Como a L’Oréal Brasil acompanha comportamentos de consumo durante o isolamento social
Relatório feito pela Companhia tem permitido acompanhar mudanças no consumo de beleza online no isolamento social
O que consumidores de beleza estão comprando ou buscando para comprar? O tempo gasto online aumentou? Em que sites? Quais os temas mais comentados no universo de beleza? Acompanhar as principais mudanças de comportamento no digital durante a pandemia se tornou crucial para identificar novas oportunidades de negócio – e foi exatamente em resposta à essa necessidade que o time de Data Analytics da L’Oréal Brasil, liderado por Ticiane Storck, criou uma estratégia para agilizar o acesso às informações pelos times.
Desde março, o time vem acompanhando o dia a dia no online para criar um relatório com informações que ajudam a garantir um melhor entendimento do consumidor, especialmente durante o isolamento social. “Esta é uma iniciativa que visa oferecer um monitoramento digital contínuo e dinâmico de dados, e tem como foco detectar as mudanças no tráfego e no comportamento online de nossos consumidores e usuários de beleza online cobrindo os pilares de search, e-commerce, social e webanalytics”, explica Ticiane Storck, nossa Head de Data Analytics e Social Insights.
Relatório tem como objetivo entender e identificar tendências no consumidor presente no online
Ainda na fase de criação da iniciativa, Ticiane conta que o time tinha em mente alguns objetivos. Os principais eram entender as principais mudanças e identificar tendências no consumidor presente no digital para proporcionar um relatório simples, intuitivo e dinâmico aos Colaboradores. “A ideia era que o relatório oferecesse insights sobre nossos consumidores e usuários online principalmente das categorias em que atuamos”, explica.
Dentro do release, os resultados encontrados no digital são utilizados para responder perguntas-chave para o negócio, tais como “onde os consumidores estão gastando tempo online”, “o que os consumidores estão falando sobre beleza” ou “quais termos estão com maior procura nos sites de busca”. “Utilizamos várias ferramentas, como Netbase, Similarweb e Google Trends para construí-lo e responder a essas perguntas”, conta Ticiane.
Para Ticiane, o projeto criado pelo seu time evidencia o quanto a L’Oréal apostou na reinvenção rápida do seu dia a dia para se adaptar ao novo cenário imposto pela Covid-19. Além disso, a iniciativa reforça ainda mais como o time de Data Analytics e Social Listening está atento às necessidades do negócio na Companhia. “Ele mostra o nosso poder de reação e execução, de forma a transformar os dados em insights, permitindo que esses insights se concretizem em ações”, finaliza.
Fonte: L’Oréal – 18/09