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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & Negócios FragrânciasEm loja conceito, Boticário cobra R$ 500 para cliente fazer a própria fragrância

Em loja conceito, Boticário cobra R$ 500 para cliente fazer a própria fragrância

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Busca por inovação faz parte do plano da empresa de renovar pontos de vendas em até 5 anos

A partir de hoje, quem quiser criar a própria fragrância, com aroma e rótulos personalizados, poderá ir à loja que a marca O Boticário vai inaugurar na Rua dos Pinheiros, em São Paulo. Trata-se de uma versão “turbinada” do projeto O Boticário Lab, unidade conceito da marca que existe desde o ano passado em Curitiba (PR), onde o grupo foi criado, em 1977. Segundo a companhia, o cliente em busca de um perfume para chamar de seu terá até 1,8 mil combinações disponíveis.

A unidade conceito faz parte, porém, de um objetivo maior: desenvolver um laboratório de ideias que, posteriormente, possam vir a ser adaptadas à realidade das 4 mil unidades do grupo no Brasil. Segundo André Farber, vice-presidente de negócios e franquias do Grupo Boticário, a busca por inovação faz parte de uma missão da empresa: reformar todos os pontos de venda dentro dos próximos quatro ou cinco anos. A empreitada vai custar R$ 1 bilhão, de acordo com o executivo.

O Scent Lab, ou laboratório de aromas, ficará no mezanino na unidade de 230 metros quadrados – o triplo do tamanho da unidade Boticário Lab da capital paranaense. Ao optar pela “experiência” de criar a própria fragrância, o cliente será orientado por um perfumista que vai propor combinação a partir de 10 bases olfativas e 11 aromas, dos quais apenas três devem ser selecionados, para evitar uma confusão sensorial.

Segundo o gerente de perfumaria do grupo, Diego Costa, o trabalho de chegar à fragrância correta dura cerca de uma hora. O custo é de R$ 499. A linha de perfumes manipulados foi batizada de Privée, mas cada cliente poderá dar nome à própria criação. Assim como o produto, o rótulo poderá ser elaborado e impresso na hora. “É algo que existe há tempos nos mercados da Europa e dos Estados Unidos, mas é ainda pouco comum no Brasil, especialmente com a curadoria de uma grande marca”, explica Costa.

Personalização

Além de perfumaria, linha de produtos pela qual O Boticário é mais conhecido, a loja conceito de São Paulo terá também um salão de beleza completo, para mulheres e homens. Consultor para a linha de tratamento profissional da marca, o cabeleireiro Ricardo dos Anjos agora terá seu salão dentro da unidade. A exemplo do que já acontece em Curitiba, O Boticário Lab de Pinheiros terá ainda uma câmera que mostra a “saúde” dos fios dos visitantes com a ajuda de uma lente de aumento.

Embora a personalização seja tendência não apenas no mundo dos cosméticos, o que mostra que o grupo paranaense está antenado ao que o cliente busca, o presidente da Troiano Branding, Jaime Troiano, não vê essa corrida por uma “experiência exclusiva” de maneira 100% positiva.

“É claro que toda marca precisa ter um cardápio para atender às necessidades individuais do cliente”, diz o especialista. “Por outro lado, olhando para o comportamento social hoje, isso também pode uma forma de incentivar o excesso de individualização, chegando ao ponto do narcisismo.”

 

 

 

 

 

 

Fonte: Estadão 12.11.2020

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