Conar arquiva processo contra Boticário
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) “absolveu” o Boticário de uma denúncia contra o seu comercial do Dia dos Namorados.
Por unanimidade, o conselho – que não tem caráter jurídico, mas regula o meio publicitário – decidiu rejeitar o pedido para o comercial sair do ar.
O vídeo traz casais heterossexuais e homossexuais se abraçando e trocando presentes no Dia dos Namorados.
A peça ganhou a aprovação de milhões, mas também criou uma grande polêmica, já que muita gente se ofendeu com o seu teor. Setores religiosos atacaram a presença de gays na propaganda.
A decisão aconteceu na reunião do Conselho de Ética do Conar, no último dia 16. O processo sobre o Boticário era a Representação Nº 088/15.
O processo tinha sido aberto em junho, quando centenas de reclamações foram enviadas ao conselho. Elas alegavam que o vídeo era “desrespeitoso à sociedade e à família”.
Cerca de mil emails sobre o assunto chegaram ao Conar. Metade com reclamações e metade com elogios.
O relator do processo disse que o comercial apenas mostra uma realidade contemporânea. “Não contem com a publicidade para omitir a realidade”, escreveu no parecer.