeu vendas como resultado.
A Colgate afirma que a pasta de dente, que contém três por cento de peróxido de hidrogênio, remove uma década de manchas amarelas com escovação duas vezes ao dia por quatro semanas.
De acordo com documentos apresentados pela P&G, não há dados científicos confiáveis para provar que a pasta de dente “remove 10 anos de manchas amarelas”, conforme reivindicado na embalagem.
Embora o peróxido de hidrogênio possa clarear a superfície e as manchas profundas dos dentes, a P&G diz que o uso da pasta de dentes faria com que o agente clareador “se decompusesse rapidamente em oxigênio e água por causa do contato com a saliva na boca”.
“O creme dental provavelmente fornecerá apenas um efeito menor de clareamento dos dentes e não proporcionará um efeito importante de clareamento dos dentes nas manchas e descoloração interna do dente, mensurável contra 10 anos de manchas amarelas”, diz a P&G.
A P&G diz que perdeu vendas, valor da marca do consumidor e confiança do consumidor como resultado das alegações de clareamento dos dentes da Colgate.
A Colgate-Palmolive ainda não apresentou uma defesa ao caso.
Fonte: Inside FMCG 20.07.2020