Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Mintel RadarSetor de HPPC deverá ser menos afetado pela crise

Setor de HPPC deverá ser menos afetado pela crise

  • Written by:

Apesar do Brasil passar por uma crise econômica, algumas categorias de consumo devem se sair bem nos próximos anos, como aponta o recém-lançado relatório da Mintel, Estilos de Vida do Consumidor Brasileiro, que cobre todos os setores de consumo do país. Avaliado em R$ 3,29 tri em 2014, os gastos dos consumidores deverão crescer 37%, entre 2014 e 2019, atingindo os R$ 4,50 tri.

Porém, a atual situação econômica do País irá afetar o crescimento de todos os setores de consumo, com a maioria deles vislumbrando um futuro menos favorável nos próximos anos.  Algumas áreas, entretanto, apresentarão melhores desempenhos que outras. A Mintel aponta que Beleza e Cuidados Pessoais, e Itens para Cuidados da Casa são alguns dos setores que devem ter um crescimento consistente nos próximos anos.

“No meio do atual cenário econômico brasileiro de crise há como destacar algumas oportunidades de mercado, principalmente nas áreas de Beleza e Cuidado Pessoal, e Produtos para a Limpeza da Casa. Essas categorias ainda terão boas projeções de crescimento até 2019 mesmo que numa escala menor do que no passado e que o consumidor esteja optando por produtos mais simples e básicos. Também há boas perspectivas de crescimento em segmentos específicos como cerveja artesanal, educação e alimentos saudáveis”, afirma Renata Moura, analista sênior de Pesquisa de Consumo, da Mintel.

Beleza e Cuidados Pessoais

Entre 2015 e 2019, o mercado de Beleza e Cuidados Pessoais deve continuar a crescer, mas com taxas moderadas, quando comparadas com números dos últimos anos. A Mintel aponta que o crescimento médio anual entre 2015-19 deve ser de 10,2%, atingindo os R$ 107,30 bi em 2019, contra um crescimento anual de 13% entre 2010-14. Esse crescimento menor é causado principalmente pela alta da inflação, dos impostos, desaceleração do crédito e renda. No entanto, a categoria de cosméticos mostra o maior crescimento quando comparada com outras área de consumo, 63%, entre 2014 e 2019. 

grafico_mintel

“O momento econômico atual, de inflação alta e desaceleração da economia, afeta o setor de cosméticos, cujo crescimento para os próximos anos será moderado, mas ainda constante.  Em época de crise, as pessoas tendem a cuidar mais de si mesmas com mais frequência, a fim de esquecer os problemas. Acreditamos que o Brasil vai passar pelo “lipstick effect“, termo cunhado em 2001 por Leonard Lauder, da empresa de cosméticos Estée Lauder. Como batons são um dos produtos mais baratos, assim como esmaltes, eles ainda são acessíveis em tempos difíceis e podem ser vistos por muitos como um “agrado”. Para complementar, as oportunidades de crescimento também estão nos consumidores cientes da importância em cuidar de sua pele e que procuram por itens inovadores”, explica Renata Moura.

Produtos para Cuidados da Casa

Nos próximos cinco anos, o setor de Produtos para Cuidados da Casa, deve crescer 42% até 2019, passando de R$ 22 bi em 2014 para R$ 32,20 bi em 2019. 

A boa performance desse segmento recentemente se deu pela crescente classe média, a qual começou a ter mais acesso a produtos eletroeletrônicos, como máquinas de lavar, televisões, geladeiras etc. Isso gerou a necessidade dos consumidores comprarem produtos como detergentes, amaciantes, produtos para limpeza e para máquinas de lavar louça, por exemplo. Por sinal, o consumidor da classe C tornou-se heavy user dessa categoria. 

“A população brasileira tradicionalmente gosta de ter a casa sempre limpa e cheirosa. Esse hábito cultural impulsionou o mercado de produtos para cuidados da casa nos últimos anos, principalmente pela nova classe média. Os próximos anos serão marcados por um crescimento positivo, porém no cenário econômico atual os brasileiros talvez tenham que optar por produtos com preços mais acessíveis”, completa Renata Moura.

Confira mais informações no Relatório Mintel: Hábitos de consumo Beleza e Cuidados Pessoais

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Customized Social Media Icons from Acurax Digital Marketing Agency