Lonza sai da área de personal care com a venda de Specialty Ingredients
A gigante dos produtos químicos vendeu a unidade de negócios para a Bain Capital e a Cinven por U$ 4,7 bilhões
A suíça Lonza concordou em alienar seu negócio de Special Ingredients para as empresas de private equity Bain Capital e Cinven.
O negócio, no valor de U$ 4,7 bilhões, é considerado “o resultado de um processo de seleção abrangente e robusto”, de acordo com o presidente da Lonza, Albert M Baehny.
O segmento de negócios em questão inclui soluções de controle microbiano para produtos de higiene pessoal e profissional, e espera-se que a mudança permita à Lonza redirecionar seus esforços para a indústria de saúde.
O negócio de Special Ingredients da Lonza opera em 17 fábricas em todo o mundo e tem aproximadamente 2.800 funcionários permanentes.
Comentando sobre a venda, Baehny acrescentou: “A Bain Capital e a Cinven mostraram que entendem o valor da experiência e expertise de nossos funcionários de Special Ingredients.
“Eles apresentaram a estratégia industrial e a visão mais convincentes para o negócio, mas também estão interessados em priorizar P&D e inovação, bem como investir nas instalações existentes para desbloquear o potencial do negócio.
“A venda deste negócio permitirá que a Lonza se concentre em sua posição como parceiro líder do setor de saúde, e os fluxos de caixa livres resultantes da venda nos permitirão acelerar nossas prioridades estratégicas.
“Esperamos continuar a colaborar com a Bain Capital e a Cinven para garantir uma transição perfeita para clientes e funcionários.”
A transação deve ser concluída no segundo semestre de 2021, sujeita às condições habituais de fechamento.
Fonte: Cosmetics Business 09.02.2021